Header Ads

Cinema deve sofrer a pior temporada de verão em 25 anos


A temporada de verão 2017 do cinema está terminando, e apesar de bons momentos aqui e ali, no geral não foi uma das fases mais agitadas e dignas de comemoração, pois surgem os relatos de termos a maior queda de bilheteria nos tempos modernos. 

Por um lado, a temporada conseguiu sucessos de crítica em Mulher Maravilha, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, e Dunkirk. Outros como Doentes de Amor -que estreia no Brasil dia 14/09- e A Ghost Story (sem data de estreia por aqui), agradaram e fizeram muitas pessoas questionarem se apesar de pequenos em orçamento, os dois não estão entre os melhores do ano em termos de qualidade.

Mas nem sempre boas críticas se convertem em boa bilheteria, e tudo piora quando críticas ruins atraem feedback ainda pior.

O THR publicou um artigo que expõe a negatividade em números, e eles não são nada bons: o faturamento do verão 2017 deve ficar em torno de U$ 3.7 bilhões, uma queda de 15.7% em relação a 2016. Até então 2014 fazia as "honras" com uma queda de 14.6%. Em matéria de ingressos vendidos, os números serão os menores em 25 anos.

Filmes como Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Anabelle: A Criação do Mal ou atingiram, ou pelo menos superaram as expectativas. Mas para cada sucesso tivemos uma ou duas grandes decepções como Alien: Covenant e A Múmia, ficando abaixo de suas projeções. Mesmo filmes que de alguma forma estão sendo considerados sucesso, como Planeta dos Macacos: A Guerra, e Meu Malvado Favorito 3, não arrecadaram o bastante para ajudar nos números.

Outros, como Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, e Transformers: O Último Cavaleiro, estão fazendo seus ganhos com a bilheteria internacional em mente, duas franquias antes fortes nos EUA, encontraram a salvação no estrangeiro. Ironia.

Outro fator contra a temporada 2017 é o calendário: sem grandes lançamentos em agosto, além de A Torre Negra que ainda assim, não rendeu o sucesso esperado, a concorrência ficou desleal. Em agosto de 2014 e 2016 tínhamos As Tartarugas Ninja e Esquadrão Suicida chegando aos cinemas, por exemplo. Resumindo: o agosto de 2017 foi magro.

Há muito o que se discutir sobre o assunto, e escrever então... Mais ainda. Por exemplo, A Bela e a Fera e Velozes e Furiosos 8, não foram contados por terem sido lançados antes da temporada começar oficialmente, o que certamente faz toda diferença negativa. Coloque na conta o retorno de franquias, um público que exige cada vez mais originalidade e menos sequências...

... Não está sendo fácil.

Mas quem sabe Hollywood, num raro momento da vida, não cai em si e tenta se redimir? Uma pessoa pode sonhar.

Sobre Bruna

A loca de todas as coisas. Devota de Céline Dion. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts.™ Eu gosto de romances como eu gosto do meu café.

(Eu não tomo café)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.