Header Ads

 

Conheça Mysterio, o vilão de Homem-Aranha: Longe de Casa


Homem-Aranha: Longe de Casa estreia em 4 de julho, e vai introduzir ao público um personagem curioso: Mysterio. Uma das figuras mais antigas na mitologia do Cabeça de Teia, o personagem será vivido por Jake Glylenhaal. Sem revelar muito dos seus motivos, planos, destino ou lugar no MCU, uma coisa é certa - os fãs já se apaixonaram pelo aliado de Peter Parker. Então vamos nós dedicar um Cosmo Nerd todinho a ele.

Se você já conhece a história, pode vir! Afinal, tudo na versão Pessoa que Vos Fala™ fica muito mais legal. Se você não conhece, fique à vontade: vamos desbravar essa nerdice juntos. Só um lembrete: já que ninguém sabe o que será do Mysterio no filme, pode ser que esse texto seja um spoiler. Esse é um mistério que nós vamos descobrir quando o filme estrear. Vem comigo.




Criação e origens


Criado por Steve Ditko e Stan Lee, Mysterio estreou no primeiro volume de Amazing Spider-Man #13 (1963). O personagem apareceria outras duas vezes antes de Ditko deixar a HQ: uma como antagonista central da edição #24, e outra como membro fundador do Sexteto Sinistro, em Amazing Spider-Man Annual #1 (1964).

Ditko e então Lee decidem então revelar o mistério (heh) - o real nome do Mysterio. Quentin Beck é um especialista em efeitos especiais em Hoyllwoood, que vira criminoso quando sua carreira de ator empaca. Seu estilo tem sido o mesmo desde a primeira luta contra o Aranha: muitos truques e ilusões eficientes, fazendo esquecer que Mysterio, o "mestre da ilusão" não tem poderes.

História


Muito da história de Mysterio nos quadrinhos é versão da sua primeira história. As lutas contra o Homem-Aranha tem sido frequentes, sempre com muitos truques extravagantes incluindo hipnose, mortes e realidades falsas, a fim de paralisar o adversário. Ele também se aliou a outros inimigos do Aranha no Sexteto Sinistro, e encarou outros heróis como DemolidorTocha Humana.

O embate contra o Demolidor levou à morte do Mysterio. Quentin Beck é liberado da prisão antes do tempo por estar com câncer terminal - resultado da exposição aos produtos químicos utilizados como Mysterio. Depois do seu plano final ser desfeito pelo Demolidor, Beck se suicida, embora se o suicídio foi real ou não, quem sabe.

Mysterio vem se destacando em vários eventos nos últimos anos. Entre eles estão ajudar o Doutor Octopus a ameaçar um apocalipse em Ends of the Earth, e chegar ao universo Ultimate em Spider-Men. Ele continua sendo um inimigo regular tanto do Homem-Aranha quanto de outros super-heróis, como Deadpool e Aranha Escarlate.

A aparição mais recente em Amazing Spider-Man (vol. 5) #24 sugere que o Mysterio morreu ao lutar com o Demolidor, e foi revivido por meios sobrenaturais... Antes do seu “salvador” aparecer e matá-lo novamente.

Histórias de destaque


The Menace of Mysterio: The Amazing Spider-Man (vol. 1) #13
Existem dois motivos para alguns dos inimigos mais icônicos do Homem-Aranha terem aparecido nas primeiras edições: Steve Ditko e Stan Lee. A exemplo de muito do tempo dos dois trabalhando juntos, essa edição é um grand sucesso da época, que apresenta um novo antagonista, vários desafios e uma conclusão satisfatória com muito drama.

Guardian Devil: Daredevil (vol. 2) # 1-8
Mysterio passou rapidamente pela HQ do Homem Sem Medo, o que virou uma de suas histórias mais lembradas. Este é o Mysterio na sua forma mais diabólica, que manda Matt Murdock para a lona com uma terrível tortura psicológica.. E algumas lutas muito reais com outros vilões.

Old Man Logan (parte 5): Wolverine (Vol. 3) # 70
Se você quer ler ou pular o restante da saga do Velho Logan, esta edição é destaque para o Mysterio, pois mostra o quão aterrorizante ele pode ser. Esta é a história de origem do Wolverine "idoso", e é o Mysterio, não Dentes de Sabre ou Magneto, que no carcaju a pior surra que ele já imaginou.

Mysterioso: The Amazing Spider-Man (vol. 1) #618-620
Essa série mostra Mysterio em seu estilo mais elegante em numa história de fácil acesso. O artista Marcos Martin faz muitas ilusões de Mysterio nas páginas, dando aos leitores visuais elaborados para rastrear o Homem-Aranha. É uma ótima história do Mysterio, e um ponto de partida perfeito para qualquer novo leitor de quadrinhos.

Mysterio será um herói em Homem-Aranha: Longe de Casa... Ou não


Embora Jake Gyllenhaal tenha sido confirmado como Quentin Beck/Mysterio em Longe de Casa, o mistério sobre seu personagem no MCU, segue. Considerando a sua origem, que agora você conhece, não surpreende. Nos trailers ele aparece perseguindo os vilões conhecidos como Elementais. Parece uma combinação confusa, pois os Elementais não têm associação prévia com o Homem-Aranha nos quadrinhos.

Arqui-inimigos de N'Kantu, a Múmia Viva, os Elementais eram um grupo de seres imortais agindo como avatares dos elementos Fogo, Ar, Terra e Água. Eles se mostrariam grandes inimigos do Doutor Estranho, não do Aranha. Como resultado do estalo de Thanos, e da viagem no tempo dos Vingadores, o multiverso pode ter sido aberto? É a ideia que fica no ar.

Mysterio diz ser da realidade alternativa, e está na Terra procurando os Elementais. Como ele não pode fazer isso sozinho, começa a trabalhar com Nick Fury, que traz o Homem-Aranha para ajudar. Dada sua aparição em Amazing Spider-Man #13, fica ainda mais na cara que apesar da confusão -proposital- no fim do dia Mysterio será revelado como vilão do filme.

... Ou sim (e por que isso aconteceria?)


Ainda tem outro argumento das HQs que apoia Mysterio sendo revelado como vilão no filme.

Pouco depois do Homem-Aranha ser acusado por uma série ​​assaltos, Mysterio se apresenta como novo herói mascarado com poderes capazes de levar o teioso à justiça. Quando os dois se enfrentam na ponte do Brooklyn, Parker se vê numa situação difícil. A fumaça registrada do vilão enfraquece o Sentido Aranha, derrete suas teias e impede de tocar o "bruxo".

Fugindo da cena, ele consegue (como Peter Parker) plantar um dispositivo de rastreamento no Mysterio enquanto o "herói" se vangloria da vitória para imprensa. Lutando contra o Mysterio pela segunda vez ele finge ser vencido, e implora para Mysterio explicar como conseguiu derrotá-lo.

Mysterio, besta que só ele, se gaba de como elaborou fórmulas químicas para enfrentar os poderes do Homem-Aranha. Mais ainda: ele revela ter usado os conhecimentos de Hollywood para se passar pelo Spidey e incriminá-lo nos roubos. O Homem-Aranha então ataca Mysterio e revela ter gravado toda a conversa.

Embora não seja uma adaptação direta dessa história do Homem-Aranha, um clássico, dá para ver que a ideia do Mysterio fazer algo assim no filme soa bastante real, não? Ainda mais levando em conta uma das cenas pós-créditos (aviso: SPOILERS). O que será que será? Vamos descobrir no dia 4 de julho, quando Homem-Aranha: Longe de Casa chegar aos cinemas.

Via CB e Screen Rant

Sobre Bruna

Publicitária. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Se a Bahia fosse um anime, Ivete Sangalo seria a protagonista.

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.