Header Ads

Conheça o Sistema Suiço utilizados nas competições de e-sports

Cada jogo acaba tendo um formato de disputa que melhor se adapte a realidade dele, e de trazer emoções para quem compete, e quem assiste. Aqui vocês acompanham bastante sobre as competições de jogos de luta com o sistema de Double Elimination (ou Eliminação Dupla). Esse sistema, de forma simples e direta, te dá a chance de perder uma vez. Na segunda derrota você dá adeus.

Com as notícias de CS GO e a Eleague rolando no site, em algum momento você se deparará com o nome Swiss System. Este modelo de disputa foi testado pela primeira vez na Suíça, e por isso, foi batizado de tal forma.  Seu funcionamento é similar ao Double Elimination, contudo, a equipe dá adeus com três derrotas e jogos cruzados.

Como funciona


  • Determina-se um número de rodadas, geralmente um time pode acabar jogando até cinco vezes;
  • A rodada inicial é de acordo com o seed (numeração, classificação, possição, etc) dos times;
  • É eliminado caso possua três derrotas;
  • Ao conseguir três vitórias, garante classificação no grupo final;
  • Caso não seja possível agrupar times com a mesma pontuação, o confronto será contra alguém com pontuação melhor;
  • Após todas as rodadas, as oito melhores classificam para o próximo torneio (podendo ser de Major para Majors por exemplo).


Os critérios de seed e eventuais desempates, acabam mudando de acordo com as organizações envolvidas. Para o primeiro geralmente utilizam classificações anteriores das equipes, em seus torneios. Em desempates é comum utilizarem o Overtime (nossa Prorrogação) em disputa de 6. Até que haja um vencedor, teremos novas rodadas de seis games até que um time vença 4.

Agora é acompanhar os torneios e entender melhor na prática e não se perder mais nas transmissões.

Sobre Wakashimazu

Gamer de nascimento, guitarrista por insistência, se divide em três para dar conta de dominar o mundo da música, dos jogos e dos otakus, enquanto lida com a caixinha de surpresas chamada de vida. Pode ser encontrado no Last FM, na Live ou no fórum!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.