Header Ads

 

O Rei Leão: 5 coisas que você precisa saber antes de assistir a nova versão do filme

The Lion King 2019

Nesta quinta-feira (18) chega aos cinemas um dos filmes mais aguardados do ano: O Rei Leão. Não, você não bateu com a cabeça e acordo de novo em 1994. Entretanto sim, o remake está entre nós, sendo a nova investida da Disney em adaptar os clássicos da animação para live-action. Por isso após o guia para assistir Homem-Aranha: Longe de Casa, decidimos fazer mais um. Veja cinco coisas que você precisa saber antes de voltar para África com Simba & cia.




1) Relembrando o clássico

The Lion King 2019

O Rei Leão foi a 32ª animação produzida pela Walt Disney Pictures. Lançado em 1994, o filme saiu de cartaz como a maior bilheteria do ano, e a segunda maior da história do cinema, perdendo apenas para Jurassic Park. A direção foi de Roger Allers (O Bicho Vai Pegar) e Rob Minkoff (Stuart Little 1 e 2). No roteiro, um time de estrelas: Linda Woolverton (Malévola e Malévola: Dona do Mal), Irene Mecchi (Hércules, O Corcunda de Notre Dame) e Jonathan Roberts (Monstros S.A.).

A história traz um dos roteiros mais emocionantes dos anos 90. O Rei Leão narra a jornada de Simba (Matthew Broderick), futuro sucessor de seu pai, Mufasa (James Earl Jones). Mufasa comanda as Terras do Orgulho, mas tudo muda quando ele é assassinado. Sentindo-se culpado, o Simba foge sem saber que a morte de seu pai foi orquestrada pelo seu tio Scar (Jeremy Irons), que planeja tomar o trono.

O sucesso de Rei Leão foi além dos US$ 968, 4 milhões de bilheteria global. O filme foi indicado em 21 categorias de diferentes premiações entre 1994 e 1995. 

2. Para o novo filme, outro elenco de estrelas

The Lion King 2019

Para produzir a adaptação de um clássico absoluto como O Rei Leão, a Disney não poupou mais um elenco de estrelas. Com isso ganhamos um elenco original de dubladores para tirar o chapéu, mesmo se você não tiver um. Afinal, com grandes filmes vêm grandes expectativas e pressões do público. Só gente bonita e talentosa! Se o brilho dessa constelação cegar você, cubra os olhos.

  • Donald Glover (Homem-Aranha: De Volta ao Lar) é Simba
  • Beyoncé Knowles-Carter é Nala
  • Alfre Woodard (Luke Cage) é Sarabi
  • James Earl Jones (Rogue One: Uma História Star Wars) é Mufasa
  • Chiwetel Ejiofor (Doutor Estranho) é Scar
  • John Oliver é Zazu
  • JD McCrary é Simba (filhote)
  • Shahadi Wright Joseph (Nós) é Nala (filhote)
  • John Kani (Pantera Negra) é Rafiki
  • Billy Eichner (American Horror Story) é Timão
  • Seth Rogen (Kung Fu Panda) é Pumba
  • Florence Kasumba (Mute) é Shenzi
  • Keegan-Michael Key (Toy Story 4) é Kamari
  • Eric André (A Noite é Delas) é Azizi

Por ser também um marco da dublagem no Brasil, não espanta que exista um grande interesse em ver o filme dublado. Se você está em dia com as notícias, já sabe da polêmica. Caso contrário, a gente te explica: o time de dubladores do remake é diferente da animação de 94. Veja a relação de vozes e personagens dos dois filmes.

  • Simba - Garcia Júnior (1994) e Ícaro Silva (2019)
  • Nala - Carla Pompílio (1994) e Iza (2019)
  • Sarabi - Maria Helena Pader (1994) e Graça Cunha (2019)
  • Mufasa - Paulo Flores (1994) e Saulo Javan (2019)
  • Scar - Jorgeh Ramos (1994) e Rodrigo Miallaret (2019)
  • Zazu - Págua Moreira (1994) e Marcelo ‘Salsicha’ Caodaglio (2019)
  • Simba (filhote) - Patrick de Oliveira (1994) e João Vitor Mafra (2019)
  • Nala (filhote) - Roberta Madruga (1994) e Carol Roberto (2019)
  • Rafiki - Pietro Mário (1994) e João Acaiabe (2019)
  • Timão - Pedro Lopes (1994) e Ivan Parente (2019)
  • Pumba - Mauro Ramos (1994) e Glauco Marques (2019)
  • Shenzi - Carmen Sheila (1994) e Carol Crespo (2019)
  • Ed - Jimmy Cummings* (1994) e Robson Nunes (2019)
  • Banzai - Hércules Franco (1994) e Thiago Fagundes (2019)

(*O personagem não recebeu dublagem nacional)

3. Quem comanda a nova versão

Jon Favreau Iron Man

Agora você conhece os diretores do Rei Leão Original. E o diretor da nova versão? Pois você também conhece ele: Jon Favreau. Prata da casa, Favreau dirigiu Homem de Ferro 1 e 2, e Mogli - O Menino Lobo, um dos live-actions que mais superou as minhas expectativas.

Por algumas vezes eu já disse isso: salvo os filmes de Malévola, eu realmente não ligo para os live-actions da Disney. Então eu assisti Mogli por pura curiosidade - a dublagem de uma certa serpente. O resultado final me surpreendeu, pois as minhas expectativas eram bem água de salsicha. O filme é muito bom, recomendo assistir pelo menos uma vez.

4. A trilha sonora continua boa?


O Rei Leão é muito lembrado pela trilha sonora, pois os envolvidos entendem do que fazem. Hans Zimmer já compôs de tudo dessa vida, indo desde O Gigante de Ferro a Missão: Impossível 2 e X-Men: Fenix Negra. Mark Mancina é autor das trilhas de Tarzan 1 e 2 e Moana. A lista fecha com Jay Rifkin (Dias de Trovão) e Chris Thomas, que trabalhou com bandas como Pink Floyd e Sex Pistols.

Isso sem falar dele: Elton John. Se o elenco fez sucesso cantando músicas como Hakuna Matata, o cantor britânico fez história com Circle of Life, I Just Can't Wait to be King e a lendária Can You Feel the Love Tonight?. A música venceu apenas o Oscar, Globo de Ouro e Grammy.


O time de 2019 está reduzido, porém não menos brilhante. Hans Zimmer retorna, trabalhando junto com o rapper e produtor Pharrell Williams. O cara de "Happy". Mais uma vez o elenco solta a voz, mas ela é a estrela - Beyoncé. "Spirit" é uma música maravilhosa, com um dos clipes mais bonitos dos últimos anos. É a celebração de toda cor, talento e beleza que a África e os negros tem, e nós não valorizamos.

5. .... Era "sexo" escrito no céu?

The Lion King 2019

Nosso guia não poderia fechar sem um aviso: fique de olho se o remake terá uma de suas cenas mais controversas. Eu aposto no "não". Bruna, cena polêmica em O Rei Leão? Pois é, ela existe e a razão é no mínimo inusitada.

No filme de 94 existe uma cena onde Timão, Pumba e Simba estão olhando as estrelas a noite. Simba então se levanta, anda até a borda do precipício e cai no chão, levantando uma núvem de poeira. Há quem diga que a palavra formada pela nuvem é sex, ou sexo em português. Ao Screen Rant, um dos animadores explicou que não é bem isso.

O animador Tim Sito disse que a palavra formada pela nuvem é SFX, de efeitos especiais, ou seja, é literalmente um "easter egg interno" onde a equipe fez referência a si mesma. A Disney viria a retirar a nuvem da discórdia nas versões lançadas em 2003 e em DVD, porém não exatamente impediu que a história virasse uma lenda urbana. E famosa.

Convenhamos, não é o easter egg mais inteligente do mundo. Em compensação, é um detalhe que os pais adoravam apontar como "coisa do diabo". Ah, as memórias.

O Rei Leão (2019) estreia nos cinemas nesta quinta-feira (18). Hora de levar a sua nostalgia para dar um passeio. Ou de desbravar uma das histórias mais famosas do cinema, em nova versão com tudo de melhor que a tecnologia pode oferecer.

Sobre Bruna

Publicitária. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Se a Bahia fosse um anime, Ivete Sangalo seria a protagonista.

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.