Algumas semanas  já se passaram desde a estreia de Vingadores Ultimato e o tão aguardado episódio três de Game of Thrones. Em comum havia o medo de qualquer informação vazar antes e se via coisa como "Se der spoiler de Vingadores eutemato" e a partir desses posts, a hipocrisia comeu solta mais rápido que o povo virando pó ao final de Guerra Infinita.

Obviamente pode conter spoilers para explicar algumas coisas ao longo do texto.

O que é spoiler?

Um lindo spoiler na sua cara
Spoiler em inglês, tradução espoliador, se referem ao termo Espólio ou Espoliação, termo oriundo do meio jurídico que se refere ao ato de privar alguém de algo que lhe pertence ou a que tem direito por meio de fraude ou violência; esbulho. Espoliador, ou aquele que pratica espoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, dilapidando ou depredando algo).

Ou seja, revelar algo importante em uma história e assim estragar a experiência das pessoas, afinal, a surpresa é o que fará com as pessoas, ao verem a cena principal (ou as importantes) e decidir se gostaram ou não. Existem spoilers clássicos como Bruce Willis estava o tempo inteiro morto em o Sexto Sentido por exemplo.

Os níveis do spoiler

Aqui sabemos o que acontece com Neyruto quando os adversários se aproximam. Isso não é spoiler.
Ironicamente muitos detalhes de histórias passadas ainda possuem uma divisão sobre ainda ser ou não. Um caso clássico no mundo dos games é quanto ao jogo Final Fantasy VII, eu não vou te revelar que ele acabam morrendo para salvar o mundo, contudo, o desfecho do primeiro CD (lançado originalmente em 3 discos no Playstation em janeiro de 2017) eu ainda considero uma revelação que pode estragar a experiência e como você encara o enredo, caso saiba que ao final desse CD [censurado].

Por outro lado tem coisas que apenas saem mesmo sendo das antigas como Ryu e Fou-Lu sendo metade um do outro em Breath of Fire IV. Por mais que talvez possa existir algumas ocasiões de ser aceito, em geral, saber o que vai acontecer em uma obra não é bem aceito.

Fala de Vingadores e eu te mato

Vingadores Ultimato acabou tornando-se algo especial devido como esse filme foi realizado, afinal, Ultimato teve 10 anos de preparo para chegar ao público após contar a origem de todos os heróis envolvidos, sempre deixar Thanos no ar, e quando enfim o Titã Louco aparece e ganha o público, e então, Ultimato fechar esse grande confronto.

Como eu disse no review, e como foi difícil falar do filme não deixar alguma linha estragar a experiência de quem ler, o filme além de fechar todos os esses arcos, ele mostra elementos de todos os filmes praticamente, faz grandes referências até a eventos mais atuais das HQs por exemplo.

Algumas pessoas foram vítima do gif da raba da Juju Salimeni, até eu que dibrei tudo e abria nada acabei caindo nesse maldito spoiler, mas não me atrapalhou (ufa). Lembra o que eu disse lá no inicio? Ninguém queria saber de spoiler e analisando minhas redes sociais o motivo estava claro: eles queriam espalhar mas não receber os spoilers.

A hipocrisia me irrita

Vem cá, vamos conversar dessa mudança repentina
Assim que a turma que compartilhava o "dá spoiler eutemato" assim que terminavam de postar que o filme era maravilhoso e zaz, começaram a soltar a torto e a direito memes com spoilers, pequenos relatos de spoilers e como tudo é pouco, faz um fórum dando spoiler da porra toda.

O mesmo aconteceu com Game of Thrones. Ninguém que assiste a série gosta de saber algo que possa acontecer sem que a série indique ou você deduza isso conforme assiste. Nesse episódio fui vitima mais uma vez e essa me transformou em pó.

Episódio termina e lá vou eu inocentemente ver os Facebook e começam a surgir posts de "assistiu Got" e duas palavras que destruíram totalmente minha uma hora e meia de episódio: o nome de um personagem e uma vítima.

A partir desse ponto eu comecei a considerar a tirar muitas pessoas dos meios sociais e até dar uma voadora dupla nas costas desses infelizes. No episódio quatro foi a mesma coisa. Lá vai Renan, mil anos sem ver status no Whats e toma mais um spoiler grande de Game of Thrones mais uma vez. Que vocês morram igual o Joffrey, mas pacificamente, talkei.

Ah, mas antigamente não tinha esse mimimi...

You can't read my ok ok face 
Eis algo que também ouvimos e lemos com certa frequência. Até certo ponto da evolução das comunicações, isso de fato é verdade. Se você é da minha idade, próximo ou mais velho, é capaz que sua mãe, tias e afins, tivessem o hábito de comprar revista ou jornal que falassem praticamente de todos os capítulos da novela na semana. Elas consumiam spoilers e muitos programas viviam disso, ok ok.

Trazendo para nosso meio, eu me recordo mais com os animes e a época que todos as revistas só falavam de Cavaleiros do Zodíaco, no entanto, essas acabavam falando mais do que passou na TV e o que fosse spoiler, era nos anos 1990 que talvez um dia poderíamos ver o desfecho com a Saga de Hades.

Quando Drgaon Ball Z chegou a história mudou. Dragon Ball era um sucesso no SBT e não deu esse bom nas revistas, porém, quando Dragon Ball Z chegou na Band e dominou as tardes, começaram a nascer revistas voltadas mais para a série e completava de leve com outras séries para os Ultra Jovem ficarem por dentro.

Enquanto a gente mal sabia como seria a luta entre Goku e Freeza, ou até mesmo se essa luta existiria, já começavam a surgir imagens e resumos sobre todas as sagas do anime. Ao que minhas memórias indicam, isso atiçava a gente mais a desenhar e esperar para ver sem se preocupar demais. Mas quando o anime chega na Saga Boo e começa a ter problemas na exibição, começa uma pequena divisão das emoções.

O boom das informações e me dê likes

O título já entregava na cara dura, seloko
Quanto mais a internet foi sendo facilitada para nós e ao mesmo tempo que nos deu um belo lugar, também deu um mundo em que você concorda com o Thanos ter reunido as Jóias do Infinito para acabar metade (eu acabava até com mais gente viu) da população e ter equilíbrio.

Quando as coisas se tornaram o eu sei antes de todos e vou falar, primeiro vemos que exclusividade para de existir e reforça o "em primeira mão"; consequentemente saber como um grande evento aconteceria no entretenimento começou a deixar a galera putaça. Imagina assistir ao Casamento Vermelho em game of Thrones e então te falam todo o andamento do episódio. Tudo que foi construído para você curtir, acabou desmoronando mais que o Coyote nos precipícios todos.

My last farewell

Após essa pequena passada pelo tempo e eventos recentes, a única sugestão que lhe dou é: respeite as preferencias dos seus amigos e conhecidos. Se você gosta de falar o que aconteceu, conte aos que gostam. Se falar para os errados, aguente as reações que eles possam ter.

Aproveitem seus entretenimentos sem estragar o do próximo.