Header Ads

Street Fighter V: As incríveis semelhanças entre Zeku e Strider Hiryu


Com o lançamento de Zeku, quinto personagem DLC da Season 2 de Street Fighter V, a comunidade explodiu com as especulações: embora ele seja um personagem que realmente existe, originalmente aparecido em Street Fighter Alpha 2, seus golpes e poses em SFV possuem grande semelhança com o primo ninja famoso da Capcom.

Tudo veio com o fato de Zeku poder usar uma técnica que permite retornar a antiga mais jovem, e a dita cuja é repleta de referências ao Strider: visual, golpes, poses, assim que saiu o trailer de anúncio eu comentei no Twitter sobre a sua Critical Art basicamente ser o Ragnarok, especial do Strider:



Daí vieram mais teorias:

Seria Zeku o Strider Hiryu?
Seria ele o primeiro Strider?

Vale explicar que Strider não é o primeiro nome do ninja, e sim o nome da organização clandestina de mercenários a qual ele pertence. Cada membro ganha o prefixo "Strider" antes do codinome, por isso seu nome na verdade é Hiryu. 

E ainda assim, "Hiryu" foi um nome dado pela organização. 

Os direitos do personagem são divididos entre a Capcom e o estúdio Moto Kikaku, onde os jogos foram promovidos simultaneamente com um mangá de seis capítulos. O mangá se passa no futuro de 2048, e não dá nenhuma informação concreta além de sugerir que Strider é um orfão, em torno de 19 e 20 anos de idade, com descendência asiática.

Resumindo: a história real do Strider Hiryu é um mistério.

Poderia então, Zeku ter fundado a organização?

Mas voltando ao presente.

O Bushinryu é um ninjutsu ficcional usado pelo Guy, discípulo do Zeku. Strider tradicionalmente não usa esse ninjutsu, o que poderia causar um bug na Matrix das teorias...

... Mas enquanto Zeku usa o Bushinryu na sua forma jovem, na forma base o ninja usa vários golpes que segundo a Street Fighter Wiki são basicamente várias técnicas Taijutsu, incorporadas para criar o seu próprio estilo.

E de acordo com a Striderpedia, Hiryu usa o Taijutsu como seu estilo principal de luta.

Não bastando, a imagem postada pelo ImTotallyDrunk confirma várias semelhanças nesses estilos de lutar:


E continua: no fórum do Gamefaqs apontaram que a marca dos 1:43 no tema do Zeku é um claro remix do tema do Strider:



Se eu tenho um palpite? Não sei. Mas tem o modo história do Zeku, que fala muita coisa por si só:


A Capcom adora embutir referências em tudo, basta ver o tanto de coisas da cultura pop que existe em Resident Evil, por exemplo. Abigail tem referências ao seu jogo de origem, Final Fight, que é produção da Capcom. E lá mesmo ele possui as famosas referências ao King Diamond.

Tudo aponta fortemente para Zeku ser o Strider fundador, embora não seja dito oficialmente. A missão do ninja no seu modo história, e ele soltar casualmente um "Striders" na hora de escolher um nome para o novo estilo de luta. Foi divertido, até. Na Wikia dele tem uma ou outra coisa que não foi citada nesse post.

O X da questão, é: repito, nada foi dito oficialmente. "Tudo leva a crer que." Se foi uma conexão real feita entre ambos os personagens, e eles possuem ligação, incrível. Fazer certas ligações e crossovers entre personagens é muito escorregadio para quem escreve e eu sei, por isso quando o trabalho é bem feito, eu geralmente elogio até cansar (sou chata com essas coisas).

Mas se tudo foi apenas uma homenagem ao Strider Hiryu, trazido de volta para Marvel vs Capcom: Infinite, deixe estar. Já fiquei satisfeita com isso por si só. Às vezes eu sinto a obrigatoriedade de tudo precisar de uma conexão com tudo, às vezes, como no caso Zeku x Hiryu. a conexão não é um must. Na real, essa confusão cria um mistério até divertido, que me faz lembrar (embora não jogue) o tanto de tempo que eu já passei me divertindo lendo e fazendo conexões/paralelos entre as histórias de Overwatch.

novo conteúdo + modo arcade de Street Fighter V virá começo de 2018, então quem sabe se não acrescentam mais um tantinho de história para os personagens que fale disso mais abertamente?

Independente da sua opinião (e eu a respeito, esperando que você respeite a minha), eu gostei muito das referências. Não sou o tipo de pessoa que rejeita referências. E as do Hiryu com Zeku em SFV foram muito bem feitas, por sinal. 

Sobre Bruna

A loca de todas as coisas. Devota de Céline Dion. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts.™ Eu gosto de romances como eu gosto do meu café.

(Eu não tomo café)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.