Header Ads

Conheça a origem dos poderes do Pantera Negra


O mundo nerd entrou numa das semanas mais importantes de 2018, e nah, não é a estreia de Guerra InfinitaAinda. No dia 15 de fevereiro teremos Pantera Negra, momento histórico no cinema. Então é claro, teremos Cosmo Nerd sobre esse herói tão legal.

Vem comigo.


A Erva em Forma de Coração
Wakanda é o resultado de uma combinação fantástica entre tradição e modernidade. E a história do Pantera Negra não foge a regra, começado de um jeito simples: Com a Erva em Forma de Coração (Heart-Shaped Herb). A lenda diz que a planta é um presente de Bastet, a Deusa Pantera e divindade adorada pelo povo local. Mas não é exatamente isso.

A planta cresce apenas em Wakanda, sim. Mas não é um presente de Bastet: Ela é fruto de uma mutação causada por um meteorito gigante de Vibranium, que caiu na Terra tempos atrás.

Tornar se o Pantera Negra não é passeio no parque. O guerreiro deve derrotar o Pantera Negra atual, depois lutar ao mesmo tempo com os seus maiores guerreiros de Wakanda. Depois disso, completar outras tarefas para se mostrar digno. Se a pessoa for bem sucedida, terá os sucos da Erva em Formato de Coração aplicados ao corpo. Mas se a pessoa não for digna, ou de linhagem real, é dito que ela não sobrevive ao processo.


Funções
Na edição #3 de Black Panther foi dada uma explicação muito boa de como a planta funciona: Ela estimula o sentido cinestésico humano. O que é isso? O sentido cinestésico permite um ser humano fechar os olhos, e ainda assim saber onde as partes do seu corpo estão. Não fosse por isso você não poderia tocar o nariz, ou lavar o cabelo, se os seus olhos não estivessem abertos.

Junte isso a um rigoroso treinamento, e a planta ela ainda estimula o senso de orientação do cérebro, e a percepção do corpo. É assim que você pode sentir onde está o galho de uma árvore, ou a ponta de um edifício, e nunca duvidar que os seus dedos vão alcançar.

Resumindo: É graças a planta que o Pantera Negra pode lutar como um felino, literalmente, pois todos seus atributos físicos aumentaram a níveis super-humanos: Força, estamina, velocidade, durabilidade, agilidade, reflexos, e capacidade de cura.


Pantera Negra tem outros poderes?
Tem sim. T'Challa em especial, não é "apenas" um felino. Depois de perder esses poderes numa luta contra o Doutor Destino, T'Challa une-se ao Demolidor, que tenta seguir a vida após a recente guerra entre gangues em Nova York. Foggy Nelson dá novas identidades a dupla, que parte numa jornada de re-aprender quem eles são, e o que podem fazer.

T'Challa até mesmo volta a ser um Vingador.

Mas ele acaba voltando a Wakanda, e pouco tempo depois o reino começa a ser atacado por soldados zumbis vindo de Necropolis, a "Cidade dos Mortos." T'Challa pede então a ajuda de Reed Richards, e junto com Shuri os dois vão até Necropolis, que também o local onde todos os Panteras Negra estão enterrados. Lá o trio enfrenta Anúbis, a Deusa dos Mortos e origem dos zumbis, com seu exército.

É aí que Bastet mostra a T'Challa uma visão onde Wakanda é inundada, e diz que isso é apenas o começo de algo ainda pior. A salvação? Tornar-se o rei dela, não de Wakanda. Bastet então o declara como "Rei dos Mortos," dando a T'Challa o poder e conhecimento dos Panteras antes dele, tornando o herói no "Rei dos reis." Ele passa a governar Necropolis, enquanto Shuri comanda Wakanda.

Como resultado, além de tudo isso, T'Challa ganha o poder de controlar os mortos.


O traje de Vibranium
Se Tony Stark fez tanto sucesso com suas armaduras, não posso ignorar traje do Pantera Negra.

Wakanda é uma terra de contrastes. O povo de T'Challa manteve suas tradições, crenças, mas não abandonou o investimento na tecnologia, pelo contrário. E tudo isso foi possível com o vibranium, metal do qual é feito o antigo escudo do Capitão América, e o novo escudo que ele terá em Guerra Infinita.

Embora não seja um Superman, é graças a esse traje que T'Challa amplia os seus poderes. Motivo: Ele é feito de uma malha de micro-tecido de vibranium, tornando o Pantera Negra a prova de lâminas e balas, absorvendo a energia dos projéteis e fazendo eles caírem no chão, ao invés de ricochetearem.

A versão MCU do traje, desenvolvida pela irmã Shuri, permite armazenar e redistribuir essa energia na forma de um pulso, que o Pantera Negra usa para virar o carro nesse sensacional clipe:


Mas a malha também é incrivelmente durável, capaz de resistir até ao soco do Hulk.

Em Guerra Civil você viu quão fortes e afiadas são as garras do Pantera Negra, capaz de marcarem o escudo de Steve Rogers. Mas no MCU elas não são apenas bem afiadas, elas são feitas de vibranium anti-metal. Assim, as garras podem quebrar objetos a nível molecular, ser atiradas como projéteis, ou transformadas em pequenas lâminas para combate corpo-a-corpo.

E os apetrechos continuam.

Pantera Negra tem adagas de energias esculpidas em marfim ou pedra, que podem ser moldadas para se parecer com uma faca, lança, foice, ou outras armas. Elas funcionam até mesmo como uma espécie de dardos.

Outra peça importante no traje são as botas, equipadas com tecnologia de amortecimento de energia. Muito melhor que os tênis Rainha com amortecedor de impacto! São elas que permitem o Pantera Negra dar saltos entre prédios e aterrizar com a graça de um felino, sem quebrar nenhum osso. Elas o permitem até escalar um prédio ou correr na água, se o impulso for suficiente.

As botas têm a mesma tecnologia para quebrar objetos, ou se T'Challa estiver na posição certa, drenar o impulso de um objeto em queda/atirado. Foi esse macete que ele usou para se livrar de um carro atirado pelo Hulk.


Mas um ponto que até agora nós não falamos: Como T'Challa carrega o traje? Simples: Ele se manifesta no seu corpo pela própria vontade. No MCU, Shuri tornou isso possível por meio do colar que o irmão usa. Nos quadrinhos, a mágica acontece por meio da tecnologia de camuflagem, controlada pelos pensamentos de T'Challa. Com isso ele pode rapidamente trocar de herói para político, e até mesmo ficar 100% invisível.

Por fim, porém bastante improvável de vermos no filme solo, Pantera Negra tem um dispositivo de teletransporte. O limite exato desse dispositivo é desconhecido, mas permite ele ir e vir da forma que bem entender.

Não existe um número determinado quais habilidades do traje do Pantera Negra aparecerão no filme, mas a certeza é de que o diretor Ryan Coogler & cia têm um bocado de material para trabalhar.

Sobre Bruna

Entusiasta dos jogos de luta, indie e mobile. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Publicitária cuja alma foi vendida aos antigos espíritos marketeiros do mal. Praticamente um Mumm-Ra.

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.