Header Ads

 

Vale a pena ler de novo: resumo da semana 03/03 a 09/03



Novamente aconteceram aqueles imprevistos bem raiz, que azedaram qualquer chance a retrô voltar às segundas-feiras. Então se você chegou por aqui tem pouco tempo, pode estar filosoficamente se questionando: retrospectiva semanal na terça-feira? Exatamente. Por isso vale voltar ao esquema de aqui e ali apresentar o nosso Vale a pena ler de novo, e como esse pagode funciona.

SEGUNDA OU TERÇA, NEM MENOS OU MAIS

Originalmente, o dia da retrô é segunda. Teve uma fase que eu só publiquei às terças. Agora ela é tipo efeito sanfona que funciona: ou vai na segunda, ou vai na terça. Assim toda semana a gente começa com um papo de coração pra coração sobre algo do mundão das nerdices ou sobre nerdice nenhuma. Às vezes a gente comenta listas de temas ou de polêmicas. Ou vamos com especiais, como está sendo em março.




O MÊS INTERNACIONAL DAS BONITAS, SEMANA 2


Troco minha vida pra saber quem produziu essa maravilha em forma de imagem

Nesta semana vamos falar sobre mais um assunto relacionado às nossas bonitas e as nerdices. E hoje vamos falar de cinema! Afinal, com Capitã Marvel fazendo história, derrubamos de novo a teoria de que filme de heroína ou personagem feminina em geral, não dá certo. Alita: Anjo de Batalha é exemplo melhor ainda. Um dos filmes mais assistidos de fevereiro, e o live-action de anime/mangá de melhor bilheteria. E protagonizado por uma mulher. Ironias.

O QUE A CIÊNCIA DIZ SOBRE O ASSUNTO

Sempre achei esse meme extra besta, mas... Agora ele traduz o sentimento

Quando a gente defende as mulheres ou negros no cinema ou minorias em geral, adoram utilizar as estatísticas para provar que estamos errados. Mas agora apareceu um estudo interessante: a Creative Artists Agency e a Shift7 revelaram que entre 2014 e 2017, os principais filmes com mulheres nos papeis principais, foram melhores na bilheteria do que os liderados por homens.

Os dados foram calculados a Gracenote, tecnologia provida pela Nielsen. A empresa de pesquisa é famosa por medir as audiência de basicamente tudo no mundo. O critério de "ator/atriz principal" foi definido pelo primeiro nome listado na Gracenote, assim filmes com os novos Star Wars não contam como liderados por mulheres.

Na pesquisa, 350 filmes foram considerados: 105 delas, 245 deles. "A percepção de não ser bom para os negócios ter uma personagem principal feminina é falsta", disse a pesquisadora do CAA, Christy Haubegger ao New York Times. Inclusive você pode conferir por lá o relato completo.

O QUE A GENTE DIZ SOBRE O ASSUNTO

Quando precisa vir uma pesquisa pra falar do que é óbvio

Muito aconteceu desde Mulher Gato e Elektra, sendo que Elektra nem é tão ruim assim. Embora eu entenda que também não morra de amores pelo filme. O principal problema de Hollywood, e nosso como público, é vender essa informação e acreditar nela sem questionar. E mesmo que mulheres no papel principal não rendesse, quem disse que nunca poderia render?

Como publicitária, digo sem medo: tudo vende, basta saber vender. E querer vender, pois ninguém vende o que não quer. Se Hollywood nunca realmente deu melhores oportunidades às atrizes... Não foi por falta de talento, ou de boas ideias. É pura falta de vontade.

Ou acha que eu esqueci a Viúva Negra, sendo totalmente ignorada na linha de brinquedos e afins de Vingadores: Era de Ultron? Até surgiu a hashtag #WhereIsBlackWidow. Eu não sou o Norte, mas eu lembro. Sou uma pessoa rancorosa quando falo dessas coisas.

UMA COISA ODIOSA, E OUTRA BOA

Gal Gadot: eu quis torcer o nariz pra ela, e hoje eu torço é o coração por ela (ha)

Sempre que surge um bom filme com uma bonita, meu coração fica feliz. Mas ele vai enfrentar uma sabatina de críticas, principalmente do pior tipo de pessoa. Aquela que assistiu de mente tão fechada que foi incapaz de ver algo além do próprio preconceito. E vai se esconder atrás do falso argumento de que "machismo não existe".

Olha, machismo existe. E burrice também. A dubladora da Brigitte, de Overwatch, tem sido xingada desde 2018 por causa da personagem, e a sua posição de destaque no meta. Detalhe: a personagem está no jogo desde 2018, e as críticas ao invés de serem direcionadas a Blizzard, caíram no colo da, volto a dizer, dubladora. É rir para não chorar.

Ou então as pessoas tentam ser indiferentes, mas elas não conseguem. Dá orgasmo falar mal. Com apenas um final de semana em cartaz, Capitã Marvel é sucesso. Já disseram que o filme não é nada demais, que a atriz (Brie Larson), nem é isso tudo, que ela é uma "feminazi numa cruzada de ódio aos homens". Risos. Muitos risos.

Mas Mulher Maravilha provou que: querendo de forma sincera, um filme com as bonitas pode ser um sucesso. O filme faturou US$ 821,8 milhões de bilheteria global, e todo mundo que odiava a Gal Gadot, de repente passou a amar.

ENTÃO... PENSE

Spoiler: não ser uma besta preconceituosa até que é fácil, sabia?

Os leitores de outros sites, e inscritos de outros canais são bem burros quando querem. Eles ecoam a mentalidade limitada de quem produz o conteúdo. Mas aqui no Armadura Nerd, não. Eu acredito em leitores mais conscientes, atentos, que sabem ver um bait quando ele aparece. Eu acredito em você. Então por favor... Não gostar de uma atriz como protagonista é uma coisa normal. Agora fazer o que tanta gente faz, não faça. Vai contra o Código de Leitor do Armadura Nerd™.


DO SITE

LANÇAMENTOS

CINEMA

JOGOS

JOGOS DE LUTA

ESPORTS

MOBILE

TV E STREAMING

OUTROS

Sobre Bruna

Entusiasta dos jogos indie, mobile e de luta. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Publicitária. Em terra de plagiador, quem tem conteúdo original é rei ou otário?

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.