Este texto é de autoria do Card na Manga. Quer saber tudo sobre Hearthstone? Acesse cardnamanga.com.br.

Começar a jogar Hearthstone, o card game da Blizzard Entertainment, é bem mais fácil do que parece. O jogo fornece os chamados cards básicos, que podem ser utilizados para montar decks variados, cada um com sua própria estratégia.

Alguns modelos de deck já estão disponíveis in game, mas mudanças aqui e ali podem potencializar o seu ganho de ouro para adquirir pacotes de cards.

Os decks são do canadense Jeremy Wang, conhecido como Disguised Toast, e especializado em ajudar quem está começando. Vamos ensiná-lo a jogar com dois deles, desde a montagem, passando pelo mulligan e entendendo as formas de ganhar. Confira:


Paladino Token


Os decks de Hearthstone podem ser divididos no que chamamos de Arquétipos, ou seja a estratégia por trás da montagem. Neste caso, chamamos o modelo de Token, que é quando os cards que utilizamos tem algum efeito de deixar lacaios em campo após o seu uso. Um exemplo clássico são os lacaios com a habilidade Último Suspiro, que podem ter no texto do card a invocação de algum outro lacaio após serem destruídos.

Aqui usaremos lacaios baratos, com baixo custo de mana, que têm o efeito de deixar tokens, e também algumas magias que melhoram os seus status. Tudo isso para buscar uma estratégia sempre agressiva.

Eis os cards que vão compor o deck:

Cards


Código: AAECAZ8FAA9GWtgBgQLcA/AD4AT7BIgF8QXPBooHrwf5CpYNAA==

*Copie este código para que o editor in game monte um deck igual a esse automaticamente.

Mulligan

O mulligan é a fase que acontece antes do primeiro turno, onde o jogador escolhe se quer trocar algum dos cards que vieram na sua mão inicialmente. Essa fase define em grande parte o resultado do jogo. Com o tempo você irá aprender a escolher esses cards iniciais de acordo com o adversário, mas por enquanto o ideal é conseguir os lacaios e magias que servem para controlar o campo logo de cara. Esses são os melhores cards para manter na sua mão nessa fase:


Como Jogar

Esse deck tem como objetivo controlar o campo com seus lacaios, o que significa fazer trocas de valor para manter seu campo com lacaios e o do adversário não. Uma troca de valor é aquela em que você ou destrói um lacaio adversário mais caro com um lacaio mais barato, ou destrói o lacaio do adversário mantendo o seu lacaio vivo.

Utilize seus buffs, sejam magias ou lacaios que concedem bônus para os outros, visando fortalecer os seus tokens e preencher o campo. No final vença a partida com o Campeão de Ventobravo e/ou o Senhor da Guerra do Lobo, que têm sinergia com nosso arquétipo.

Com o tempo você passará a conhecer melhor os heróis adversários e seus cards. Isso é importante para saber quem tem cards de remoção, que podem limpar o seu campo em um único turno. Como esse deck não tem meios de comprar cards, é importante saber escapar dessas enrascadas, portanto fique atento e seja paciente, não precisa jogar tudo que têm de uma só vez.

Caçador Midrange


Os decks do tipo midrange têm como objetivo comprar um card melhor que o do adversário a cada novo turno, e então controlar o campo, vencendo o jogo pouco antes do chamado "late game", que são os turnos mais avançados da partida.

No caso do caçador vamos abusar das feras, que são o tipo de lacaio com maior sinergia com esse herói. As nossas poucas magias serão usadas para remover algum lacaio mais forte do adversário ou um lacaio com provocar que venha a nos atrapalhar. Confira os cards:

Cards


Código: AAECAR8AD40B2AGBAqQCqAK1A94EiAW7Be0G6weXCNkJ2QraCgA=

*Copie este código para que o editor in game monte um deck igual a esse automaticamente.

Mulligan

Nesse deck vamos tentar atingir o que é chamado de "boa curva" de mana. Significa que tentaremos pegar cards que podem ser jogados em sequência já a partir do primeiro turno, obedecendo sempre o limite de mana. A mão ideal teria um card custando um de mana, outro custando dois e assim por diante. Estes são os cards que você deve procurar:


Como jogar

A forma de jogar com esse deck não é tão diferente do Paladino Token. Seu foco deve ser controlar o campo, eliminando os lacaios do inimigo e depois partir para a face - atacar o herói adversário. O ideal é manter as suas feras vivas, já que elas têm boa sinergia com o resto do seu deck e podem ativar efeitos de alguns cards importantes como o Mestre da Matilha, que concede bônus de status e provocar para uma fera aliada, o que pode virar o seu jogo em um momento difícil.

Em caso de alguma emergência, como um lacaio muito forte do adversário estragando os seus planos, use a Marca do Caçador para conseguir trocar e manter o controle. Já o Urubu Faminto é ideal para o meio e o final do jogo, pois garante a compra de cards a cada nova fera invocada. O melhor combo para ele é ser jogado no turno seis em conjunto com o Javali Pedratusco, especialmente se for possível trocar com apenas um de dano do porcão.

No mais é ter paciência e conhecer os heróis adversários, para saber quais cards ele pode estar escondendo na manga e jogar em torno deles, evitando uma remoção em área, por exemplo. Com um pouquinho de prática, você logo vai melhorar seu ranking e maximizar o seu ganho de ouro, partindo assim para novos desafios.