Header Ads

Mirando grande final do CBLoL 2018, Vivo Keyd contrata psicólogo e mind coach


A estreia da Vivo Keyd na fase de Escalada do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL 2018), no próximo domingo, 18, vai contar com dois reforços de peso nos bastidores: João Ricardo Cozac, psicólogo do esporte com 28 anos de trajetória profissional, e Leandro Martins, mind coach que já atuou como preparador mental da equipe em 2017.

Membros da comissão técnica dos Guerreiros desde a última segunda-feira, 12, os experts chegam com a missão de somar esforços para ajudar o time a consolidar, nesta etapa de novo formato dos Playoffs, a boa campanha realizada na fase de pontos do 1º Split do torneio. O desafio imediato da dupla é conduzir o “dream team” formado por Gabriel “Revolta” Henud, Felipe “Yang” Zhao, Micael “micaO” Rodrigues, Luan “Jockster”Cardoso e Gabriel “Tockers” Claumann à grande final do CBLoL 2018.

Pós-doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), João Ricardo Cozac possui longa trajetória como psicólogo esportivo junto a atletas de modalidades e idades variadas.  Com passagens por equipes profissionais de futebol como Ituano (2009), Palmeiras (2005), Cruzeiro (2000 e 2001), Goiás (1997) e Corinthians (1996), o especialista também já desenvolveu treinamento psicológico coletivo e individual voltado a ginastas, tenistas e paraquedistas.

Cozac ainda realizou a preparação psicológica dos árbitros da Federação Paulista de Futebol (FPF) na temporada de 2006, e foi psicólogo esportivo de duas grandes equipes de automobilismo entre os anos de 2012 e 2014.

Doutor em psicologia esportiva pelo Laboratório de Psicossociologia do Esporte da Universidade de São Paulo (USP), João Ricardo Cozac preside há 23 anos a Associação Paulista da Psicologia do Esporte (ASSOPAPE), além de ser membro acadêmico e pesquisador pela Sociedade Norte-Americana de Psicologia Esportiva. Professor, consultor e colunista, o psicólogo concilia o acompanhamento dos pro players da Vivo Keyd com a preparação psicológica de atletas que irão disputar as Olimpíadas de Tóquio, em 2020.   

“Os valores dos esportes eletrônicos são os mesmos de qualquer outra modalidade. Os jogadores de eSports têm demandas muito similares às de atletas dos demais esportes”, compara João Ricardo Cozac. “Na Vivo Keyd, desenvolveremos um trabalho focado no acompanhamento clínico e na realização de palestras e dinâmicas de grupo com os jogadores”, adianta o psicólogo, que deu início aos trabalhos ao longo desta semana.

Outro profissional do campo cognitivo que retorna à Vivo Keyd é Leandro Martins. O mind coach atuou em 2017 como preparador mental dos Guerreiros e de outras equipes durante o CBLoL e o Circuito Desafiante. Coach internacional especializado no âmbito esportivo, Martins é mestre em Programação Neurolinguística pela União Americana de PNL, além de pioneiro da primeira turma do HypnoSport®, treinamento de hipnose voltado exclusivamente a atletas de alto rendimento. O mind coach também estuda Engenharia Mental Transformativa e Mindfulnes.

“A minha função é conduzir o atleta a encontrar formas diferentes de pensar e agir perante os desafios ou as adversidades. O propósito é extrair, instantaneamente, a capacidade máxima do pro player, criando as condições para que ele tome melhores decisões e avalie o contexto geral diante das situações”, explica Leandro Martins. “Retorno ao time com as melhores expectativas”, completa.

Na esfera esportiva, os campos de atuação de psicólogos e mind coaches são diferentes, mas complementares. Os primeiros conduzem o acompanhamento de questões clínicas e comportamentais ligadas a complexidades múltiplas, ao passo que os segundos realizam abordagens diretas com foco em soluções instantâneas.

“É nos campos psicológico e mental que a ‘verdadeira batalha’ acontece. Neste sentido, nos pareceu adequado investir em ambas as áreas de modo a conseguir desenvolver todo o potencial dos nossos jogadores. Os currículos de João Ricardo Cozac e Leandro Martins dispensam apresentações”, destaca Caique Henriques, CEO da Vivo Keyd.

Neste domingo, 18, a Vivo Keyd enfrenta a partir das 13h o vencedor do confronto entre  ProGaming e CNB, que jogam no sábado (17). Todas as séries da fase de Escalada do CBLoL 2018 serão no formato MD5 (melhor de cinco).

Via Agência 242

Sobre Bruna

Entusiasta dos jogos de luta, indie e mobile. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Publicitária cuja alma foi vendida aos antigos espíritos marketeiros do mal. Praticamente um Mumm-Ra.

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.