Header Ads

Tutorial Puzzle Fighter (mobile): primeiros passos e como jogar

Lançado no final de novembro de 2017, Puzzle Fighter resgata a ideia do Super Puzzle Fighter da década de 1990, onde víamos os personagens da Capcom em estilo Super Deformed (SD) e liderados pelos Street Fighter, contudo, trazendo ao mobile gera novas experiências e facilidade para jogar. Afinal naquela época era mais comum jogar em console e esperar os amigos, hoje em dia, o celular quebra a barreira da distância. Vamos entender como o jogo funciona e umas dicas básicas para começar. Preparados, aprendizes de Dan Hibiki?

Como funciona Puzzle Fighter?

Ao iniciarmos o Puzzle Fighter teremos cinco lutas tutorais para aprendermos os passos básicos e como o jogo avança. Basicamente se resume em juntarmos gemas, formamos quadrados, blocos, retângulos e se possível, o maior "quadradão" de uma cor só que você conseguir. Assim utilizamos os golpes normais, super e poderei utilizar a Critical Art de cada personagem.

Cada boneco possuí afinidade com uma cor, ou seja, as games daquela cor fazem com que ele dê mais dano ao estoura-la. "Mas Waka, eu posso formar de outras cores com um personagem azul?" Sim, você pode e dever, mas, a única diferença é que o dano será menor em relação a gema de afinidade.


Por exemplo Ryu que possui afinidade azul. Sempre que formamos blocos azuis, teremos Hadoukens/Shorukens/Tatsus mais fortes do que utilizando outras cores. Sempre que possível junte a cor da afinidade, porém, nunca deixe de formar um bloco por causa da cor.

Formando seu trio

Ao completar quatro lutas online, o famoso PvP (Player vs Player, Jogador vs Jogador) desbloqueamos o slot que fica a esquerda do personagem na tela de personagens. Ao completar sete, habilitamos o terceiro. Escolha seu personagem principal por afinidade, ou, caso não o tenha no início, invista naquele que você ganhou mais power ups. Lembre-se, um trio da mesma cor será melhor em combate do que um trio bicolor ou tricolor.

Subindo de nível no Puzzle Fighter

O jogo possuí um mini sistema de RPG na evolução dos personagens. Quando completamos uma missão ou ganhamos uma luta, recebemos baús de recompensa. Cada geralmente contém: algumas moedas, algumas cartas de habilidade e raramente acompanham gemas.

Quando temos um baú mais parrudo, ganhamos mais moedas, mais cartas de habilidades e é até possível que venha um personagem novo. Essas cartas de habilidades são o caminho para upar. Cada golpe requer x cartas e uma quantidade de moedas pra ficar mais forte. Quando tornamos uma habilidade mais fortes, as cartas que foram gastas viram XP e se completar a barra de nível, o personagem sobe de level.

Ou seja, tanto os golpes quantos os guerreiros upam. Cada um pode levar para as lutas apenas dois golpes, então, escolha bem quando desbloquear ataques mais poderosos (afinal, quanto mais forte mais blocos necessários para a ativação).

Dicas rápidas para jogar Puzzle Fighter

Agora que você tem a noção e jogou para entender tudo que foi dito até o momento ou pode ver no vídeo tutorial também vamos á 10 dicas para você praticar no jogo:

1 - Construa e destrua: construa sempre blocos para aumentar o dano causado e construir sua barra de CA. Quando utilizamos os ataques dos blocos cheios, como o Hadouken que é 2x2 (2 linhas e 2 colunas, formando um quadrado), também colocamos os parceiros para atacarem juntos. Dica: Se o personagem tem uma habilidade 2x2 e uma 3x2, ao estourar a 3x2 ativará ambas.

2 - Jogue as gemas desnecessárias para os cantos: valorize o meio da tela e toda gema que for de cor que você não quer usar, ou mesmo o ativador das gemas, coloque na esquerda ou na direita, e trabalhe o meio com seu foco para atacar.


3 - Construa rápido sua barra de CA: quebre sempre o mais rápido que puder as gemas em bloco. Quanto maior o bloco, maior a quantidade preenchida da barra de CA. Cor de afinidade concede um bônus maior para preencher, fique ligado.

4 - Trabalhe com o padrão do inimigo: quando você habilitar as gemas de tempo, fique esperto no padrão do adversário. Sempre que elas caírem, serão no padrão que o bloco demonstra. Tente deixar gemas estrategicamente posicionadas para as gemas de tempo, assim, quando o tempo acabar você tem blocos para usar os super golpes.

5 - Adapte sua forma de jogar: você segue qual estilo jogando? Healer? Defensivo? Rushdown? Cada personagem possuí um estilo de jogo determinado pelos seus golpes assim como cada tem um ataque Super e de Suporte único. Explore bem seus personagens e foque numa tática para avançar.

6 - Bônus do Diamante: se você seguiu a dica de explorar as laterais para ser o "lixo das gemas" é possível que você tem uma coluna vazia. Solte o diamante, quando ele vier, alí e ganhe um bônus significativo dependendo de quantas gemas da cor estourada estiverem em campo.

7 - Se beneficie das afinidades de cor do time: cada personagem possui um exclusivo bônus de afinidade de acordo com sua cor, ativado quando a mesma é estourada. No inicio procure ter time monocolor e explorar o bônus enquanto evolui e aprende o jogo.

8 - Quanto maior o ranking melhor a recompensa: não adianta, aqui somente com avanço mesmo. Quanto mais evoluirmos nas Ligas, melhores serão as recompensas do E-Honda e dos baús (missões e loja).

9 - Não dê overstack: evite de empilhar gemas de modo que quando cair uma nova, por tempo ou pelo jogo lançar, ela seja além do limite do campo de jogo. Caso alguma avance, você perderá por Overstacked o campo, ou seja, colocou a mais do que tinha para administrar. Cuidado.

10 - Seja rápido: essa é aquela dica um pouco troll, mas no fundo, sabemos que é uma verdade e algo natural. Quanto mais rápido formos no jogo, mais gemas usaremos, por consequência daremos mais danos, teremos barra de Super mais rápido e teremos chance maior de vencer a partida.

Agora chegou a hora de você praticar e mostrar que pode ser um dos mestre World Warrior do puzzle de bolso. Preparado ou vai correr igual o Dan?

Sobre Renan

Gamer que joga, escreve para gravar e a vida lhe fez fazer tudo que nunca pensou em fazer. Perito na discórdia por ter opinião, Renan também disse que nunca se referir a si mesmo na terceira pessoa por fugir da fama. Renan vem fazendo bem isso ¯\_(ツ)_/¯

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.