Header Ads

Road to Evo: Conheça os jogos da edição 2017


Faltam exatamente dois dias para começar a edição 2017 do Evo, maior torneio de jogos de luta que existe nessa Terra, planeta água. Entre os dias 14 e 16 de julho, jogadores de todos os lados irão se reunir em Mandalay Bay para pelejas incontáveis, e nesse caso, tudo que acontecer em Vegas, casa do evento, será falado no mundo todo, por um bom tempo.

Você que já conhece o Evo, sabe o que esperar, por quem torcer, entende até as referências e memes sobre hype. Mas digamos que você chegou agora, tá na pista e não tem ideia do básico: quais são os jogos desse ano e tudo mais. É aí onde eu chego dramaticamente, faço assist e dou hitconfirm para salvar o seu dia, com um resuminho sobre todos eles.

Vem comigo, começando pelo trailer oficial. É bem difícil você não se empolgar:


Street Fighter V
Lançamento: 2016
Plataformas: PS4, PC
O roster tem: 25 personagens
Último campeão: Seon-woo Lee (aka Infiltration)
Número de inscritos em 2017: 2622


Novamente Street Fighter lidera o número de jogadores inscritos, mesmo com a queda vertiginosa em comparação aos 5065 de 2016. É o jogo que mais promete buzz, expectativa, muita zoeira e implicância: com a ascensão americana, chegou a hora de um ianque vencer o Evo? Apesar da fase complicada, os asiáticos manterão o reinado?

Entre os jogadores conhecidos que vão participar, a torcida da Pessoa que Vos Fala™ vai para Xian, o carismático Xianpai, MOV, o Highlander que segue entre os melhores jogando apenas de Chun-Li, Bonchan, o rebelde que contrariou a lógica e vem fazendo bonito de Nash, Verloren, Infiltration... E Daigo Umehara, pois in god we trust.

Tekken 7
Lançamento: 2015
Plataformas: PS4, PC, Xbox One, Arcade
O roster tem: 37 personagens
Último campeão: Jin-woo Choi (aka Saint)
Número de inscritos em 2017: 1283


Embora tenha sido lançado em 2015, Tekken 7 ficou todo esse tempo restrito aos arcades do Japão. O lançamento mundial do game foi recente, em junho desse ano, só que ainda assim realizaram o torneio do game no Evo 2016. Eu sei... Confuso. Na ocasião foram apenas 543 inscritos, um salto nos números que dá para entender, afinal, agora não só mais jogadores tem acesso ao jogo, o dito cujo também está presente em mais plataformas.

Guilty Gear Xrd Rev 2
Lançamento: 2017
Plataformas: PS3, PS4, Arcade
O roster tem: 25 personagens
Número de inscritos em 2017: 818


Falar de jogos produzidos da Arc System Works é bem especial pra mim, pois foi graças a uma prata da casa que eu descobri os eSports. Falo disso mais adiante. Guilty Gear foge da curva 3D com seu gráfico 2.5D muito bem feito, e uma trilha sonora excelente que rendeu Game & Música sobre Axl Low, e Ky Kiske. O game é tradicional no Evo, marcou presença com várias versões: em 2016 foi vez da Xrd -REVELATOR-, com vitória de Masahiro Tominaga (aka Machaboo). Se você gosta de animes, é uma pedida obrigatória.

Injustice 2
Lançamento: 2017
Plataformas: PS4, Xbox One
O roster tem: 32 personagens
Número de inscritos em 2017: 879


Um dos queridinhos do momento da comuna de jogos de luta, Injustice 2 ganhou até torneio válido pela ESL. O game marca o retorno da briga entre Batman e Superman, com um roster relativamente variado, e uma das estratégias de marketing mais legais que o mundo gamer teve em 2017. Não é a primeira vez de Injustice no torneio, entretanto, pois Gods Among Us marcou presença em 2013, com a vitória de Phillip Atkinson (aka KDZ), e em 2014 com Dominique McLean (aka SonicFox).

Super Smash Bros. Melee
Lançamento: 2001
Plataformas: Nintendo GameCube
O roster tem: 26 personagens
Último campeão: Juan Debiedma (aka Hungrybox)
Número de inscritos em 2017: 1428


Melee é um caso que os cientistas um dia vão estudar: não nasceu exatamente como jogo de luta, mas tomou essa direção, e criou uma comunidade deveras unida, que faz o game ser relevante mesmo 16 após o lançamento. Melee já participou de cinco edições do Evo! Mas... Estaria o game começando a apresentar desgaste?

Os 1428 inscritos de 2017 passaram longe dos 2350 de 2016, mas é algo compreensível: jogo antigo, sem suporte da Nintendo, muito mais interessada em dar foco de eSports ao Arms, por exemplo, além das opções de jogos recentes (mesmo os antigos) ser enorme. Quem permanece no Melee é porque realmente gosta.

Super Smash Bros.
Lançamento: 2014
Plataformas: Nintendo 3DS, Wii U
O roster tem: 45 personagens
Último campeão: Elliot Carroza-Oyarce (aka Ally)
Número de inscritos em 2017: 1506


Smash 4 é outro que corre por fora, com a diferença de estar recebendo atualizações, e a promessa de que a Nintendo dará suporte ao 3DS por mais um tempo, porque o Wii U... Dançou mediante o lançamento do Switch. Então é meio estranho ter campeonato de um jogo cujo um dos consoles onde ele roda encerrou a produção, e o outro é um portátil. Você pode dizer também que um processo similar ao Melee explica a queda no número de inscritos: foram 2637 em 2016, e 1506 esse ano.

BlazBlue: Central Fiction
Lançamento: 2015
Plataformas: PS3, PS4, Arcade, PC
O roster tem: 35 personagens
Número de inscritos em 2017: 497


BlazBlue, é um jogo tão de nicho quanto Guilty Gear, eu diria. Mas ele já marcou bastante presença no Evo! Em 2008 com Calamity Trigger, em 2010 com Continuum Shift, e em 2014 com Chrono Phantasma, a sensacional final entre Dogura e Garireo, que levou o título fazendo uma virada que se você nunca viu, por favor: dê o play no vídeo abaixo. Como foi o primeiro jogo, da primeira vez que eu vi o Evo na vida, ficou bem marcado na minha memória, então eu fiquei bem feliz ver BlazBlue de volta ao torneio.


The King of Fighters XIV
Lançamento: 2016
Plataformas: PS4, Arcade, PC
O roster tem: +50 personagens
Número de inscritos em 2017: 374


KOF é clássico para quem viveu os anos 90 e 2000 em locadoras e barzinhos. Eu sou péssima em KOF até hoje, mas ele é muito divertido! Por isso mesmo na versão atual, com gráficos 3D meio que engraçados, é bom ver o game marcar presença, ainda mais com a SNK dando ao game um suporte pós-lançamento muito digno. Os caras até se juntaram com a Atlus para dar um bônus de 14 mil dólares na premiação desse ano! E eu aprecio esses detalhes.

Ultimate Marvel vs Capcom 3
Lançamento: 2011
Plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, PC
O roster tem: 35 personagens
Número de inscritos em 2017: 650


Por fim, a despedida: UMvC3 nos deixará. O game faz sua última aparição no Evo, cedendo espaço para Marvel vs Capcom: Infinite que será lançado em 2017, e você pode contar que ele virá no lineup do Evo 2018. Não é o meu favorito da franquia, mas ele tem coisas muito boas, rendeu grandes histórias, então o sentimento de missão cumprida é real. NYChrisG vence de novo, quem sabe FilipinoChamp, ou Justin Wong, será liberto uma última vez?

Então vai. Diz aí qual jogo você mais tá querendo assistir no Evo 2017.

Sobre Bruna

A loca de todas as coisas. Devota de Céline Dion. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts.™ Eu gosto de romances como eu gosto do meu café.

(Eu não tomo café)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.