Header Ads

 

Planeta Diário: Episódio 1, entrevista com Felipe "BF991" Gonçalves (League of Legends)


Eae você. Depois de muito brigar com a vida, finalmente estamos colocando para rodar a nossa mais nova ideia: o quadro de entrevistas do Armadura Nerd! Pois é. No "Planeta Diário" vamos sempre que possível conversar com mundo das nerdices, seja nos jogos, cinema, esports, e por aí afora.

Para primeira edição, eu conversei em 2018 com o Felipe "BF991" Gonçalves, finalista brasileiro do Red Bull Player One. No ano passado o torneio teve as finais mundiais realizadas em São Paulo, e depois do embate nós dois trocamos uma ideia ligeira. O resultado? Vem comigo conferir.

(PS: a entrevista era para sair muito antes, mas foi um 2018 difícil, onde eu inclusive meio que perdi um dos meus HDs)




UM MOMENTO ESPECIAL

Yoda durante o Red Bull Player One 2015 em São Paulo. Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

BF991 venceu a etapa brasileira do Red Bull Player One, um torneio bem particular na cena de League of Legends. "Foi incrivel vencer o [torneio] brasileiro, e mais incrível ainda participar do mundial, foi uma experiencia absurda para todos os jogadores, pelo fato de ser uma competição amadora", explica o brasileiro. Sim! O Player One dá espaço aos jogadores amadores, ao invés dos profissionais. "Alguns nunca haviam jogado em stage, inclusive eu, e consegui sentir na pele a diferença de jogar ali, no palco, e jogar em casa."

VIVENDO A ATMOSFERA DE UM PROFISSIONAL

brTT, um dos jogadores mais famosos de LoL no Brasil, já atuou pela Red Canids . Foto: TeamPlay

Com a vitória na etapa brasileira do torneio, o BF991 recebeu o convite para treinar na gaming house da Red Canids. "Ficar uma semana na GH da Red Canids foi sem duvida uma experiencia absurda, aprendi muita coisa sobre o jogo", comenta Felipe. Felipe "brTT" Gonçalves, um dos jogadores mais famosos do LoL nacional que atualmente joga pelo Flamengo, já defendeu a Red. "O pessoal lá manda muito, e aprendi muita coisa conversando com o Nuddle [treinador da Red Canids]".

INSPIRAÇÃO EM QUEM FAZ A MAGIA A CONTECER

Doublelift, bot laner da Team Liquid, levou o Esports Awards 2018 de melhor jogador de Esports (PC). Foto: Riot games

Mesmo entre os jogadores amadores, a galera que se junta só por diversão, League of Legends é um jogo extremamente competitivo. Como tornar-se um jogador melhor? Acompanhando os jogadores que fazem a magia acontecer, claro. Quando questionado sobre os que mais inspiram a melhorar e aprender mais do jogo, "BF991 foi rápido: Rekkles, Uzi e Doublelift, por serem adcs* tão dominantes na região que atuam".

Pausa para gente se situar.

Martin "Rekkles" Larson joga pela Fnatic, e os principais heróis do sueco, que atua na bot lane**, são Tristana, Kennen e Vayne. Jian "Uzi" Zi-Hao é uma lenda aos 21 anos de idade. O bot laner da Royal Never Give Up é o único player com 2 mil abates em todas as ligas. Yiliang "Doublelift" Peng é bot laner da Team Liquid, e venceu o Esports Awards 2018 na categoria de Melhor Jogador de Esports (PC).

(*O adc -de Attack Damage Carry- é o jogador que usa um herói que causa muito dano, sendo então responsável por carregar o time nas partidas)

(**Bot lane é a rota inferior do mapa de League of Legends)

UMA DINÂMICA DIFERENTE

Diamond e InSec se encaram no 1v1 do All-Star Weekend. Foto: Fórum de League of Legends

O competitivo de League of Legends é famoso pelos times de alto nível, tão sincronizados que jogam como se fossem uma máquina. Entretanto, você pode jogar o famoso X1. Mas com apenas um jogador de cada lado, como é a dinâmica de jogo? "O 1v1 tem muito mais coisa do que 5v5, pelo menos durante a fase de rotas", explicou BF991.

"A principal diferença é por não existir jungler, você está por conta própria assim como seu inimigo", continuou. O jungler é aquele que joga na selva de LoL, limpando ela para ganhar buffs e ficar mais forte, ajudar os companheiros em outras rotas, e atacar campeões inimigos. "Então erros são punidos com maior intensidade, e boas performances trazem mais vantagem", completou.

O COMEÇO DE TUDO

League of Legends é um dos principais jogos de esport, e um dos que mais movimentam os streamers. Pudera. Foto: Riot Games

Todo mundo tem uma história mirabolante de como conheceu o jogo favorito. Eu conheci o Trove ao receber o e-mail do beta de outro jogo da desenvolvedora, a Trion Worlds. E o BF911 com League of Legends? Ele responde: "Eu conheci o LoL assistindo o mundial de 2012, fiquei impressionado com o tamanho do evento e como o jogo funcionava, e chamei alguns amigos para jogar". Afinal, mesmo para quem não tem intimida com o esporte eletrônico, a dimensão do mundial de League of Legends impressiona.

NOVATO, MAS NEM TANTO ASSIM

O famoso "Circuitão" também serve como porta de entrada para muitos jogadores na cena de League of Legends

O Red Bull Player One foi um marco na vida do BF991. Entretanto, não é a primeira experiência do brasileiro em torneios de League of Legends, tanto torneios locais quanto online. Quanto perguntado sobre quais foram os torneios, ele comenta: "Eu já joguei alguns torneios amadores online, como qualificatórias para o circuito desafiante, campeonatos da razer, etc."

DE OLHO NO FUTURO

O futuro dos esports é tão brilhante quanto aquele pentakill da alegria, ainda mais em LoL. Foto: Riot Games

Felipe "BF911" Gonçalves é um jovem. Com apenas 20 anos de idade, o jogador veio do interior de São Paulo para brilhar numa competição internacional. Após essa experiência, se ele quer seguir uma carreira relacionada a LoL? É claro que sim. "Sem duvida, toda essa experiencia me ensinou muita coisa e aumentou e muito a minha vontade em jogar profissionalmente". Num mundo onde cada vez mais gente se aventura em carreiras como streamers e atletas de esport, fica a torcida da Pessoa que Vos Fala™ para o nosso primeiro entrevistado brilhar ainda mais no futuro.

Via Armadura Nerd

Sobre Bruna

Entusiasta dos jogos indie, mobile e de luta. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Publicitária. Em terra de plagiador, quem tem conteúdo original é rei ou otário?

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.