Header Ads

Papo em jogo: Atlética de E-sport UFF realiza evento para discutir sobre o cenário de esports no Brasil


A Atlética de E-Sports UFF realiza evento "Papo em Jogo A2E", no Instituto de Computação da UFF Niterói, no dia 5 de novembro a partir das 13 horas em parceria com a empresa IGIE. O local será composto por duas mesas com convidados especializados no meio de Esports, para falar das perspectivas da área e dos desafios a serem superados para o crescimento desse mercado.

Vivemos um momento de ascensão para os esportes eletrônicos. Segundo dados da SuperData, o mercado levantou 1,5 bilhão de dólares em 2017, com projeções que indicam quase o dobro desse valor para 2022. Atléticas universitárias surgem por todo o país, montando equipes para disputar profissionalmente os mais diversos games.

Para além disso, os esportes eletrônicos ganham cada vez mais espaço nas mídias tradicionais e recebem investimentos de personalidades famosas. Existem entretanto muitos desafios a serem superados. O cenário brasileiro em particular é palco de diversas questões de ordem social, econômica ou jurídica envolvendo os games.

Com esse pensamento, a Atlética E-Sports UFF está organizando um simpósio para levantar algumas dessas questões e trazer o debate à comunidade acadêmica e gamer. O evento contará com a presença de profissionais do mundo do e-sport, desde casters a atletas, além de advogados especializados em direito desportivo e pesquisadores da área de games.

Segue nossa programação completa:

13:00 Abertura

13:30 [Mesa 1] O E-Sport no Brasil: Perspectivas e desafios

  • Francisco Batista - Presidente do Laboratório de Inovação e Tecnologia da UFF, e especialista em economia criativa, inovação e tecnologias.
  • Filipe Alves - Advogado especializado em direito desportivo, CEO da IGIE Brasil, um Instituto dedicado a formar profissionais para a área do E-Sport, e idealizador da Esports Weekend, o primeiro curso sobre Gestão do Esporte Eletrônico do país.
  • Gruntar - Caster de esportes eletrônicos, já locutou a CBLol, também conhecido pelo seu longo relacionamento com a Blizzard, já tendo narrado Starcraft II e Heroes of the Storm. Além de caster, é também criador do GruntarTV, um canal de entretenimento online especializado em conteúdo de e-sports.
  • Rafifa - Atleta do jogo Fifa, foi recentemente campeão do Ultimate Team Championship Series, em Miami, e se tornou o melhor jogador de Fifa das Américas. Recentemente também fez história no e-sport brasileiro, ao fechar um contrato com o Paris Saint-Germain, se tornando o primeiro brasileiro a defender um clube de futebol da Europa no esporte eletrônico.


16:00 [Mesa 2] As Mulheres no E-Sport

  • Luciana Lopes - Advogada especialista em direito desportivo, diretora do IBDD - Instituto Brasileiro de Direto Desportivo e realizadora do Rio Esports Forum.
  • Nicolle "Cherrygumms" - Atleta, capitã e CEO da Black Dragons Esports, um dos maiores times de e-sport da América Latina, que conta com mais de 50 jogadores.
  • Laura Graziela Gomes - Professora, coordenadora do Núcleo de Estudos da Modernidade e Pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos. Atualmente trabalha em uma pesquisa intitulada "Consumo, Identidades e controvérsias nas plataformas digitais em perspectivas comparadas".


O evento será gratuito e aberto para todas as faixas etárias. 

Sobre a Atlética: A Atlética de E-Sports da UFF é uma entidade estudantil responsável por representar a UFF em eventos esportivos, culturais, festivos e acadêmicos, tanto internos como externos, sendo estes de caráter competitivo e recreativo. Ademais, sua finalidade máxima é promover o esporte eletrônico, a integração e a fraternidade que dele se desdobram. 

A A2E representa um grupo de ação e desenvolvimento de projetos voltado ao segmento da cultura gamer em todas suas dimensões. Essa representação se dá por meio da formação de equipes, organização de treinos, participação em competições esportivas, treinamento do workgroup, além da organização de competições e eventos para a comunidade em geral.

A gestão atual tem como visão se tornar uma potência esportiva e transformar a A2E em um espaço para desenvolvimento de projetos ligados a games e tecnologias, sempre realizando suas ações pautadas nos valores intrínsecos dessa Atlética, com paixão, comprometimento e tradição.

Serviço:

Instituto de Computação da UFF Niterói

Endereço: Av. Gal. Milton Tavares de Souza,, s/n - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-310

Telefone: (21) 2629-2960

Data: 5 de novembro
Hora: A partir das 13h
Entrada: Gratuita

Via Agência MPlus

Sobre Bruna

Entusiasta dos jogos indie, mobile e de luta. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Publicitária. Em terra de plagiador, quem tem conteúdo original é rei ou otário?

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.