A Associação Brasileira de Clubes de e-Sports tem um novo presidente. Vitor Bexiga, CEO da ProGaming, assumiu o cargo no lugar de Carlos Fonseca, que terminou seu mandato de dois anos à frente da ABCDE. A votação aconteceu em Assembleia e contou com a presença dos representantes dos clubes que fazem parte da associação. Lucas Almeida, CEO do INTZ, permanece na vice-presidência.
“É um grande prazer representar essa Associação da qual faço parte há quase 3 anos e que representa os principais clubes de eSports do Brasil. O foco da minha gestão será o desenvolvimento comercial e de novos produtos da ABCDE, visando sempre a expansão do cenário brasileiro, trazendo à tona novas produtoras e apresentando a novos investidores este fascinante mundo dos games”, ressalta o novo presidente.

*A ABCDE foi criada em 2016 pelos principais clubes do cenário nacional de eSports. Ela nasceu com o grande objetivo de acompanhar e fomentar o crescimento promissor e desafiador desse universo no Brasil. Representam a Associação, como fundadores, Big Gods, CNB eSports, INTZ eSports, KaBuM! eSports, Operation Kino, paiN Gaming, Pro Gaming e Vivo Keyd. Brave, T-Show e Team One, NSE e-Sports e a Redemption eSports, Uppercut, Santos esports, Bulldozer, BGH são membros aspirantes.

Um dos principais feitos da ABCDE foi a criação da Superliga , em 2017, que terá sua terceira edição neste ano. A competição chegou para expandir o calendário de League Of Legends, fato tanto desejado pelos integrantes do cenário.

Apoiada nos pilares da transparência, união, fair play e desenvolvimento dos esportes eletrônicos, a ABCDE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos. A entidade tem o devido reconhecimento para tratar exclusivamente dos interesses dos associados no que se refere a: (i) fortalecer o relacionamento e o profissionalismo dos clubes; (ii) participações em eventos presenciais com competição; (iii) participações em ligas e campeonatos online; (iv) negociação de patrocínios globais, que sirvam para todos ou mais de três clubes de uma modalidade; (v) direitos de imagem para canais de transmissão.

A ABCDE conta com a colaboração de atletas, fãs, espectadores, simpatizantes, funcionários, organizadores, parceiros, imprensa e agremiações interessadas em tornarem-se filiadas, para que, juntos, todos estejam cada vez mais fortes e amparados no anseio de garantir as melhores condições dos envolvidos.

A associação trabalha pela eficiência da administração dos clubes filiados e orienta que todos os participantes adotem como diretrizes das suas gestões a transparência, a prestação de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa. Como condição obrigatória para clubes que se filiarem – assim como de todos os fundadores – é prerrogativa apresentar as Certidões Negativas de Débitos (CNDs) Federal, Estadual, de FGTS e Trabalhista.

Vale ressaltar que a ABCDE não tem como objetivo afetar o caráter competitivo dos clubes, razão para a criação de grandes torneios, prática e aperfeiçoamento diários dos atletas e interesse dos fãs. Nas telas do computador, os clubes seguem com o anseio pela vitória e não se esquecem da rivalidade sadia que estimula o mundo dos eSports. Do lado de fora, porém, faz-se necessário caminhar juntos para que a evolução se mantenha de forma correta e permanente.