Header Ads

Solta o Play: Queen - Live AID 1985 (show completo)


Muitos shows ficam famosos, mas poucos, se algum, ficam eternizados como a passagem do Queen pelo Live AID 1985. Você talvez já tenha ouvido falar desse show, mas não conheça. Ou conheça ele, e sabe por onde vamos passar. Pode ser que você tenha assistido Bohemian Rhapsody! Pode ser que você não tenha assistido Bohemian Rhapsody. Em todos os casos, é desse show mesmo que eu e você vamos falar sobre.

Conhecendo o geral

Mestre Phil e husbando Sting juntos, que dia

Realizado em 13 de julho de 1985 na Inglaterra e EUA, o concerto foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure com objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos na Etiópia. O Live AID foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e TV na história - estima-se que 1,9 bilhão de pessoas assistiram a transmissão ao vivo em mais de 150 países.

As bandas e artistas que tocaram nos dois Live AID foram muitas e demais. Quantidade e qualidade. Não é nada comparável ao que existe atualmente, e olha que eu não sou hater das bandas atuais. Mas a verdade tem de ser dita: a preocupação em fazer sucesso agora fez a nossa indústria musical ganhar um caminhão de hits do ano, mas que daqui 1, 2 anos, você esquece totalmente. Ou menos que isso, em meses você já nem lembra mais direito quem canta aquela música do refrão "legalzinho".

Existem exceções, claro, mas a regra, tem sido assim.

Fazendo um top 5 de nomes pouco famosos que tocaram nos concertos, temos:

Wembley, Inglaterra: Queen, Phil Collins, Sting, Dire Straits, Elton John

JFK Stadium, EUA: Madonna, Eric Clapton, Tina Turner, Duran Duran e Phil Collins. Sim! Como um Mestre deve ser, ele fez história pegando um avião para tocar nos dois concertos.

Falando do Queen


A performance do Rock In Rio é muito famosa, inclusive eu tenho o show num DVD que ganhei num aniversário tempos atrás. Eu adoro Queen, é sabido. É a maior banda da história em saber combinar rock, pop, ter qualidade musical e 'fator chiclete' de um jeito que vai durar pra sempre. E a prova dos nove você tem nesse show.

O tempo para o show era limitado, afinal, a lista de gente para se apresentar não era pouca. Assim, a banda, ensaiou horrores, mirou na qualidade ao invés da quantidade, montou um setlist só de hits - quando escolher "só os hits" do Queen é impossível!. E deixaram Freddie Mercury brilhar. Assim o mundo ganhou um dos shows mais inesquecíveis

Dica de leitura sobre? Recomendo esse texto, de onde eu tirei as fotos para o Play, e sim, a página da Wikipedia. Sério, ela é completa em inglês, e com bastante coisa (embora menos) em português.

Assim eu declaro a semana oficialmente aberta! E dançante pra caramba. E musical. Tão musical que vai sair dó-ré-mi pelo nariz. Bora lá, soltar o play:



Setlist:

Bohemian Rhapshody
Radio Ga Ga
Ay Oh!
Hammer to Fall
Crazy Little Thing Called Love
We Will Rock You
We Are the Champions
Is This The World We Created...?

Sobre Bruna

Entusiasta dos jogos indie, mobile e de luta. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Publicitária. Em terra de plagiador, quem tem conteúdo original é rei ou otário?

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.