Header Ads

Review: Cells at Work 04 - Intoxicação Alimentar

Depois de vermos como o corpo reage a invasão que gera a clipe e como o mesmo começa a fazer sua defesa para se livrar do vírus influenza em Cells at Work, hoje é a vez de vermos como funciona nosso mecanismo de defesa quando aquela comida não desceu bem, ou seja, quando a coxinha da cantina que era tão bonita acaba caindo como uma bomba.

Intoxicação alimentar

O episódio começa nos apresentando o Estômago, que não é um personagem mas um local do corpo nesse caso, e informa como ele é responsável por armazenar a comida que foi engolida esterilizando com ácido gástrico secretado de suas paredes. Além disso, transforma a comida em papa graças a enzima digestiva pepsina, realizando o primeiro passo da digestão.

Após a explicação o sensor de alerta do Glóbulo Branco é ativado e vemos que o corpo está sendo atacado por um germe. Vemos que tem uma nova personagem iniciando a defesa até o momento do nosso guerreiro aparecer. Ela luta bravamente e mesmo com sua aparência legal, ela não consegue de fato lutar contra o germe para impedi-lo de entrar nas células sanguíneas.

Eosinófilo - Um tipo de Glóbulo Branco. Dizem que compreende apenas uma pequena porcentagem de todos os Glóbulos Brancos. Se multiplicam durante reações alérgicas ou infecções parasitárias. Apesar de serem fracos, Eosinófilos são capazes de fagocitose assim como outros Glóbulos Brancos.

Após o combate fica um tremendo climão para a nossa Eosinófilo. Passado o climão e parecendo que teríamos calma o corpo sofre mais uma agitação e ao que parece é ataque de bactérias. Em meio a tantos tremores mais uma personagem nos é apresentada.

Mastrócito - Também é conhecido como "labrócito". É responsável por liberar mediadores químicos como histaminas e leucotrienos em reação a produção de imunoglobulina em excesso. Apesar de serem conhecidos como células gordas, não tem nada haver com gorduras...

Histamina - É uma substância liberada pelos Mastrócitos ao identificar substâncias estranhas ou feridas.

Basófilo - Um tipo de Glóbulo Branco. Dizem que compreendem menos de 1% de todos os Glóbulos Brancos. Quando um Basófilo encontra um patógeno específico, ele libera histaminas e outras substâncias, levando a uma reação alérgica. Cria uma substância que atrai Neutrófilos e Eosinófilos para a área afetada. Apesar de acreditar que Basófilos também têm função relacionadas a imunidade, isso necessita ser comprovado ainda.

A invasão bacteriana prossegue e todo o caos que poderia causar, foi atingido com sucesso. O surto de intoxicação bacteriano acaba se alastrando rapidamente pelo corpo humano.

Vibrio parahaemolyctus - É uma bactéria que normalmente vive na água do mar. Consumir frutos do mar contaminados com esta bactéria pode levar a intoxicação alimentar contagiosa por gastroenterite acompanhada de dor de barriga severa e outros sintomas.

Anisakis - É um parasita encontrado em animais marinhos. Quando humanos consomem carne crua de frutos do mar infestados por Anisakis, em casos raros, eles podem invadir o estômago e o revestimento dos intestinos causando intoxicação alimentar acompanhada de dor de barriga e vômito.

Náusea (êmese) - É uma reação desencadeada por um certo estímulo ao centro do vômito localizado no bulbo raquidiano. A saída do estômago é fechada enquanto a entrada é relaxada fazendo o estômago regurgitar seu conteúdo. O diafragma e músculos abdominais se contraem, comprimindo o estômago e o conteúdo do estômago é expulso.

O decorrer final do episódio temos muito drama, mais lutas e uma virada que parecia inesperada e se eu colocar a descrição de mais uma reação do corpo, acaba entregando o final do episódio de forma muito pesada.

Sobre Renan

Gamer que joga, escreve para gravar e a vida lhe fez fazer tudo que nunca pensou em fazer. Perito na discórdia por ter opinião, Renan também disse que nunca se referir a si mesmo na terceira pessoa por fugir da fama. Renan vem fazendo bem isso ¯\_(ツ)_/¯

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.