Header Ads

Biografia: Jean Grey/Fenix (X-Men)

Jean Grey será a próxima estrela dos filmes X-Men e indo muito diretamente na sua versão poderosa, pois exista uma versão ainda mais poderosa, tornando-se a Fênix. Vamos conhecer um pouco sobre Jean Grey a entidade Fênix, afinal, chega em determinado ponto em não é possível separa-las.

Infância

A jovem Jean Grey é a filha mais nova do professor John Grey que trabalha no Departamento de História do Colégio Bard, e sua esposa Elaine Grey. Aos 10 anos a pequena Jean testemunhou sua melhor amiga, Annie, foi atropelada por um carro. A emoção que Jean sentiu foi forte o suficiente para despertar seus poderes telepáticos, e assim, ela conseguiu sentir as emoções de Annie enquanto ela morria.

Telepatia é a capacidade de ler e controlar as mentes e pensamentos dos seres humanos, animais e outros seres sencientes, e para transferir informação de uma mente para outra sem o auxílio de comunicação física (barulho ou movimento).

O despertar de seus poderes foi tão forte que ela não conseguiu mais conviver com outras pessoas, vivendo isolada. Aos 11 anos um psiquiatra recomendou aos seus pais que procurassem ajuda com um amigo seu, o Professor Charles Xavier. E como sabemos, Xavier é uma das mentes mais brilhantes e poderosas do Universo X-Men, mas, na época o uso dos seus poderes era algo mais secreto, com poucos sabendo de suas capacidades.

Xavier ajudou a jovem a ter um pouco de controle sobre seus poderes, e assim, ele explicou a ela que na verdade ela era uma mutante, sem revelar aos pais da garota. Xavier treinou Jean por anos e aos 13 ela desenvolveu telecinese. O poder de Jean era tão grande que foi utilizado para auxiliar na calibração do Cérebro.

A força da mente de Jean era tão forte que um aspecto da sua mente assumiu a forma de uma Fênix de Fogo para a tocar a mente de um outro jovem mutante, um tal de Scott Summers enquanto ele dormir. Isso fez com que o Professor Xavier criasse barreiras na mente de Jean para conter um pouco seus poderes, e, quando sentisse que ela estava em idade e maturidade suficiente, liberaria-os novamente.

X-Men

No momento que Charles Xavier sentiu que Jean estava com um controle satisfatório, e com toda certeza que ele julgou em um nível seguro, ele recomendou aos pais da jovem que a matricula-sem em seu Instituto Xavier (a maior fachada de uma escola de guerra em todos os tempos nas mídias de entretenimento). Obviamente a escola foi vendida como um local para poder melhorar ainda mais e conhecer gente similar, e nunca, nunca mesmo, ele diria a verdade sobre formar uma equipe para conter os mutantes que se rebelassem para a maldade.

Mesmo com Jean sendo a primeira "aluna" matriculada no Instituto Xavier, ela só pode se juntar à mansão quando o Professor Xavier reuniu mais quatro mutantes para formar a equipe dos X-Men com cinco membros, e assim, tivemos a primeira formação com Jean Grey, Ciclope, Homem de Gelo, Fera e Anjo. Nesse período ela assumiu o codinome Garota Marvel e a formação permaneceu unida por anos e treinando juntos na Sala de Perigo.

Nós viemos a este mundo sozinho e nós saímos da mesma forma. O tempo que gastamos entre isto - tempo gasto vivendo, partilhando, aprendendo juntos... é tudo o que vale a pena viver. [GREY, Jean]

Nesse período surgiu sua paixão por Scott e vice versa, contudo, ambos eram tímidos demais para revelarem seus sentimentos. Isso fez com que ela fosse matriculada em uma faculdade após se formar no Instituto Xavier, ficando assim, longe da mansão para tristeza de Ciclope e de seu rival que estava interessado nela, Anjo. Quando ela se formou, retornou para a mansão e finalmente revelaram seus sentimentos começando o romance entre os mutantes.

Após bons anos de prática a sua barreira mental foi retirada pelo Professor Xavier. Desse ponto em diante a confiança dela com a jovem vai ficando cada vez maior, até mesmo ao ponto, dela ser a única de saber que o mutante Morfo assumiu o lugar do Professor enquanto ele se preparava para a invasão alienígena dos Z'Nox. Morfo foi morto, fazendo assim, que os X-Men acreditassem que Xavier havia morrido. Apenas anos mais tarde, e com o grupo separado, a invasão veio a se concretizar e o Professor Xavier retorna, e assim, a invasão foi contida.

Força Fênix

Quando a Fênix começa a entrar na história começa o verdadeiro balaio de gatos. Um paradoxo também, pois afinal, ao mesmo tempo em que na teoria a história de Jean e suas fases como Fênix seria algo simples, a evolução dessas fases acaba complicando a história toda.

Em uma missão espacial junto ao Quarteto Fantástico para derrotar os Z'Nox de uma vez por todas, Jean acabou sendo sondada pela Força Fênix, uma das mais antigas e fortes entidades cósmicas conhecidas, e que, sem ela saber, viria a mudar sua vida de todas as maneiras possíveis e imagináveis pelos roteiristas que assumissem a bucha na HQ.

Em um período avançado após essa história lá estava ela toda animada curtindo o Natal com Ciclope, puro amor, muitas alegrias, quando começa a dar ruim. Os Sentinelas de Steven Lang sequestraram-na junto com Xavier, Wolverine e Banshee para serem levados para sua estação espacial.

Na fuga realizada com um ônibus espacial descobriram que a cabine do piloto não possuía a blindagem necessária para proteger o piloto da radiação letal. Jean absorveu os conhecimentos de voo do Dr. Peter Corbeau e se ofereceu para pilotar. Assumindo a direção e exposta a radiação, enquanto os demais X-Men estavam protegidos, o efeito de tanta radiação recebida foi tão grande que ela começou a sucumbir.

A sua angustia para ter alguma ajuda fez com que seu pedido de socorro fosse recebido pela Força Fênix. A entidade revelou que Jean estava morrendo, porém, por ela ter abraçado a Fênix um desejo do seu coração seria realizado, e assim, os X-Men sobrevivem e Jean acaba sendo salva e isolada, enquanto a Fênix, assume sua aparência e começa a interagir com os X-Men e seguindo a vida de Jean enquanto ela está em recuperação.

Com a falsa Jean atuando tivemos alguns pontos curiosos nas histórias dos mutantes. A Fênix revelou aos pais de Jean que era uma mutante, ela também curou o Cristal M'Kraan, o nexo de todas as realidades e assim salvando o universo. Ainda veríamos a Fênix bloquear as rajadas óticas de Scott, dando a ele a chance de vê-la claramente, e ai, aproveitaram para finalmente ter aquele sapeca iaiá...

Fênix Negra

Em suas tentativas de se infiltrar no Clube do Inferno, a Fênix caiu sob o controle do Mestre Mental e do Clube do Inferno. Ela se transformou na Rainha Negra do círculo interno. Após escapar do controle de Mestre Mental, a Fênix passou por outra transformação, e assim, nascia a Fênix Negra.

Ela voou através do universo consumindo uma estrela inteira e os cinco bilhões de habitantes de um dos seus planetas. Ela retornou à Terra e ameaçou matar todos, contudo, o Professor Xavier foi capaz de manter a Fênix sob controle e a ajudou a retornar ao normal. Scott finalmente a pediu em casamento, quando eles foram teletransportados para longe pelos Shi'ar.

O Império Shi'ar havia testemunhado a Fênix Negra consumindo a estrela e os X-Men foram forçados a lutar contra a Guarda Imperial pelo destino da Fênix na Área Azul da Lua. A batalha desencadeou a transformação da Fênix na Fênix Negra novamente. A Fênix compreendeu que ela nunca seria capaz de controlar totalmente sua sombria fome interior e se sacrificou na Lua. Quando a Fênix cometeu suicídio, Scott acreditava que o amor de sua vida havia morrido e deixou os X-Men.

Fênix Branca

Parte da consciência de Jean que estava ligada a Fênix despertou no reino conhecido como Quarto Quente Branco. Seu corpo estava flutuando no topo de uma torre e com o uniforme do que viria a ser a Fênix Branca. Jean não entendia como poderia estar viva ainda e notou, e questionou-se também, se as cores significariam três fases da Fênix: verde a boa, vermelha a má, e a branca qual seria?

Nesse reino do Quarto Quente Branco ela foi abordada diretamente pela própria Morte, que se identifica como um operário cósmico. A Morte fez Jean construir torres para abrigar as almas das vítimas da Fênix Negra. Ela também acabou revivendo a experiência da destruição do Sistema D'Bari pelo lado das vítimas.

A Morte aproveita e explica para Jean o porquê da Fênix ter se aproximado dela. Seu espirito foi "esculpido" de forma similar à Fênix. Estavam predestinadas a se encontrar e Jean curar o Cristal M'Kraan. Sua percepção e imaginação influenciaram a Fênix e que ela pertencia a Jean por direito e que um dia ela viria por seus filhos. A Morte instruiu Jean a retornar à vida, para viver e aprender.

Após tudo isso Jean quis se distanciar da Fênix, mas isso, gera outras longas história e começa a entrar no pior cenário possível das HQs de heróis em geral: clones. O que podemos esperar de tudo isso é vermos nos cinemas Jean se tornar a Fênix, e por sua vez, ser abraçada pela Fênix Negra para brilhar.

Sobre Renan

Gamer que joga, escreve para gravar e a vida lhe fez fazer tudo que nunca pensou em fazer. Perito na discórdia por ter opinião, Renan também disse que nunca se referir a si mesmo na terceira pessoa por fugir da fama. Renan vem fazendo bem isso ¯\_(ツ)_/¯

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.