Header Ads

Biografia: Homem-Aranha


Julho de 2017 é o mês do Homem-Aranha, afinal, ele está retornando aos filmes da Marvel com Homem-Aranha de Volta ao Lar estreando no dia 6 de julho. Apesar de ser um dos mais populares super heróis de todos os tempos, ele tem muita história ao longo das suas mais de seis décadas de existência. Vamos conhecer um pouco melhor o amigo da vizinhança.

Criação

O Homem-Aranha foi criado na década de 1960 quando foi lançado na revista Amazing Fantasy #15 de 1962. Os responsáveis por dar vida ao herói foi a dupla dinâmica dos quadrinhos por décadas: Stan Lee e Steve Ditko na chamada Era de Prata dos Quadrinhos. Ele foi criado para ser um orfão que acabou crescendo com seus tios: May e Ben.


As aventuras de Peter Parker o tornam gente da gente, afinal, em sua adolescência, seus problemas fora do combate ao crime como um herói sem capa, digo, herói mascarado, envolve os problemas do cotidiano e sim, o Homem-Aranha também que pagar suas contas. Estamos juntos Aranha, sei bem como é isso.

Ainda na década de 1960 ele ganhou sua revista própria e com todas as suas características, teoricamente, de um herói secundário com problemas mundanos, complexos que jovens sofrem e afins, acabou atingindo em cheio os adolescentes que abraçaram o herói.

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades


Mas não foi como mágica que Peter Parker se tornou o Homem-Aranha. Ele foi mordido por uma aranha radioativa, e, a radiação dela lhe concedeu as habilidades dos aracnídeos. Com isso ele pode andar pelas paredes, possui uma super-força, um sexto sentido conhecido mais pelo nome Sentido de Aranha, equilíbrio perfeito, agilidade e velocidade sobre-humana,.

Além dos poderes da aranha, Peter também é um gênio e aliando as duas coisas, temos histórias com linhas diferentes do Aranha como por exemplo suas teias. Tem  versão dele possuir teias orgânicas, vindo da aranha. E também temos a versão dele criando a teia, testando diversos materiais até chegar na versão final e de quebra construir o disparador de teias recarregável. Existem outros equipamentos que ele cria, contudo, apenas poucos vemos em ação como o Rastreador Aranha por exemplo.

Os coadjuvantes


O universo do Aranha foi ficando extenso, mas muito extenso mesmo. E entre tantas pessoas na sua vida vamos destacar alguns nomes. Começando pelos tios, afinal, Tio Ben deu a maior lição da vida para Peter, enquanto a pobre May (menos a Marisa Tomey, essa tá muito bem ailf) cuidou do menino sozinha desde a viuvês.

J. Jonah Jamesson não poderia ficar de fora, afinal, seu chefe é seu maior inimigo tanto no profissional quanto no pessoal (sem ele saber da identidade). JJJ vive querendo saber quem é o Homem-Aranha e faz de tudo para coloca-lo como um vilão para a cidade.

Eugene "Flash" Thompson é o valentão do colégio que ama perturbar Peter. No mesmo núcleo ainda temos Harry Osbourne, filho de Norman e não de Ozzy, é seu melhor amigo no golégio, e , mal saberiam que no futuro a amizade poderia sofrer diversos plot twists.

Um bom herói com pinta de galã

Apesar de ser esse nerdão todo Peter Parker teve um vida agitada no lado amoroso até casar com Mary Jane Watson. Sua primeira paixonite foi a jovem Liz Allen. O primeiro encontro da vida foi com a iludida Bett Brant, a secretária de JJJ. Após se separar de Bett a paixão da vez foi a loira Gwen Stancy no período da faculdade. A moça é filha do chefe de polícia, George Stacy.

Se vocês assistiram O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro, já sabe o destino desse amor. O tempo passou e sua vizinha Mary Jane se tornou sua melhor amiga, e, essa amizade foi evoluindo até se casarem. O malandro ainda teve uns rolos com Felicia Hardy, mais conhecida como Gata Negra.

De volta ao lar

Eu não vou falar sobre os inimigos pois a lista é muito extensa, então, apenas citarei o Abutre por ser o vilão do filme e ter uma história interessante. Vale ressaltar mais três nomes antes de concluir: Normam Osbourne é o Duende Verde, um dos mais icônicos vilões do cabeça de teia; Mac Gargan o Escorpião e o original no quesito "Anti-Aranha"; e para fazer jus a minha geração Eddie Brock, o Venom.


Essa biografia resume o que você precisa saber sobre o Aranha caso seja novato sobre o herói. Se você já o conhece de longa data deixe nos comentários uma curiosidade que ficou de fora, quais dos vilões que você gosta mais e porque. Peter está voltando para casa e em breve saberemos como foi (ou dependendo de quando ler esse texto já sabemos, e muito bem, no que deu o filme).

Sobre Wakashimazu

Gamer de nascimento, guitarrista por insistência, se divide em três para dar conta de dominar o mundo da música, dos jogos e dos otakus, enquanto lida com a caixinha de surpresas chamada de vida. Pode ser encontrado no Last FM, na Live ou no fórum!

2 comentários:

  1. Muito bom!! O Homem Aranha é um dos meus heróis favoritos e eu adorei relembrar de algumas coisas!Já assisti De Volta ao Lar com a imprena e o filme está sensacional, muito hilário, mas a melhor parte foram as homenagens ao Peter do Toby McGuire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Vicky! O Aranha é um herói que sociologicamente falando tem o apelo de poucos. É difícil não gostar dele um pouco que seja. E essas biografias e curiosidades são das coisas que nós mais gostamos de fazer <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.