Header Ads

 

Jojo's Bizarre Adventure - Golden Wind: As referências dos stands e seus poderes parte 1

O universo criado por Hirohiko Araki em Jojo's Bizarre Adventure é bizarro! Mas as bizarrices criadas pelo vampiro da indústria japonesa de mangá é extramente carregada pelas bandas de rock, em sua grande parte, clássicas do gênero. Vamos conhecer as origens e os poderes dos stands da Parte 5, Golden Wind (Vento Aureo) e conforme forem aparecendo novos stands, vamos atualizando a lista seguindo o anime.



O que é um Stand?

Um Stand (ド タ ン ド Suta) é um poder sobrenatural único da Jojo's Bizarre Adventure. Um Stand é uma entidade gerada psiquicamente por seu proprietário, geralmente chamado de Stand User (い タ ド ド 使 い Suta Tsukai). É visto como uma manifestação visual do espírito de luta do usuário.

Um Stand geralmente se apresenta como uma figura pairando perto do usuário e possui habilidades além daquelas de um ser humano comum, que, dependendo do Usuário de Stand, podem ser empunhadas para o bem ou para o mal.

Isso é um breve resumo sobre os Stands no geral pois os detalhes vão mais além e podem surgir futuramente por aqui. Agora vamos aos Stands da temporada atual começando com a turma da Passione, ou, Time Bucciarati.

Gold Experience

Gold Experience (Gōrudo Ekusuperiensu) é o Stand de Giorno Giovanna, que na teoria seria o protagonista da série, sendo apresentado em Vento Aureo.

Nome em japonês: ゴールド・エクスペリエンス
Nome em inglês: Golden Wind
Referência musical: álbum "The Gold Experience" do Prince

Gold Experience se assemelha a aparência de Giorno sendo de estatura média e delgado. O topo de sua cabeça é semelhante ao de um capacete típico de um soldado, com marcas curvas semelhantes à letra J descendo dos olhos dos dois lados. Há asas estilizadas nos ombros e grandes joaninhas por todo o corpo.

Seu design é baseado no escaravelho, como um símbolo da criação no antigo Egito, e em joaninhas, simbolizando a regeneração, com suas asas de anjo como símbolo da paz.

Seus poderes são baseados na vida tendo muita versatilidade para curar os aliados, restauras membros do corpo e até mesmo sentir se existe vida no local ou corpo. Com o Life Giver o stand consegue pegar objetos inanimados e dar vida como quando Giorno transforma o tijolo em uma cobra contra o The Mirror Man.

Quando usa o Life Shot o alvo atingido passa a ter sua concepção do tempo muito acelerada podendo prevê, por conseguir ver em extrema lentidão, golpes que venham na sua direção, contudo, como vemos acontecer com Bruno Bucciarati, apesar a mente ir a milhão, o corpo não acompanha junto ficando vulnerável.

Já a Criação de Orgãos, como o nome bem diz, faz com que Giorno seja capaz de pegar qualquer objeto inanimado e dar vida ou mesmo criar partes do corpo humano. Não por acaso o jovem sonhador acaba sendo o SUS da Passione.

Sticky Fingers

Sticky Fingers (Sutikkyi Fingāzu) é o stand do protagonista de Vento Aureo, Bruno Bucciarati.

Nome em japonês: スティッキィ・フィンガーズ
Nome em inglês: Zipper Man
Referência musical: álbum "Sticky Fingers" do Rolling Stone

Sticky Fingers é um Stand humanoide com altura e construção semelhante à de Bucciarati. Seu rosto está escondido da boca por uma cobertura semelhante a um capacete, adornada com uma fileira de espigas curtas semelhantes a um moicano.

Seu corpo é coberto por um traje escuro, com o tórax e o estômago expostos, e possui peças de armadura acolchoada sobre os ombros, braços e pulsos, joelhos e pés. Zíperes variando em tamanho pendem da base do pescoço e do abdômen, das costas das mãos e do alto dos pés.

Os poderes do Stand são todos baseados no uso dos zíperes. Ao longo da série vamos vendo diversos tipos de uso sendo o mais comum a abertura de brechas e paredes para se esconder ou fugir, como bem vemos nos primeiros episódios e na saga do trem.

Em combate Bucciarati pode repartir as coisas e corpos usando zíper. Ele abusa dessa habilidade para separar partes do seu corpo ou mesmo fazer com seus socos "vão mais longe". Na defesa ele pode parar os adversários ao se desmontar ou mesmo conseguir remover um membro inimigo na base do zíper.

Ao usar o zíper em objetos volumosos, em vez de vermos o conteúdo, ou dentro do corpo se for o caso, vemos algo como se fosse um buraco negro no qual acaba sendo usado como um bagageiro para levarem objetos como vemos na luta contra King Crimson.

Bucciarati é mais um no clube dos porradeiros que gritam ao atacar com o seu som característico sendo o "ARI ARI ARI ARI" finalizando com o "Arrivederci".

Sex Pistols


Sex Pistols (Sekkusu Pisutoruzu) é o Stand de Guido Mista, apresentado no Vento Aureo.

Nome em japonês: セックス・ピストルズ
Nome em inglês: Six Pistols
Referência musical: a banda Sex Pistols

Sex Pistols é composto de seis pequenas entidades semelhantes a balas (referidas por Mista como "pessoas") vivendo dentro de um revólver, numeradas de 1 a 7, pulando o número 4 pois Mista acredita que o 4 dá azar). Todas elas têm cabeças em forma de lágrima, olhos brancos com preto contornos e pequenas listras saindo do centro, e pupilas extremamente pequenas, alguns dos quais parecem vesgos.

Cada número possuí sua própria personalidade, e em comum, compartilham o jeito infantil de agirem com tudo:

Nº 1 é o líder do grupo e normalmente é disparado primeiro. Além  do número em sua cabeça, é geralmente distinguível pelo seu comportamento alegre e marcas de canto em seus olhos.

O Nº 2 parece o mais parecido com um trapaceiro, mas geralmente trabalha em conjunto com o número 1 como equipe. Os dois interagiram algumas vezes através de alguma forma de saudação Dap. Esteticamente, os olhos de No.2 têm uma barra preta entre eles, dando a aparência de óculos de proteção.

Nº 3 é vicioso e comumente mostra um rosto beligerante, tendo olhos apertados. Ele geralmente intimida Nº 5.

A ordem de nomeação pula para Nº 5, um chorão tímido que é constantemente atacado pelo Nº 3, identificável pelo ponto em sua região do nariz. Na maioria das vezes, ele é visto como alvo de algum tipo de assédio, o que é provavelmente um reflexo da antipatia de Mista pelo que poderia ter sido seu número real. Quando outros Pistols e /ou o próprio Mista estão feridos ou em perigo, o Nº 5 geralmente fica para trás para simplesmente chorar até que seja ordenado o contrário. Felizmente para Mista, isso muitas vezes leva a que o Nº 5 seja a última pistola intacta, caso os outros sejam pegos em qualquer perigo, tornando-o o que o mantém vivo em muitas batalhas.

O Nº 6 é considerado o mais temível do grupo, geralmente mantendo um rosto irado, juntamente com uma marcação em forma de V acima dos olhos. Ao contrário do Nº 3, ele nunca demonstra hostilidade em relação aos outros, embora seja violento, mostrado quando com raiva, se não excitado, diz a Bucciarati para matar Prosciutto depois que ele quase mata Mista.

Nº 7 é semelhante ao No.1 na aparência, com olhos completamente circulares. Também é conhecido por tomar iniciativa de maneira similar. Muito parecido com o Nº 2, ele vai gritar de entusiasmo quando estiver montando uma bala e, em algum momento, imitou um piloto. Em sua primeira aparição, ele tinha três dedos em cada mão e compartilhava a barra preta de Nº 2 entre os olhos, que eram ligeiramente elípticos.

Sex Pistols são, por si só, muito fracos e confiam nas balas que eles montam para participar do combate. Apesar disso, eles são altamente autônomos e têm um longo alcance (chegando até onde as balas podem voar). Isso permite a Mista controlar o campo de batalha e coletar informações de longe graças aos Pistols sendo capazes de espionar seus inimigos. Se necessário, os Pistols podem tomar decisões sozinhas sempre que a oportunidade se apresentar, surpreendendo os inimigos como resultado.

Sex Pistols é extraordinariamente resiliente e pode persistir mesmo se Mista for colocado em um estado de quase inconsciência ou mesmo quase-morte. Se este for o caso, os Pistols podem continuar ajudando os aliados de Mista. E sendo Stand que vive dentro de uma arma, a habilidade principal deles é a de controlar a trajetória da bala, podendo mudar a direção depois do disparo. Eles também fazem a recarga da arma, e por isso, raramente vemos Mista colocar balas no tambor. Contudo, ele deve usar armas de fogo que tenham tambor para as balas.

Aerosmith

Aerosmith (Earosumisu) é o Stand que Narancia Ghirga controla em Vento Aureo.

Nome em japonês: エアロスミス
Nome em inglês: Li'l Bomber
Referência musical: a banda Aerosmith

Admita que você nunca o viu...
O Stand tem a forma de um avião de brinquedo pilotado por um piloto muito pequeno chamado Mr. Smith (スミスさんです Sumisu-san) no interior. O avião em si pode ser descrito como um caça monoplano com a hélice em uma configuração de trator (a hélice situada na frente), dadas as características que se assemelham a olhos e boca. Suas rodas são retraídas sob a fuselagem e seu armamento inclui duas metralhadoras sob as asas e uma única bomba presa sob a fuselagem.

Qual é a das poses? xD
Narancia tem um método único de recolher o Aerosmith, abrindo seus braços horizontalmente e fazendo o Stand pousar sobre eles como uma pista.

O mangá colorido e a maior parte da mídia com o Aerosmith o retratam como um avião azul e roxo. A adaptação do game para PS2 retrata como um stand branco e rosa. A adaptação anime retrata como um avião principalmente vermelho, dourado e prateado.

O Aerosmith é um poderoso Stand orientado para a batalha, possuindo não apenas uma grande variedade de armas poderosas para destruir seus inimigos, mas também ostenta agilidade acima da média devido à sua natureza, tamanho e boa autonomia. Além disso, sua capacidade de detectar o dióxido de carbono faz dele um grande observador e radar.

Moody Blues

Moody Blues (Mūdī Burūsu) é o Stand de Leone Abbacchio, um dos personagens do Time Bucciarati em Vento Aureo.

Nome em japonês: ムーディー・ブルース
Nome em inglês: Moody Jazz
Referência musical: a banda The Moody Blues

Moody Blues é um stand humanoide de altura e físico semelhante à de Abbacchio. Ele é vestido da cabeça aos joelhos em uma peça semitransparente de tom médio, aberto entre a base do pescoço e a virilha (revelando uma superfície clara), e que forma uma tenda entre a cabeça e os ombros.

Tem um cronômetro digital na testa; enquanto seus olhos se assemelham aos alto-falantes de um toca-fitas; repetido nas laterais dos ombros e nas costas das mãos.

A maioria das mídias com o Moody Blues o mostram nas cores branca e roxa.

No anime, o Moody Blues tem um constante efeito VHS estático presente sobre o seu corpo enquanto ativo, com o dito efeito se tornando mais pronunciado quando ele usa sua habilidade. Além disso, quando ativado e ao usar suas habilidades, ele emite sons parecidos com o tom de discagem de um telefone fixo e o clique de desligar, assim como o avanço e retrocesso de uma fita VHS.

Embora fisicamente medíocre em combate direto, o poder esotérico da Moody Blues o torna útil para uma série de tarefas externas.

Retransmissão Cronológica
A habilidade primária do Moody Blues é reencenar, ou "repetir" eventos passados com a máxima precisão, permitindo que Abbacchio investigue livremente os eventos.

Todos os eventos que acontecem em um determinado local ou pessoa serão exatamente recriados pelo Moody Blues, mesmo que isso não deva acontecer; por exemplo, Moody Blues reencenando o passado de Narancia produzirá música porque Narancia ouviu algumas. No entanto, existem limites para o que o Moody Blues pode reproduzir, por exemplo, o teletransporte de Clash através da água é impossível de reencenar.


Ao mesmo tempo, o cronômetro digital na testa do Moody Blues permanecerá indicando o momento em que ele está sendo reencenado. O "replay" pode ser controlado como se fosse um vídeo, assim Abbacchio pode acelerar sua velocidade para pular eventos desinteressantes ou pausá-lo, permitindo que as pessoas interajam com o evento em pausa, se necessário. Quanto mais longe o evento estiver no passado, mais tempo o Moody Blues deve gastar para alcançá-lo. Assim, ele teve que permanecer indefeso por vários minutos porque Abbacchio investigou o passado, onde vemos o encontro de Diavolo com Donatella de uns 15 anos atrás.

Ao usar um replay, o Moody Blues pode imitar a forma de um indivíduo por um tempo limitado; em um ponto permitindo que Abbacchio pilotasse um avião copiando os movimentos anteriores do piloto gravado por Moody Blues. O efeito de imitação de sua habilidade também pode ser usado para disfarçar o Moody Blues, mostrado quando ele se transformou em Abbacchio, a fim de enganar o Man in the Mirror, de Illuso, para arrastá-lo ao invés do próprio Abbacchio em seu mundo espelhado.

Como não pode atacar quando está em "retransmissão", Moody Blues se torna vulnerável. Uma vez terminado, no entanto, ele pode atacar novamente.

Purple Haze

Purple Haze (Pāpuru Heizu) é o estande da Pannacotta Fugo. Purple Haze também apareceu junto com Fugo em dois romances: Golden Heart, Golden Ring e Purple Haze Feedback.

Nome em japonês: パープル・ヘイズ
Nome em inglês: Purple Smoke
Referência musical: a música Purple Haze de Jimmy Hendrix

Purple Haze é um Stand humanoide de altura e construção semelhante à de Fugo. Sua face e corpo são modelados por losangos horizontais de sombra alternada, e peças de armadura estão presentes em seus ombros, cotovelos e joelhos. Tem pontas ao longo das costas. Na adaptação do anime, o design do Purple Haze é ligeiramente alterado, com o Stand recebendo uma capa longa e fluente.

Seus lábios e anexos são frouxamente costurados, e seus olhos têm irides distintos com pupilas mióticas. Na cabeça está um capacete inspirado no design romano com uma viseira transparente na forma aproximada de um bico.

Em consonância com o seu nome, todos os meios de comunicação com Purple Haze retratam-no como um stand xadrez roxo e branco.

Purple Haze é um Stand com uma personalidade instável. Geralmente se comporta com uma violência mal contida em suas ações e é propenso a murmúrios incompreensíveis e rugidos de raiva em medida singular. No entanto, Fugo ainda pode controlá-lo. Apesar de sua tendência a babar incontrolavelmente, é também uma "aberração pura" e limpará obsessivamente a própria baba até machucar o próprio braço. Afirma-se que seu temperamento, limpeza e capacidade viral e desejo de "limpar" tudo é semelhante à personalidade do próprio Fugo.

Na batalha ao perfurar seus oponentes, o Purple Haze grita: "Ubashaaaa !!!"

Por causa de sua habilidade mortal e seu potencial de destruição indiscriminada, Purple Haze é raramente usado por Fugo como afirma Abbacchio. No entanto, é inegavelmente um poderoso Stand de alcance próximo.

Infecção por vírus assassino é a principal arma do Purple Haze como um Stand instável com seu vírus particularmente letal e carnívoro em cada uma das três capsulas de cada uma de suas mãos.

Feio, mas, limpinho = arrumadinho
Quando uma capsula se rompe, geralmente porque Purple Haze aperta alguma coisa, o vírus é liberado e envolve o Stand. Tudo o que entra em seu alcance é infectado, e um ser humano adulto derreterá em gosma orgânica em 30 segundos, à medida que o vírus se multiplica rapidamente dentro de seu corpo, sobrepõe suas funções metabólicas e as faz apodrecer por dentro. No caso em que Purple Haze é incapaz de quebrar os bulbos através do contato direto, ele pode liberá-los de sua mão como uma arma pressurizada.

Devido o vírus atacar indiscriminadamente amigos e inimigos, faz do Purple Haze um Stand muito perigoso para os aliados de Fugo. Mesmo o usuário não está imune aos efeitos do vírus. Felizmente, o alcance do vírus é curto e é enfraquecido pela luz de qualquer fonte, seja a luz do sol ou uma lâmpada por exemplo.

Apesar da natureza mortal do vírus, um organismo com os anticorpos certos pode sobreviver ao Purple Haze. Assim, uma cobra que Giorno cria a partir de um tijolo dentro do alcance do vírus criou naturalmente anticorpos para sobreviver. Isso permite que Giorno use esses mesmos anticorpos para fazer uma vacina e evitar que seja devorado pelo vírus.

Spice Girl

Spice Girl (Supaisu Gāru) é o Stand da Trish Una, apresentado no Vento Aureo.

Nome em japonês: スパイス・ガール
Nome em inglês: Spice Lady
Referência musical: a girl band Spice Girls

Spice Girl é um stand humanoide da figura feminina, assemelhando-se a Trish em suas proporções. Ela tem vários sinais matemáticos em seu corpo: Dois sinais de mais descansam em seus ombros, dois nos cotovelos e um na testa, seguidos por um símbolo de obelus (sinal de divisão) em sua testa e um sinal de multiplicação em sua coroa. Seu rosto é sem nariz e tem listras pretas correndo verticalmente em seus olhos. Em algumas imagens, ela é desenhada para retratá-la com íris, mas na maioria de suas aparições no mangá (e em todas as suas representações em outras mídias, como videogames e figures), ela não as possui. Nos mangás e videogames coloridos, ela é retratada com olhos dourados, enquanto o anime a mostra com olhos dourados e verde limão.

A Spice Girl usa um vestido escorregadio com um padrão quadrado costurado sobre ele com várias peças metálicas penduradas na frente e na parte de trás da parte inferior do vestido; ela também usa sapatos de salto alto combinando.

A maioria dos meios mostram a Spice Girl sendo em vários tons de rosa. Quando foi dada pista da existência dela pela primeira vez, e durante a sua revelação completa, uma impressão de mão profunda com unhas afiadas apareceu na superfície sob as mãos de Trish.

Uma característica rara entre os Stands, Spice Girl é totalmente consciente e tem uma consciência separada da de Trish. A sensibilidade da Spice Girl é o ponto em que ela se batiza. Da mesma forma, Trish refere-se ao Stand como "her" e "she", ao contrário do comum "it" usado por outros Usuários de Stand. O Stand, no entanto, considera-se parte de Trish.

Spice Girl quando sob pressão, analisa abertamente a situação para ajudar a aconselhar Trish. Ela considera que a hesitação leva à fraqueza, e, inversamente, elogia o valor da determinação de alguém, o contrário da hesitação.

Na batalha, Spice Girl é impiedosa e foi mostrada para insultar grosseiramente o Notoriuos B.I.G enquanto batalharam.

Trish primeiro fica ciente da existência da Spice Girl devido ao Stand realmente estar falando com ela quando estava em pânico sobre o que fazer sobre o Notorious B.I.G, mas Spice Girl afirma que ela tem estado do lado de Trish desde que ela era uma garotinha. Em sua primeira aparição, Spice Girl assume o papel de mentora de Trish e constantemente a aconselha, mas também a encoraja a ser mais corajosa. Depois que Trish se destaca, Spice Girl se torna mais passiva.

Ela também reconhece abertamente o papel de Giorno Giovanna em influenciar o espírito de Trish para amadurecer, referindo-se a ele como um indivíduo misterioso. Seu grito de batalha é "WANNABEEE" (em referência ao single de estreia das Spice Girls).


Spice Girl é um Stand de longo alcance com força considerável. Ela foi capaz de usar um cano para esfaquear e cortar o Notorious B.I.G em pedaços na tentativa de destruí-lo e poderia romper a frente de um avião perfurando rapidamente as paredes e o teto da cabine. Além disso, seu poder suavizante/amolecer permite que ela aproveite facilmente os arredores de Trish.

Quando Spice Girl atinge algo com os punhos, ela pode suavizar o objeto em uma consistência de borracha. Qualquer material, mesmo metal ou rocha, será suavizado no mesmo estado.

Com o comando corajoso e engenhoso de Trish, Spice Girl prova ser uma valiosa adição à equipe Bucciarati.

Esses foram os Stands da turma da Passione, nas próximas partes vamos conhecer os Stands dos vilões, apesar do grupo dos Assassinos até passarem um ar que poderiam ser heróis ou mesmo protagonistas de spin-off de Jojo.

Sobre Renan

Gamer que joga, escreve para gravar e a vida lhe fez fazer tudo que nunca pensou em fazer. Perito na discórdia por ter opinião, Renan também disse que nunca se referir a si mesmo na terceira pessoa por fugir da fama. Renan vem fazendo bem isso ¯\_(ツ)_/¯

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.