Header Ads

Os 26 anos de Turtles in Time um clássico dos Arcades no Super Nintendo

Na década de 1990 dentre várias coisas que tinham uma boa popularidade, duas eu encontrava com facilidade em Santos: Tartarugas Ninja e Arcades. Imagina então encontrar as duas juntas? Era possível encontrar duas máquinas na ciada numa época onde nomes como Miramar e Video Games reinavam na cidade para quem curtia joguinhos. Vamos falar sobre uma das versões que fazem parte da minha vida.

Santos dos anos 1990

A diversão era onde se tornou a Vivo na foto
Se você for de Santos e dependendo de quando nasceu pode parecer estranho o que vou lhe dizer, mas, o ponto que mais movimentava na cidade para tudo era no Gonzaga. É por isso que você vê muitas ações ainda envolvendo o bairro e praticamente qualquer atração de peso que vem pra cidade, se hospedam nos hotéis próximo a Praça da Independência. Pode parecer estranho se pensarmos que em pouco tempo desde que surgiu e até os dias de hoje, o Praiamar tirou esse protagonismo do bairro reunindo praticamente tudo do Gonzaga nele.

O Shopping Miramar era um paraíso para jogar e também era comum, ao menos aqui, eles serem a casa dos Arcades. Muitos clássicos que moldaram meu caráter gamer estavam nele ou pelo bairro como: Street Fighter II, Captain Comando, Cadilacs and Dinossaurs (esse tinha até na floricultura ao lado do cemitério!), Mortal Kombat, The Simpsons, Spiderman The Video Game (saudades) entre tantos outros clássicos mesmo. E haviam uma curiosa máquina ao estilo da dos Simpsons: até quatro jogadores podiam curtir ao mesmo tempo.

Cowabanga

Essa outra máquina para quatro jogadores era das Tartarugas Ninja. Também existia a versão para dois jogadores e nessa poderia selecionar livremente a Tartaruga. O ano era por volta de 1993/94, não me lembro bem ao certo, mas lá estavam duas maquinas de Tartarugas Ninja. No shopping havia a Arcade Game, um outro jogo lançado anteriormente, enquanto na Video Game (único nome que lembro atrelado a esse estabelecimento) tinha a Turtles in Time que foi lançada em 1991 nos Arcades.

Os Arcades para quatro jogadores
O jogo é muito sucesso mas tenho a dúvida se mais pela versão Arcade de poder jogar com a turma toda ou pela versão de Super Nintendo lançada no dia 24 de Julho de 1992. Uma coisa é fato: foi muito jogada essa versão. A grande vantagem agora era entre comprar a fita e jogar a vontade ou alugar e jogar muito no final de semana na regra padrão de alugar três na sexta pra devolver na segunda no limite para não pagar a multa.

Clássico do Arcade na nossa casa

Como o Nintendinho já havia recebido três jogos, a versão de Super Nintendo seguiu a numeração e o jogo chegou o nome Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time. Devida a diferença de poder entre o Arcade e o SNes, a versão caseira possuí algumas diferenças como as animações dos heróis perderem alguns quadros de animação.

Turtle Kick!
Por outro lado cada Tartaruga recebeu um tratamento na cor para diferenciar um pouco e se destacarem. O arremesso dos inimigos na tela também foi uma adição e com isso vimos a entrada da fase contra o Destruidor que utiliza essa mecânica para batermos nele. Alguns chefes também foram adicionados para vermos no game Slash, Rat King, Destruidor Battletank, e os vilões famosos do desenho Bebop e Rocksteady.

São mudanças que não são sentidas ao jogar, afinal, não tiraram o brilho do jogo e com caras conhecidas aparecendo, até melhorou a experiência. Com o jogo em casa ajudou e muito para a jogatina com os amigos o ponto máximo do game.

Em uma época onde os beat n up reinavam, títulos simples e bem feito garantiam a diversão de forma extremamente assertiva. O clássico ainda recebeu um relançamento com gráficos melhorados pela Ubisoft chamado de Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled totalmente em 3D tanto no visual dos personagens quanto para se movimentar pelo cenário.

Se aventurando um pouco depois de falar muito do jogo hehe :)

Um clássico com seu espaço sempre garantido em nossas memórias. Meu favorito no desenho e nos jogos era o Donatelo, e para você?

Sobre Renan

Gamer que joga, escreve para gravar e a vida lhe fez fazer tudo que nunca pensou em fazer. Perito na discórdia por ter opinião, Renan também disse que nunca se referir a si mesmo na terceira pessoa por fugir da fama. Renan vem fazendo bem isso ¯\_(ツ)_/¯

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.