Header Ads

As funções dentro de um time no CS GO

Não há dúvidas da popularidade do Counter Strike no Brasil, principalmente na época das lan house com o CS1.6 reinando em meios aos princípios de MOBA que surgiam. Nessa época eu me aventurava de leve, nunca foi bom em FPS, mas, assim como todo mundo que já jogou algo na vida, já tive minhas mitadas que quem viu, viu, quem não viu, não acredita.

Mas se pensarmos nessa época e olharmos hoje, não existe nada de 32 pessoas no mesmo mapa se matando, vemos um cenário mundial onde o mundo respira o jogo tanto quanto nós. Saem 16 da formação do time, fecha com 5 membros e ai sim, formamos uma equipe para jogar o Counter Strike, ou similares.

Como a equipe é reduzida, ou melhor dizendo, melhor ajustada para o competitivo, vamos entender quais as posições podem ser utilizadas. Lembrando que os times definem o que cada jogador realizará, tática da equipe, e claro, comandados pelo capitão da mesma.

AWPER (Sniper)

Logo de cara vamos com um dos mais conhecidos, afinal, quem nunca xingou um sniper que campera muito bem? Utilizando-se do rifle de precisão, ou mata-pombo para os ratos de lan house mais íntimos, o AWPER será responsável por cobrir o time, executando muito bem sua função de camper, ou dando cobertura estratégicas.

Em geral um time utiliza no máximo dois nessa posição, sendo um primário e o outro secundário. "Mas qual a diferença Waka?". Ora jovem gafanhoto dos head shots, o primeiro executará um posicionamento mais fixo no mapa, enquanto o secundário tende a se mover, mudando sua posição.

Respeita o Capitão

Mas por que raios ter um AWPER no time?

Por ser uma posição muito fundamental nas equipes, se faz necessário ao menos carregar um no time e este seja de uma boa experiência na arma. Vai que ele solta uma dessa:


Lurker (#Descubra)


Apesar do nome lembrar de leve sorte em inglês (luck), esta, é uma das posições mais perigosas do time e exige de certa forma um bom reflexo. Seu efeito é muito 50/50 no time, "Mas por quê Waka?", devido ele se afastar da equipe para surpreender o adversário. O lado negativo é caso seu time precise de apoio e você estará longe.


E por quê eu seria um Lurker?

Porquê no inicio você quer brilhar, quer dar HS, operar, meter aquele Triple Kill, pois, quem faz Triple Kill beija na night e consagra. Quando você acorda do parágrafo anterior, o bom de você ser o Lurker é o efeito surpresa e tirar vantagens disso. Se bem utilizado, aumentam as chances de vitória.

Entry Fragger (Matador Principal/Carregador)

Se pensarmos que todos no time são capazes de matar, a função "perde" o foco matador, contudo, este estará com a responsabilidade de puxar as eliminações rivais, puxar o rush do time. Este jogador algumas vezes acaba "carregando" o time com seus pontos.

E por quê eu me arriscaria como Entry Fragger?

Bem, sempre tem alguém que joga muito bem e garante umas mortes, logo, este entra com objetivo de abater "ao menos" dois adversários. Se matar 2 e o time estiver inteiro, torna-se 5x3 no mapa.

Support (Assistente)

Todo jogo reserva de alguma maneira, funções para apoiadores, e aqui no CS não seria diferente. O Support entra em mapa com o objetivo de auxiliar o time a matar. "Mas como ele faria isso Waka-sama?" Este será responsável por vasculhar o mapa, lançar aquelas granadas estratégicas, preparar o terreno pro time avançar. Obviamente o Support também poderá matar se tiver alguém na sua mira.

Resumindo o apoiador/assistente, ele poderá matar normalmente, contudo, sua função extra é fazer com que o time mate de maneira "mais fácil".


Talvez eu possa começar aqui e ser o Support?

A função auxilia bastante no time, contudo, se você for novato pode ser que morra muito. Se isso não o abalar, é uma boa para explorar os mapas e novos movimentos com as granadas.

Playmaker (Armador de Jogadas)

Aqui não temos uma função em específicos, mas podemos dizer, que um jogador versátil pode ser o Playmaker. Esta função acaba sendo reconhecida também como "Coringa", logo, você acaba desempenhado de todas as funções um pouco. Mas lembre-se da "regra" da quantidade de AWP no time.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as funções no CS GO? Agora mostre o artigo para mais quatro amigos, formem um time e divirtam-se!

Sobre Wakashimazu

Gamer de nascimento, guitarrista por insistência, se divide em três para dar conta de dominar o mundo da música, dos jogos e dos otakus, enquanto lida com a caixinha de surpresas chamada de vida. Pode ser encontrado no Last FM, na Live ou no fórum!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.