Header Ads

 

Cinco perguntas que os filmes da Disney nunca responderam

The Lion King 1994

Com a estreia de sucesso do live-action de O Rei Leão, decidimos resgatar um tema muito popular. As teorias sobre filmes da Disney. Afinal, como bom roedor, a Casa do Rato adora deixar buracos nos roteiros dos seus filmes. É uma coisa mal explicada ali, outra explicada pela metade aqui, dois pontos distantes que você pode conectar. Confira cinco -das várias- perguntas nunca respondidas pelos filmes da Disney.




O que aconteceu com os pais de Anna e Elsa?

Frozen Anna and Elsa

Os pais de personagens da Disney não tem vida fácil. Quase todo protagonista é órfão de pelo menos um parente. Então é diferente as irmãs Anna e Elsa terem seus pais vivos no começo de Frozen. Isso muda após dez minutos de filme, quando o rei e a rainha fazem uma viagem de barco, o barco entra em águas turbulentas e os dois somem, nunca mais sendo vistos.

Parece que terminou aí, certo? Mais ou menos. A internet adora conspirar sobre o que aconteceu com o casal real, e uma forte teoria diz que eles foram parar na margem do mar... De outro filme. O filme começa com um naufrágio, onde homem, mulher e filho esstão presos numa região da selva africana. O casal logo morre, atacado por um leopardo. A criança, possível irmão das garotas, cresce e se torna o Tarzan.

Apesar do co-diretor Chris Buck ter encorajado a teoria, ela não funciona. O problema maior é que Tarzan acontece cinquenta anos depois de Frozen, mas é um ótimo "what if". Agora, quem sabe não temos a resposta com Frozen 2? Afinal, a compositora Kristen Anderson-Lopez confirmou que nós vamos "conhecer muito melhor os pais" das personagens.

O Gênio pode escolher não realizar um desejo?

Aladdin and Genie

Quando Aladdin liberta o Gênio pela primeira vez, ele ganha três desejos e pode pedir qualquer coisa a exceção de três coisas. Ele não pode matar uma pessoa, fazer uma pessoa se apaixonar por ele, ou ressuscitar os mortos. Sobre isso, o Gênio diz algo curioso: "não é uma coisa bonita, eu não gosto de fazer isso". O Gênio então pode quebrar as regras, se ele quiser, mas escolhe não fazer isso?

Mais evidências apontam que o Gênio pode realizar certos desejos, ele apenas escolhe não fazer isso. O primeiro desejo do Aladdin é ser um príncipe, mas ele não ganha isso para valer. Jafar, por sua vez, torna-se o governante de Agrabah quando deseja se tornar um sultão. Tudo que o Aladdin ganha é um desfile, e ser pego na mentira do "príncipe Ali".

Em certo ponto do filme, Aladdin engana o Gênio e consegue um desejo grátis, pois tecnicamente ele não diz "eu desejo". Isso dá a dica que o Gênio pode usar sua magia, mesmo se a palavra mágica não for dita. O filme não revela o quão até onde os limites do Gênio vão -se é que eles existem- mas as três regras certamente não são o caso completo.

Se o Buzz não acredita que é um brinquedo, porque ele age feito um?

Buzz Lightyear in Toy Story

Quando Buzz Lightyear chega no quarto do Andy, seu comportamento chama a atenção. Diferente dos outros brinquedos, felizes em ser brinquedos do Andy, Buzz não se considera um brinquedo. Ele pensas que é o verdadeiro Buzz Lightyear, preso num planeta alienígena depois que sua nave quebrou. A nave é apenas a caixa em que ele chegou.

Toy Story lida com isso de forma consistente pela maior parte. Buzz não quer abrir o capacete, pois tem medo da atmosfera ser tóxica. Ele pensa que tem uma arma laaser no braço, e acredita que pode voar. Entretanto... Se Buzz não acredita que é um brinquedo, por que ele congela quando os humanos estão por perto?

Ele perceberia que Andy não é perigoso, e pediria ajuda ao gigante amigo para consertar a sua nave, a menos que... Buzz saiba a verdade. Ele sente o instinto de fingir que é um brinquedo, mas não sabe por que faz isso. Infelizmente o filme nunca explora esse detalhe, pois seria interessante ver o Buzz lidar com a sua dissonância cognitiva.

Por que a Úrsula odeia o Tritão?

Ursula and Triton in Little Mermaid

Úrsula parece um vilão relativamente simples: ela odeia o rei Tritão porque quer governar o oceano. E ela quer governar o oceano por que é má, certo? Mais ou menos. Uma linha de diálogo sugere que a história da vilã de A Pequena Sereia pode ir além do que você pensa no começo. Ela diz a si mesma: "Tivemos festas fantásticas quando eu morava no palácio". Alto lá. Ursula morava no palácio?

O documentário "Treasures Untold", com os bastidores do filme, revela que a fala é de uma versão anterior onde Úrsula e Tritão são irmãos. A versão final não revela o grau de ligação entre eles, mas a teoria é espantada com A Pequena Sereia 2: O Retorno para o Mar. O filme apresenta a irmã de Ursula, Morgana, que também é parte polvo, e não é mencionado se elas são relacionadas ao Tritão.

A adaptação da Broadway da Pequena Sereia resgata a ideia de Úrsula e Tritão serem irmãos. Úrsula é exilada por usar magia negra e matar quem fica entre ela e o trono. Mesmo aceitando isso como cânone, ficamos com pontas soltas. Por que ela é a única pessoa-polvo num reino de pessoas-peixe Úrsula merece sim, um filme prequel ao estilo Wicked.

Simba e Nala são irmãos?

Simba and Nala in Lion King

O romance entre Simba e Nala é adorável, e se você quer continuar pensando assim, encerre a lista por aqui. Leia outros textos do site, como o guia para assistir o remake de O Rei Leão. Têm umas curiosidades bem legais lá. Agora se você ficar, spoiler: a situação vai ficar meio estranha, e rápido.

Você ainda está aí? Sem rodeios então: Simba e Nala podem ser irmãos. É uma teoria clássica das animações da Disney, que começa com suas mães - Sarabi e Sarafina. Entre os leões de verdade, as leoas costumam ser irmãs. Então Simba e Nala no mínimo são primos de segundo grau. Mas calma, porque piora se  você pensar nos pais.

Na vida real, os filhotes geralmente são filhos dos mesmos dois ou três machos. O Rei Leão apresenta apenas os irmãos Mufasa e Scar como machos, então Simba e Nala provavelmente são primos. Ou meio irmãos. Isso traz um novo nível de é o que? a quando Simba diz que Nala "está começando a soar com o pai dele".

Talvez o pai da Nala seja um macho anônimo, que morreu ou coisa do tipo? Talvez. Talvez Sarafina e Sarabi não sejam irmãs? Talvez. Seria, entretanto, uma anomalia. Leões não exatamente fora uma boa escolha para uma história sobre a sucessão real, já que verdadeiros leões machos adultos não sucedem seus pais, e sim deixam seus bandos, em parte para evitar essa situação.

Lista traduzida e adaptada do Looper

Sobre Bruna

Publicitária. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Se a Bahia fosse um anime, Ivete Sangalo seria a protagonista.

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.