Header Ads

Festival MIX Brasil terá programação voltada para games independentes e diversidade


Pela primeira vez o Festival MIX Brasil de Cultura da Diversidade terá uma programação voltada para games. Batizada de BIG Diversity, a iniciativa é composta por uma pequena amostra de jogos independentes desenvolvidos no Brasil e na Holanda cujo tema é diversidade.




O projeto terá palestras sobre roteiro e construção de personagens LGBTI nos games, além da primeira game jam com a temática diversidade, que foi batizada de BIG Mix Jam [4] Diversity. 

BIG Diversity é uma parceria entre o Mix Brasil, o BIG Festival (maior festival de games independentes da América Latina), a Abragames (Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais) e a fundação Games [4Diversity] da Holanda.

A ideia de levar os games para dentro do MIX Brasil surgiu em junho, durante o BIG Festival 2018, quando Menno van Pelt-Deen, um dos fundadores do Games [4 Diversity], da Holanda, veio ao Brasil para falar sobre um outro projeto dentro da programação do BIG Festival.


"Melhorar a representatividade LGBTI e de outras minorias dentro dos games é um dos principais objetivos do Games [4 Diversity]. Por isso, resolvemos nos aproximar do MIX Brasil e fomentar essa discussão no principal evento da diversidade", explica Marina Pecoraro, produtora do BIG Festival e idealizadora do BIG Diversity.



"O Festival MIX Brasil sempre explorou outras áreas da cultura para além do cinema. Temos música, literatura, teatro, artes plásticas e, agora, games", comemora André Fischer, diretor do MIX Brasil.



BIG Mix Jam [4] Diversity



BIG Mix Jam [4] Diversity recebeu mais de cinquenta inscrições de desenvolvedores dispostos a participar da primeira Game Jam da Diversidade.



A atividade acontece durante 48 horas, entre os dias 16 e 17 de novembro e tem como objetivo a criação de jogos com o tema do Mix Brasil, PensoLogo(r)Existo.



A game jam será sediada na Escola Britânica de Artes Criativas, EBAC e conduzida por Eline Muijres, do Games [4Diversity], da Holanda.



No dia 17, às 20h, haverá a apresentação dos jogos desenvolvidos para especialistas da indústria brasileira de games.



BIG DIVERSITY: 1ª mostra de jogos da diversidade



A Mostra de Jogos da Diversidade é composta por 3 jogos desenvolvidos no Brasil finalistas do BIG Festival, e dois selecionados pelo Games [4 Diversity].



Dentre a produção brasileira, figuram Florescer, um game narrativo desenvolvido pelo estúdio PugCorn, em parceria com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis. O jogo tem o objetivo de provocar a reflexão e causar empatia para com as pessoas trans, colocando o jogador no papel de uma adolescente trans e mostrando as dificuldades e os preconceitos presentes em seu cotidiano.



Já Dandara, da Long Hat House, traz uma figura histórica do Brasil, mas pouquíssimo conhecida, a guerreira Dandara, companheira de Zumbi dos Palmares no papel de uma super-heroína. O jogo é um dos games brasileiros que tem se destacado no mercado internacional e está disponível nas principais plataformas PS4, Xbox One, Switch, Android, iOS e Steam.



Por último, temos o UNSIGHTED, do Studio Pixel Punk, um jogo de ação e exploração ambientado em um universo cyberpunk, desenvolvido por duas mulheres trans e finalista nas categorias Melhor Jogo e Melhor Jogo Brasileiro do BIG Festival 2018.



Da Holanda, teremos pela primeira vez exposto no Brasil os games Herald (Wispfire) Fragments of Him (Sassybot Studios), dois lindos e sensíveis jogos que trazem questões sobre empatia e injustiças, ambos vencedores de diversos prêmios internacionais.

MixLab
CINE GAME: do roteiro de cinema ao game é um dos temas do MixLab Spcine, encontro que visa o intercâmbio de experiências e relações profissionais, através de apresentações, palestras e debates. Arthur Protásio, roteirista da Fableware Narrative Design e da TV Globo, e Tiani Pixel, desenvolvedora de games e CEO Studio Pixel Punk, vão falar sobre como os games contam as histórias e como produzir roteiros para narrativas interativas que dialoguem com o audiovisual.
Veja a programação completa do 26 Festival Mix Brasil no site https://www.mixbrasil.org.br



Serviço:
BIG MIX Jam 4Diversity- 1º GAME JAM da Diversidade
Onde: EBA, Rua Mourato Coelho 1404, Pinheiros, São Paulo
Horário: de 16 de novembro, às 10:00 a 17, às 20:00


Sobre Bruna

Entusiasta dos jogos indie, mobile e de luta. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Publicitária. Em terra de plagiador, quem tem conteúdo original é rei ou otário?

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.