Header Ads

Para sempre Yu Yu Hakusho


O clima de nostalgia continua. Depois de falarmos de Cavaleiros do Zodíaco, outro anime que marcou durante a Geração Manchete™ foi o clássico Yu Yu Hakusho onde vimos as aventuras do "fantasma" brincalhão Yusuke Urameshi. Durante sua aventura vemos atos e exemplos de amizade, superação e como o trabalho em equipe pode funcionar.

Não conheci esse mundo por querer


Com Urameshi como protagonista, o anime começa nos colocando em choque: Yusuke o bad boy da escola e cara "imparável", morre logo no inicio. Saindo da escola ele vê um garotinho jogando bola, e sim, o pior acontece. A bola foge do controle e vai para o meio da rua. Como diz o ditado "onde tem bola, tem criança correndo atrás", o garoto vai buscar a bola, porém, um carro estava indo em sua direção. Yusuke assiste a cena e se joga para salvar o guri.

Morto, seu fantasma é levado pela navegante do rio Sanzu, Botan. Ela é encarregada de levar as almas para serem julgadas no Mundo Espiritual (Reikai) e surpreende Yusuke ao dizer que a morte dele não era esperada para esse dia. Isso revolta ainda mais Urameshi ao descobrir que o garotinho seria atropelado, entretanto, sobreviveria com alguns ferimentos apenas.


O rio Sanzu (Sanzu no Kawa), o Rio dos Três Cruzamentos, é conhecido na tradição japonesa como um rio envolto a névoa separando os mundos dos vivos e dos mortos. Possui esse nome pois dependendo da alma que for atravessar, terá um caminho diferente: para grandes pecadores, um caminho fundo e cheio de serpentes; para leve pecadores um caminho contra a correnteza e para inocentes um caminho de pedras. Alguns dizem que também existe um barqueiro, sendo isto, o motivo dos funerais japoneses as pessoas serem enterradas com 6 moedas, para que paguem a travessia.

Yusuke quebrou todo o esquema do mundo espiritual ao inventar de morrer fora do sue tempo e, ao ser recepcionado pelo Sr. Koenma, filho de Enma Daio Kaio (o manda chuva que define se você vai para o céu ou inferno), descobre que não existe lugar para ele nem no céu e nem no inferno. Com isso ele ganha uma chance de retornar a vida. Para isso seria necessário que alguém próximo beijasse sua boca, visto que o corpo não havia sido enterrado. Entre seus trabalhos para tentar que Kuwabara ou Keiko o salvem, a jovem acaba entendendo os sinais estranho e salva o garoto.

Rapadura é doce mas não é mole não

De volta a vida, Yusuke agora trabalha Koenma como detetive espiritual e descobre que existem muitas coisas nessa vida (e morte) além do que ele imaginava. Como primeira missão ele precisa recuperar três itens que foram roubados do Reikai e estão com os onis Hiei, Gouki e o youkai Kurama. Para seu novo cargo ele recebeu a técnica Reigun, a qual ele forma com a mão uma arma (igual você faz para atirar elásticos) e dispara seu ki. Limitado a um tiro por dia.

De Gouki ele recupera a Bola Espiritual, o qual o demônio estava roubando almas das crianças para se alimentar. Kurama colabora com Yusuke entregando o espelho que roubou, ele apenas queria curar a sua mãe terrestre. Já com Hiei a luta foi mais intensa para recuperar a espada roubada. Após recuperar os itens, Kurama e Hiei são colocados na equipe de Yusuke para as missões na Terra. Kuwabara se junta a eles e começa aos poucos dominar a técnica Reiken, criando uma espada de energia.

Ah, eu sou Toguro!


Com a equipe formada eles enfrentam diversos desafios e acabam descobrindo cada vez mais as atividades dos diversos tipos de demônios que estão na Terra. Em uma das suas buscas, Yusuke acaba no torneio de artes marciais da velha mestra Genkai e torna-se discípulo dela. Isso aumenta seus poderes controlando o ki e lhe garante novas técnicas e quatro disparos de Reigun.

Kuwabara que possui um espirito brigador igual Yusuke, porém, uma pessoa que no fundo possui o coração puro, treinar por conta própria sendo o exemplo dos esforços que um ser humano pode fazer para superar seus desafios.


Kurama sempre segura sua forma verdadeira, sendo um youkai (demônio em forma de animal), quando assume sua real identidade torna-se o famoso ladrão do mundo espiritual, a raposa Kurama Yoko. Kurama possui a capacidade de transformar elementos naturais em armas, sendo o mais comum vermos utilizando plantas e sementes. Sua assinatura é o Rose Whip, literalmente transforma um rosa em chicote.

O temperamental Hiei é o estilo Vegeta, e, assim como Kurama nasceu demônio, porém, ele é a cria de uma mulher de gelo com um homem de fogo, uma pratica proibida. Isso fez com que Hiei fosse jogado para fora da tribo das mulheres e mesmo sendo bebê, tinha consciência do que se passava ao seu redor e jurou vingança. Treinado por ladrões, insere na sua testa o terceiro olho chamado Jagan, ganhando melhores poderes para ver mais além e assim, encontrar a tribo. Desiste da ideia ao saber que sua irmã gêmea saiu pelo mundo para encontra-lo.

Uma das missões fazem com eles encontrem o paradeiro de Yukina, a irmã de Hiei. Nisso eles conhecem os irmãos Toguro. O mais novo possui a capacidade de se transformar em armas e escudos, enquanto o mais velho tem o poder de tirar da jaula o monstro em até 120% de força. É aqui onde tudo começa a pegar fogo e vermos o crescimento de tudo.

Você é grande mas não é dois


Durante o Torneio das Trevas, os laços de amizades e entregas entre os personagens vai crescendo absurdamente. Se até aqui você sentia pouca empatia com o elenco, agora você começa a sofrer junto com eles esperando o sucesso. Cada time do torneio possui características únicas e bem peculiares, indo de bêbados à demônios elementais.

O anime ainda contou com a Saga Sensui, onde o mesmo é um ex-detetive espiritual e pretende fazer que a Terra vire o novo plano para os demônios viverem. Sensui possui a peculiaridade de ter sete personalidades distintas, e isso, faz com que suas habilidades também variem bastante ao decorrer das lutas.

Após Sensui, um novo Torneio das Trevas será realizado e dessa vez será no Makai (Mundo dos Demônios). Na luta final contra Sensui, Yusuke despertou um poder maior junto com um espirito extremamente assassino na luta. Ele descobre que na verdade era seu pai lhe controlando.

Nesse momento não temos Kuwabara acompanhando o trio, visto que eles todos ou são demônios (Hiei e Kurama) ou possuem sangue de um (Yusuke). O torneio decidirá quem será o novo comandante do mundo, visto que Raizen, o pai de Yusuke, acabou morrendo de fome e queria que seu filho herdasse seu dominio. O Makai possui três pilares: Raizen, Yomi e Mukuro. Yomi convoca Kurama para lhe ajudar na futura guerra, enquanto Hiei é convocado por Mukuro.

Terminando com 112 episódios, Yusuke luta por dias contra Yomi na segunda rodada do torneio mas acaba caindo e ficando inconsciente por dias. Quando desperta passa mais um tempo no Makai e retorna de vez para viver com Keiko.

Resultado final


Sendo o único anime que conseguiu manter o sucesso que CDZ trouxe, mesmo com nomes como Shurato, Sailor Moon e Samurai Warriors no ar anteriormente, Yu Yu Hakusho foi ótimo em audiência, porém, um fracasso comercial. O público do anime acabou sendo em sua maioria as crianças ou jovens sem poder aquisitivo ou pressão suficiente para perturbarem os pais a gastarem.

Apesar de ter sido fraco nas vendas de artigos, rendendo apenas uma linha de bonecos e alguns itens escolares, o mangá até 2005 foi dono do recorde de mais vendido com 2 milhões de cópias. Assim como quase tudo de anime, Yu Yu Hakusho recebeu diversos jogos passando por plataformas como Super Nintendo, Mega Drive, PlayStation, PlayStation 2, Game Boy e Game Boy Advanced.


Os elementos da série mostrarem a força que uma obra bem feita e focada, pode ter, indo além das barreiras do anime e mangá. Yu Yu Hakusho marcou uma geração e deixou algumas lições juntas com ótimas frases de efeito bem humorada. Não conheci esse mundo por querer!

Sobre Wakashimazu

Gamer de nascimento, guitarrista por insistência, se divide em três para dar conta de dominar o mundo da música, dos jogos e dos otakus, enquanto lida com a caixinha de surpresas chamada de vida. Pode ser encontrado no Last FM, na Live ou no fórum!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.