Header Ads

Oscar 2018: Dois animes entram na lista preliminar de Melhor Filme


Não apenas o Cinema Nerd faz aparições modestas, porém muito interessantes nas listas de indicados ao Oscar, vide a categoria de Melhor Trilha Sonora, como o que eu tenho para contar, deve deixar você um tanto quanto com o queixo lá embaixo: A Academia tornou dois filmes animados elegíveis ao prêmio de Melhor Filme. O que não seria estranho, não fosse o detalhe: ambos são animes.

Pois é.

A lista preliminar acaba de ser enviada para a imprensa e os votantes da Academia, incluindo muitos insiders de Hollywood, para lembrar quais títulos estão na corrida para se consagrar como o grande vencedor da edição 90 dos Oscars, e entre eles temos Koe no Katachi (Uma Voz Silenciosa), de Naoko Yamada, Kono Sekai no Katasumi ni (Neste Canto do Mundo), de Sunao Kotabushi.

É uma notícia deveras interessante para os fãs de anime após o grande concorrente da edição anterior, o mega sucesso Your Name de Makoto Shinkai, não conseguir se qualificar entre os indicados finais. Entretanto, é claro, ao mesmo tempo que é um passo adiante, ainda estamos muito longe de cruzar essa linha, afinal mesmo o Cinema Nerd, ideia de Hollywood, ainda encara o olho torto da Academia.

Estar elegível significa que ambos os filmes podem se qualificar para as categorias de Melhor Filme ou Melhor filme Estrangeiro, embora se um anime chegar a tal ponto, a tendência é que seja por uma categoria de animação. Mesmo que existam concorrentes igualmente fortes, e até mais fortes... Vai saber? A vida é aquela caixinha de surpresas infalível.

Uma Voz Silenciosa é baseado no mangá homônimo de Yoshitoko Oima. Produzido pela Kyoto Animation, dirigido por Naoko Yamada, e com roteiro de Reiko Yoshida, o filme acompanha o jovem de nome Shoya, que pratica bullying contra Shoko, sua colega de classe que é surda. Após as coisas passarem do limite, Shoya é ostracizado pelos colegas, tornando-se isolado e furioso com o resto do mundo. Anos depois os dois se encontram, e lentamente tentam superar o passado traumático, indo em direção a um futuro melhor.

Neste Canto do Mundo é produzido pelo MAPPA, e é baseado no mangá homônimo de Fumiyo Kono. Com roteiro e direção de Hidenori Matsubara, o filme conta a história de Suzu, uma mulher que vive numa Hiroshima pré-bomba atômica. Após ser pedida em casamento pelo oficial naval, ela passa a morar junto com e Shusaku tenta se ajustar a vida enquanto a Guerra do Pacífico se aproxima.

Sobre Bruna

Entusiasta dos jogos de luta, indie e mobile. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Publicitária cuja alma foi vendida aos antigos espíritos marketeiros do mal. Praticamente um Mumm-Ra.

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.