Header Ads

Counter-Strike terá associação de jogadores profissionais


Credit: ESL/ Helena Kristiansson

Após ser tema de discussão entre os atletas de CS:GO durante anos, nesta sexta-feira (29) a foi dado um passo muito importante dentro com o anúncio da Counter-Strike Professional Players Association (CSPPA).

Com certa de 90 jogadores já fazendo parte, a organização foi primeiramente anunciada no começo do ano pelo veterano dos eSports Scott "SirScoots" Smith. O projeto conta com a colaboração da organização dinamarquesa Danish Elite Athletes Association, e um grupo de atletas liderados pelo dinamarquês Andreas "Xyp9x" Højsleth. Desde então o número de membros vem aumentando.

Os sete membros fundadores -que só agora decidiram tornar o projeto público- serão a comissão que tomará todas as decisões, de forma a garantir "as melhores condições para os jogadores", segundo a CSPPA. E são eles:

  • Andreas "Xyp9x" Højsleth (Dinamarca)
  • Epitacio "TACO" de Melo (Brasil)
  • Tarik "tarik" Celik (EUA)
  • Jonathan "EliGE" Jablonowski (EUA)
  • Jordan "n0thing" Gilbert (EUA)
  • Chris "chrisJ" de Jong (Países Baixos)
  • Nathan "NBK-" Schmitt (França)

O funcionamento da CSPPA, incluindo orientação legal aos jogadores será feito por Michael Døi e Mads Øland, CEO da Danish Elite Athletes Association, organização com mesmo propósito, porém voltada aos atletas de eSports da Dinamarca.

Segundo Døi, os membros da associação vão eleger outro conselho, ou aprovar o atual, após um ano de operações. O objetivo principal da CSPPA é dar apoio legal aos jogadores, e assistência na hora de assinar contratos com times e organizações, buscando as melhores condições de trabalho para todos e sendo 'a voz coletiva dos jogadores de CS:GO'.

"Em qualquer esporte, faz sentido que os jogadores possam influenciar suas condições de trabalho. Existe uma diferença enorme em como os contratos de CS:GO são estruturados, e definitivamente existirão jogadores que podem se beneficiar de orientação na hora de assinar esses contratos", completou Døi.

Com relação aos requisitos para se tornar parte, Døi diz que qualquer jogador que possui um contrato ou está ativamente procurando um contrato como atleta de CS:GO, e 'compete em nível de elite', terá condições de se tornar membro da CSPPA. Segundo ele, outros atletas ainda estão sendo contatados e informando sobre a associação.

Embora a NA LCS Players Association tenha sido a primeira criada com essa ideia, a diferença chave da CSPPA será a total independência da desenvolvedora Valve. O que soa bastante interessante! Afinal, brincar de videogame é coisa séria. E dessa vez, mais do que nunca.

Sobre Bruna

Entusiasta dos jogos de luta, indie e mobile. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Publicitária cuja alma foi vendida aos antigos espíritos marketeiros do mal. Praticamente um Mumm-Ra.

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.