Header Ads

Hidden Blade, a arma que é a identidade de um Assassino

Ao pensar em Assassin's Creed, é muito comum associarmos com a icônica vestimenta do capuz branco, e também, sua fiél arma: Hidden Blade (Lâmina Oculta). Sua primeira aparição foi no primeiro jogo da série Assassin's Creed, o qual assumimos o papel do lendário Altair Ibn-La' Ahad.

"A Lâmina Oculta tem sido uma companheira constante ao longo dos anos. Alguns dizem que nos define, e não estão totalmente errados. Muitos dos nossos êxitos não teriam sido possíveis sem ela."
Códice de Altaïr Ibn-La'Ahad, página 13

Uso

A arma é usada especialmente para os assassinatos, sendo estes furtivos ou não (missões envolvendo Low Profile e High Profile). Ou seja, os assassinatos low profile são os mais furtivos com movimentos menos chamativos, fazendo com que o Assassino mantenha-se invisível á multidão. Já as high profile, a morte irá chamar a atenção podendo ser por exemplo com um salto na multidão em direção ao seu alvo.

Outro uso que também pode ser visto é em combate, contudo, exige um treino maior do usuário visto que deste modo, terá de ser bem mais ágil agindo nos contra-ataques, ou, ao derrubar inimigos mais fracos ou desprevenidos, tirar sua vida em um movimento rápido com a lâmina.

Modo combate... A Namco soube explorar convidando Ezio para Soul Calibur V
Sua forma tradicional se comporta como uma braçadeira de couro com a lãmina voltada para a parte de dentro do braço em direção ao corpo. Os primeiros modelos exigiam em boa parte que seu dono amputasse o dedo anelar, para dessa forma, demonstrar que a lâmina possuia ligação com seu done. Altair ao atacar costumava abrir bem sua mão espalhando os dedos para desferir o golpe com sua Lâmina Oculta.

Evolução

Sendo um homem a frente do seu tempo, e muito mais a frente do seu tempo após possuir a Maçã do Éden, Altair deixou no Codex projetos para que no futuro pudessem ser viabilizados. Foi durante o período da Renascença que vimos boa parte das suas idéias ganhar vida com a ajuda de Leonardo Da Vinci produzindo as variações para Ezio Auditore Da Firenze.

A primeira e mais notável foi tornar a arma capaz de ser utilizada sem a necessidade do usuário amputar o anelar e aperfeiçoar o mecanismo de ativação da lâmina. Em cima desse modelo, Leonardo aplicou a primeira modificação: Braçadeira. Agora seria possível bloquear ataques com a parte externa.


Outro modelo realizado foi a Lâmina Venenosa (Poison Blade). Basicamente ela possui as mesmas propriedades da anterior, porém, existe um compartimento dedicado ao vêneno para este escorrer pela lâmina ao ser acionada. Uma variação mais ousada foi a braçadeira que em vez de ter uma lâmina, possui uma pequena pistola, chamada de Arma Oculta (Hidden Gun).

Ao longo das série o desenho foi se modernizando e ainda vemos mais algumas ideias de Altair ganhar vida, e assim, temos a Lâmina que pode ser utilizada como faca e ser destacada ao acionar; a Lâmina três em um com direito a uma mini besta embutida. A braçadeira também foi se tornando um pouco mais multiuso com o tempo, tornando os Assassinos verdadeiros ninjas da sua época.

Curiosidades

  • Ironicamente, em ambos os jogos o mecanismo de gatilho não é visível nas mãos de Altair e Ezio, mesmo quando eles não estão usando luvas;
  • Os guardas de Masyaf em Assassin's Creed tem uma lâmina oculta, porém nunca a usam, nem tem um dedo faltando;
  • Malik, do primeiro jogo, tinha uma lâmina oculta antes de perder o braço, mas não tinha o dedo amputado;
  • O primeiro registro de uso de uma lâmina oculta por um assassino foi Darius, quando assassinou Xerxes. Além disso, o símbolo do seu escudo é uma lâmina oculta. No entanto, mesmo usando a lâmina, seu dedo ficou intacto.
  • Patrice Desilets, o diretor criativo do jogo afirmou que a adição de uma segunda lâmina em Assassin's Creed II também tinha uma razão lúcida: é a sequela, é Assassin's Creed II, assim há duas lâminas;
  • O Contrabandista, um personagem multiplayer usa uma, só que invertida.

Aguilar

No filme Assassin's Creed, podemos ver que Aguilar, o Assassino ancestral de Callun Lynch, possui uma mistura do que vemos com Altair e Ezio. Sua Braçadeira possui alguns reforços, um visual mais modernizado, contudo, seu anelar precisou ser sacrificado.

Nos jogos, do tempo de Ezio em diante, o sacrifício do dedo não foi mais necessário, passando a utilizar a marca do Credo no anelar como novo símbolo para reconhecimento do Credo.

Assim como acontece no jogo Assassin's Creed II, onde Desmond utiliza a Hidden Blade nos tempos atuais para fugir da Abstergo. No filme vemos alguns Assassinos em ação na atualidade, e cabe a Callun, ressuscitar o momento Desmond no filme.

Sobre Wakashimazu

Gamer de nascimento, guitarrista por insistência, se divide em três para dar conta de dominar o mundo da música, dos jogos e dos otakus, enquanto lida com a caixinha de surpresas chamada de vida. Pode ser encontrado no Last FM, na Live ou no fórum!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.