Header Ads

A festa de 20 anos de The King of Fighters 98

Parece que foi ontem que chegava aos Arcades a continuação de The King of Fighters 97 e a expectativa para sabermos para onde a história seria direcionada após o embate contra Orochi. Pois 1998 chegou e no dia 22 de Julho nós vimos que The King of Fighters 98 era uma festa para todos que já haviam jogado a série de 1994 até o momento, em algum momento da sua vida.

Os lançamentos


The King of Foghters 98: Dream Match Never Ends (e no resto do mundo conhecido como The Slugfest) além das versões de Arcade também ganhou port para os consoles chegando no Neo-Geo (e Neo-Geo CD) ainda em 1998 enquanto para PlayStation e Dream Cast foi lançado em 1999, como vinha sendo padrão das versões caseiras.

O jogo ainda ganharia um remake em 2005 nos Arcades com The King of Fighters 98 Ultimate Match, e ganharia port para PlayStation 2 em 2008. A versão original ainda seria lançada para iOS em 2014.

KOF98 não possuí história e por isso o termo Dream Match, no qual é utilizada a liberdade para reunir todos os personagens que a SNK desejasse e que tivesse participado de alguma versão anterior, ou mesmo, ser recrutado das séries "paralelas" como Fatal Fury e Art of Fighting.

Muitos se perguntavam o porquê de vermos por exemplo Mature e Vice, as secretarias de Rugal que foram assassinadas por Iori em 1996. O Dream Match permite e temos até então o maior elenco do The King of Fighters com 38 personagens, além de algumas versões "escondidas" para alguns como o New Faces/Orochi Team (Chris, Yashiro e Shermie).

Ao todo o jogo trouxe nove cenários com direito a vermos uma nova versão do cenário da balsa do Team USA e o templo do Art of Fighting Team em KOF95, mas agora, o templo tá bem sentido pelo tempo e funciona como cenário para o Masters Team (que também poderíamos chamar de "Fathers Team") com Takuma Sakazaki, Heindern e Saisyu Kusanagi.

Os convidados da festa


Com um elenco tão vasto, dificilmente algum fãs não teria algum personagem com o qual fosse familiarizado ou tivesse alguma intimidade com seu gameplay. Aliás, o gameplay da série foi alterado para exigir precisão dos jogadores. Isso dava fim aos comandos "abreviados" no qual em KOF97 por exemplo, era possível realizar golpes especiais ou mesmo Danger Moves, realizando parcialmente o comando.

Os times dessa edição são:

  • Hero Team: Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido e Goro Daimon;
  • Fatal Fury Team: Terry Bogard, Andy Bogard e Joe Higashi;
  • Art of Fighting Team: Ryo Sakazaki, Yuri Sakazaki e Robert Garcia;
  • Ikari Warriors Team: Leona Heidern, Ralph Jones e Clark Still;
  • Psycho Soldier Team: Athena Asamiya, Sie Kensou e Chin Gentsai;
  • Women Fighters Team: Chizuru Kagura, King e Mai Shiranui;
  • Korea Justice Team: Kim Kaphwan, Choi Bonge e Chang Koehan;
  • New Faces Team: Yashiro Nanakase, Shermie e Chris;
  • 97' Special Team: Blue Mary, Ryuji Yamazaki e Billy Kane;
  • Yagami Team: Iori Yagami, Vice e Mature;
  • Masters Team: Heidern, Takuma Sakazaki e Saisyu Kusanagi;
  • American Sports Team: Heavy D!, Lucky Glauber e Brian Battler;
  • Single Entry: Shingo Yabuki e Rugal Bernstein;
  • Boss: Omega Rugal.

Personagens alternativos:

  • Orochi Team: Orochi Chris, Orochi Yashiro e Orochi Shermie;
  • KOF94: Yuri Sakazaki, Ryo Sakazaki, Robert Garcia e Joe Higashi;
  • KOF95: Kyo Kusanagi;
  • Fatal Fury 2: Terry Bogard, Andy Bogard, Billy Kane e Mai Shiranui.
Na versão Ultimate Match ainda temos disponíveis Orochi e Goenitz.

Cenários da festa

Uma ocasião especial como a edição de 1998 merece todo um trato especial, e, como toda boa festa, o local precisa ser adequada para recepcionar os convidados. Tudo bem que nesse caso temos vários cenários e a alusão ao torneio. Passamos por cenários muitos bonitos e concluímos a jornada no submarino de Rugal. A versão 98 também marca a despedida dos personagens aguardando sua vez no cenário.

Japan Street: esse é um cenário que se tornou icônico e que existe de verdade no Japão. O viaduto é próximo à Esaka Train Station e da seda da SNK. As animações do cenário variam o fluxo dos carros e pedestres que param para assistir as lutas. Podemos notar alguns detalhes de fundo como o letreiro com o logo da SNK e até estabelecimentos rolando um karaokê maroto.

Middle East: aqui temos uma aldeia comercial. Podem ser vistas tendas, comerciantes, vasos, tapetes, frutas e pessoas. Em todas as rodadas podemos ver um garoto pedindo para sua mãe para assistir a luta, e pouco depois, correndo perto dela e vibrando. Na versão PS2 UM o palco muda as cores tornando-se azul e laranja. O menino aparece apenas no segundo e nas rodadas finais.

Korea: o cenário sul-coreano se passa em um píer. Podemos ver pelo cenário um caminhão de frutas e uma feira à esquerda, uma loja, uma ponte no meio e um templo de montanha um pouco mais ao fundo. Também vemos um homem assistindo a luta por uma janela à direita, vemos gaivotas, além de ouvir o barulho dos pássaros. Na versão PS2 UM, o clima do cenário muda um pouco ficando com manhã e noite. O homem não aparece e no fundo 2D, as gaivotas não aparecem ao lado do templo.

China: o cenário chinês é talvez um dos mais curiosos por reunir uma simplicidade e ao mesmo tempo curiosa ideia de vermos uma luta, que poderia ser válida para um torneio, se passar dentro de um barco. A navegação dele se passa em Wulingyuan, na província de Hunan. A luta dura enquanto o barco navega pelo rio e podemos ver nativos: um, sentado na proa à direita e o outro remando no barco mais à esquerda. Mudanças durante a luta temos durante o primeiro Round  podemos ver um terraço no começo; no 2º Round  as pedras e uma cachoeira; no 4º Round apenas as rochas; e no 3º e no último round, uma montanha coberta por um nevoeiro. Na versão PS2 UM, o templo aparece na segundo, a montanha, apenas no quarto e a cachoeira no final.

Spain: um dos mais belos cenários quando chegamos no Tribunal dos Leões, no Palácio de Alhambra em Granada. Pode ser visto uma fonte, arbustos, luminárias e um gato branco passando pelo cenário. Também é possível ouvir a fonte jorrando. Mudanças: no 1º e 2º rounds é durante o dia; no terceiro temos o pôr do sol e a fonte parando de jorrar; a partir do quarto é de noite. Na versão PS2 UM, as mudanças são: no 1º e 4º rounds é de dia; no 3º round está de noite; no segundo e último round p pôr do sol.

USA Yard (Yagami Team): um dos cenários norte-americanos temos uma garagem de trem. Podemos ver um trem cinza, um cachorro brincando com uma lata de lixo e uma placa com o sinal MOTEL. A partir do segundo round, podemos ver um vagão e que se aproxima no 3º, parte no 4º e retorna ao mesmo local do segundo round. Além disso o clima muda para o pôr do sol a partir do terceiro round. Na versão PS2 as mudanças são: no primeiro o trem cinza aparece; no segundo o vagão aparece; a partir do quarto o vagão sai. Nota: O vagão aparece apenas na versão Arcade e na versão PS2 UM, apenas no plano de fundo 3D.

Japan Temple Stage: aqui temos o retorno do cenário do Art of Fighting Team no KOF '95. Na versão 98 o Kyokugenryu Dojo está parcialmente destruído e podemos ver árvores, arbustos, os destroços do edifício e vagalumes por todo o cenário. Quando qualquer jogador faz um golpe forte com seu personagem, partes do teto começam a cair. Mudanças: até o segundo é madrugada; no 3º começa o amanhecer; no quarto é de manhã. Na versão PS2 o cenário se mantém na madrugada mas a partir da terceira rodada aparecem vaga-lumes.

USA Wharf (American Sports Team): o cenário do American Sports Team no KOF '94 também retorna nessa edição. A única diferença entre o cenário antigo e o novo são as pessoas e os animais: na versão 98 podemos ver alguns cameos, um cachorro de rua e pessoas de terno e gravata, o cenário está parcialmente vazio e o antigo anel virou em um ferro-velho. Mudanças: no primeiro round temos o pôr do sol; no segundo e terceiro rounds temos a noite; no quarto temos a névoa. Na versão PS2 o nevoeiro aparece a partir do terceiro.

Unknown: o cenário do submarino está em algum lugar do mundo e nele temos o retrato do Rugal em um cenário bem... Podia estar em Akira talvez.

Fim da festa

Com tudo e a grande febre que ainda estava no ar com os jogos de luta na época por aqui, The King of Fighters 98 fez um grande sucesso e marcou indo mais além com os torneios do jogo. Ao fim da era 98 e sua transição para uma nova saga e fase, com o episódio da Nest começando em 1999, outro Dream Match viria a acontecer na edição de 2002, mas, essa história fica para outra ocasião festiva.

Agora é sua vez, conte para nós sua experiência com o jogo e o trio que gosta de jogar.

Sobre Renan

Gamer que joga, escreve para gravar e a vida lhe fez fazer tudo que nunca pensou em fazer. Perito na discórdia por ter opinião, Renan também disse que nunca se referir a si mesmo na terceira pessoa por fugir da fama. Renan vem fazendo bem isso ¯\_(ツ)_/¯

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.