Header Ads

 

Game of Thrones: Conheça as principais casas da série


Seja bem vindo a Westeros o continente mais famoso dos mundos medievais da ficção atualmente.Viver por lá é complicado pois a violência impera muito, ainda mais que na dúvida, mate a pessoa e siga sua vida. Nesse ritmo alegre é que vemos as aventuras da série Game of Thrones, adaptação da obra literária "As Crônicas de Gelo e Fogo". O primeiro livro da saga é o que batiza série com a tradução levemente alterada, ficando assim, Guerra dos Tronos.



Nota: Jogos seria o mais correto, entretanto, talvez atraisse menos os que não conhecem a série. A luta pelo Trono de Ferro é um verdadeiro jogo de poder.

As Casas em Game of Thrones representam as famílias com poder maior entre os reinos e governam cada uma uma região de Westeros. São sete principais ao iniciar a série, contudo, vemos a volta de uma antiga força para o desenrolar da trama. Vamos conhecer um pouco sobre as principais casas da série.

Stark

Eddard Stark: Qual o nosso lema?
Arya Stark: O inverno está chegando!

A famosa frase que quase todo mundo ouviu é o lema dos Starks que comandam Winterfell, o reino mais ao norte de Westero e que é a última parada antes de chegar na famosa Muralha de Gelo da Patrulha da Noite. Os Reis do Norte governam a grande região norte e Vale do Arryn com seu castelo sendo em Winterfell.

Sendo uma das linhagens mais antigas passando fácil dos 8000 anos, o líder da casa é o Senhor de Winterfell. Atualmente na série o cargo é ocupado por Jon Snow após articulações realizadas por Petyr Baelish, o Mindinho, ao ser tornar Senhor Regente do Vale.

O símbolo da Casa Stark é um lobo gigante cinza em um campo branco, sobre um escudo verde. São uma das poucas casas cujo lema não é um alarde ou ameaça, o qual é mais comum de vermos. As palavras da Casa Stark são um aviso que, não importa as circunstâncias, sempre será relevante: "O inverno está chegando".

Lannister

"Os Lannisters sempre pagam sua dívida"

Sem dúvidas uma das casas mais tradicionais e controversa de Westeros está localizada no Rochedo Casterly. A Casa Lannister é detentora de uma das famílias mais incestuosas ricas e poderosas do reino, além de estar entre as mais antigas. Atualmente estão no comando de Westeros com a Rainha Cersei Lannister assumindo o trono após a morte do rei Robert Baratheon (e extinção da mesma casa) e ver seus filhos, bem, terem problemas no trono... Digamos assim.

Os Lannisters são os Senhores Supremos das Terras Ocidentais e Protetores do Oeste, e agora, também possuem as Terras da Coroa, devido estarem no Trono de Ferro, governando estas diretamente da Fortaleza Vermelha, em Porto Real.

Apesar do lema mais comum ser dito sempre que se fala de um Lannister, "Um Lannister sempre paga suas dívidas", o lema oficial da casa é o "Ouça me rugir" em referência ao símbolo da casa ser um leão dourado sobre fundo carmesim.

Baratheon

"Nossa é a fúria"

Quando começa a série os Baratheon estão no centro das atenções devido o atual rei, da época, ser Robert Baratheon. Conforme a série vai desenvolvendo sua história vamos testemunhando o fim da casa com diversos eventos que chegam nos fazer acreditar que uma sobrevida maior seria possível para eles já que entre os irmãos de Robert tínhamos o jovem Renly Baratheon governando Ponta Tempestade e falhando ao tentar o trono; em Pedra do Dragão havia Stannis Baratheon, que, apesar de uma vida mais longa, também pereceu na sua jornada para assumir o trono após seguir conselhos de uma seminua beijada pelo fogo.

Com as mortes dos irmãos de Robert e com a morte do "seu filho", Joffrey Baratheon (que na verdade é fruto do incestuo entre Cersei e Jaime Lannister) a casa chegou ao seu fim. Ainda existe um filho bastardo de Robert vivo, contudo, poucos são os que sabem sobre esse passado do jovem Gendry.

O simbolo da casa é um veado preto coroado com um fundo dourado. F

Targaryen

"Fogo e Sangue!"

Outra grande casa antiga do reino, a Casa Targaryen foi a casa real governante dos Sete Reinos por três séculos desde que conquistou e unificou o reino, até ser deposta durante a Rebelião de Robert e substituída pela Casa Baratheon. Os poucos Targaryen sobreviventes fugiram em exílio às Cidades Livres de Essos, do outro lado do Mar Estreito

Atualmente estabelecida em Pedra do Dragão, ao largo da costa leste de Westeros, a Casa Targaryen busca retomar os Sete Reinos da Casa Lannister, que substituiu formalmente a Casa Baratheon como casa real após a destruição do Grande Septo de Baelor.

O emblema da Casa Targaryen é um dragão vermelho de três cabeças sobre fundo negro. Seu lema é "Fogo e Sangue" e sua atual força está na jovem Daenerys Targaryen a Primeira do Seu nome,  Daenerys Nascida na Tormenta, Dany A Não-Queimada, Mhysa, A Rainha no Outro Lado do Mar, A Rainha Prateada, A Rainha Dragão, .A Princesa Que Foi Prometida.

Tyrell

"Crescendo Fortes."

Seguindo com outra casa para deixarmos o F em solidariedade está a Casa Tyrell de Jardim de Cima. Eles governavam as campinas, região mais ao sudoeste de Westeros. A casa era liderada anteriormente por Lorde Mace Tyrell

O filho de Mace, Loras Tyrell, é um cavaleiro notável (e secretamente o amante de Renly Baratheon). Sua filha Margaery Tyrell foi casada com Renly quando ele se coroou rei, para acimentar a aliança entre Renly e os Tyrell. Após a morte de Renly, Margaery foi então casada com o Rei Joffrey Baratheon antes de seu assassinato em sua festa de casamento. Ela até pouco tempo estava casada com o rei Tommen Baratheon, se tornando a rainha.

A queda da casa começou com a explosão do Septo de Baelor seguido do suicídio do Rei Tommen Baratheon e com Cersei Lannister realizando o plano e matando grande parte de seus inimigos, entre eles Lorde Mace Tyrell, a Rainha Margaery Tyrell e Sor Loras Tyrell, a Casa Tyrell ficou sob o comando de Olenna Tyrell oficialmente.

Com a queda dos principais nomes da Casa Tyrell, a Rainha dos Espinhos (Olenna) se alia a Daenerys para ajuda-la a assumir o trono e ter uma vingança contra Cersei. O simbolo da casa é a uma rosa dourada em um campo verde claro.

Martell

"Insubmissos, não curvados, não quebrados."

Uma das casas que quando apareceu seus representantes na série cativou forte, especialmente com Oberyn Martell (o Víbora Vermelha). A casa Martell, governada de Lançasollar, foi uma das Grandes Casas de Westeros,até os eventos da 6ª e 7ª temporada de Game of Thrones. Governaram Dorne desde a Guerra de Nymeria, que teve como objetivo conquistar Dorne, e este foi alcançado tornando-a uma grande casa antes de se juntar ao Trono de Ferro.

Sob a liderança de Ellaria Sand e das Serpentes de Areia, as forças da Casa Martell e de Dorne vincularam-se para apoiar a causa de Daenerys Targaryen e enfrentar a Casa Lannister, depois que esta declarou guerra contra eles. Com as mortes das Serpentes de Areia mais velhas e a sentença de prisão perpétua de Ellaria, o futuro da Casa Martell é incerto.

O símbolo da Casa Martell é um sol vermelho trespassado por uma lança dourada sobre um fundo laranja.

Tully

"Família, dever, honra"

A Casa Tully passou por muitas lutas ao longo da série com direito a ir e vir da sua sede em Correrrio. Literalmente a vida dos Tully podem ser definidas com antes e depois do Casamento Vermelho. Com as baixas que tiveram na casa o atual regente é Edmure Tully, filho de Hoster Tully.

Durante a Guerra dos Cinco Reis se uniram aos Stark após sofrerem ataques dos Lannister, contudo, acabaram perdendo duas terras para os Frey. Edmure acaba se tornando prisioneiro de Walder Frey

Eles conseguem se recuperar com um ataque formado por Sor Bryden Tully, contudo, a tentativa acabou sendo em vão com o cerco dos Lannister e Frey forçando-os a baixarem a guarda. A casa segue existindo mas sem uma sede e com Edmure novamente sendo prisioneiro dos Frey.

O simbolo da casa é uma truta prateada saltando em um fundo vermelho, branco e azul.

Bolton

"Nossas lâminas são afiadas."

A história dos Bolton ganha muita força quando os eventos da série chegam ao pós Casamento Vermelho (como essa desgraça gerou trocentas novas sub-tramas que prenderam a atenção, meu enforcado na praça sagrada) tornando-os a grande casa do Norte via usurpação. Antes disso eram totalmente irrelevantes devido suas práticas de esfolamento.

Um dos grandes eventos da Casa Bolton é quando acontece o arco da Batalha dos Bastardos onde vemos Ramsey Bolton, bastardo de Lorde Roose Balton, assassinar seu pai e assumir todos os títulos. Ao tentar se manter no poder e em Winterfell perdeu a batalha para Jon Snow e sua linhagem chegou ao fim.

O simbolo da casa é um homem esfolado de cabeça para baixo em meio a uma cruz sautor branco e fundo preto.

Esse foi o resumo das casas que mais impactaram ao longo das sete temporadas até o lançamento desse post. Você se apegou a alguma delas durante a série? Chegou a trocar de casas? Conte para nós.

Sobre Renan

Gamer que joga, escreve para gravar e a vida lhe fez fazer tudo que nunca pensou em fazer. Perito na discórdia por ter opinião, Renan também disse que nunca se referir a si mesmo na terceira pessoa por fugir da fama. Renan vem fazendo bem isso ¯\_(ツ)_/¯

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.