Header Ads

 

#SDCC2019: analisando os anúncios da Marvel Studios (Parte 1)

Marvel Studios SDCC 2019

Novamente a Marvel Studios venceu a San Diego Comic-Con. Com final da Saga do Infinito, a Casa das Ideias lotou o Hall H, afinal ninguém queria perder os anúncios da Fase 4. Teve rumor que virou realidade, surpresa que realmente surpreendeu, hype, perguntas respondidas e outras 50 milhões que ficaram no ar. Por aqui, vamos dar uma analisada no que tudo isso significa pra gente. Vem comigo.




A hora certa de apostar em outro formato

Marvel Studios SDCC 2019
A Fase 4 tá bastante interessante, diferente, e ainda assim bem Marvel Studios 

Misturar a Fase 4 com filmes e séries parece esquisito, mas não é. É um formato diferente, mas o caminho até aqui sustenta a ideia: em fevereiro foram canceladas Jessica Jones e Justiceiro. Essas eram as últimas séries da Marvel na Netflix, caindo após Punho de Ferro, Luke Cage, Demolidor e Defensores. Agents of Shield foi cancelada nessa SDCC: a série está na sexta temporada, e termina na sétima.

Nesse meio tempo a Marvel Studios vai anuncia séries! Com o grau de produção e elenco do cinema do MCU. Zero surpresas. Ao comprar as propriedades da Fox, a Disney adquiriu duas plataformas de streaming: ESPN+ e Hulu, onde já é exibida Marvel's Runaways. No futuro o Hulu vai receber as séries do Hellstorm e do Motorista Fantasma.

A hora conveniente de apostar em representação

Marvel Studios SDCC 2019
Quando eu acordei e soube que a Angelina Jolie estava mesmo no elenco de Os Eternos, quase gritei o SAMU

Poucos estúdios escalam atores tão bem quanto a Marvel Studios, mas se você parar e analisar, não é um elenco diverso em etina e raças. São asiáticos, negros e mulheres aqui e ali, mas nunca de fato em um papel principal. Isso rendeu muita crítica. Esse ano o sucesso de Capitã Marvel mostrou que dá para ganhar dinheiro com filmes de heroínas, mesmo com as polêmicas envolvendo a Brie Larson.

Nos últimos anos surgiram movimentos como Time's Up e Me Too. O público passou a falar mais sobre representação. Tem gente lutando por isso diariamente, como a diretora Ava DuVernay. Então agora, com esse caldeirão, a Marvel Studios mudou a estrutura do MCU... Curioso.

Rachel Weisz é britânica. Salma Hayek é mexicana. Lauren Ridloff é negra. Tem Angelina Jolie. Temos negros e asiáticos em papeis destacados! E tem a primeira personagem LGBTQ: a Valquíria. A rainha da Nova Asgard e é bisexual, e segundo a Tessa Thompson, ela está procurando por uma rainha... Justo quando a Natalie Portman volta como Thor. Num filme de nome "Love and Thunder".

Hmm.

Um futuro sem Vingadores

Marvel Studios SDCC 2019
Na SDCC da vida eu sou o Taika Watiti

Outra característica estranha da Fase 4 é a ausência de um filme dos Vingadores. Bruna, mas como assim!? É exatamente isso. O Feige confirmou essa informação falando com a IGN gringa, e por sua vez confirmando uma teoria pós-painel que eu tinha soltado para o Renan. É uma decisão estranha? É. Só que ao mesmo tempo é uma decisão que faz sentido, tem contexto e mais do que isso: é uma baita sacada.

No vídeo ele diz que a "Fase 4 é sobre começos, e descobrir coisas novas sobre os personagens que você já achava conhecer". É uma ideia muito misteriosa, mas compreensível, pois tudo que vier logo após Vingadores: Ultimato, ficará na sombra do final da Saga do Infinito. 

Surfando na onda de 2 bilhões de dólares

Marvel Studios SDCC 2019
Pelo menos uma coisa boa o Thanos fez

O eco de Ultimato vai durar muito. Se bobear, vira campanha para o Oscar. Afinal, o resultado de 10 anos não acaba em dez minutos. Agora, se você pega um novo elenco de Vingadores e apresenta no ano seguinte, você deixa de surfar o máximo na onda de Ultimato. Você deixa ainda de responder perguntas, contar outras histórias, e jogaria um caminhão de pressão dos fãs nas costas desse grupo.

Então faz todo a Fase 4 não ter filme dos Vingadores. Os Vingadores como eu e você conhecíamos morreram - heh. O MCU viver uma vida sem Vingadores não é impossível, mas que isso seja "para sempre", eu também não aposto. Mas se eles não vão aparecer agora, quando será? Com isso caímos em outra questão: a Fase 4 será um organismo independente, ou interligado?

Mas então... Ainda está tudo realmente conectado?

Marvel Studios SDCC 2019
"What If" é uma frase clássica do Universo Marvel, e uma que traduz bem o status da Fase 4

Um traço marcante do MCU é ter uma continuidade muito bem feita, que outros estúdios tentaram e não conseguiram copiar. Pensar nisso me leva ao ponto mais interessante: qual será a dinâmica da Fase 4? A resposta já veio parcialmente na SDCC, e tomara que venha mais em agosto, na D23.

Cada trilogia criou o seu microuniverso. E todos eles se conectaram a um macroverso - os filmes dos Vingadores. Às vezes você pode até achar uma ligação entre trilogias diferentes. Daí veio a Fase 4 dividida entre filmes e séries, e a dúvida: tá tudo conectado ou não? Três hipóteses surgiram disso:

  1. Sim, a Fase 4 é toda conectada, independente de serem obras de formatos diferentes;
  2. Não, a Fase 4 não tem conexão entre si - hipótese essa que já é parcialmente falsa;
  3. A Fase 4 terá conexões mais curtas, como filme/filme, série/série, filme/série ou série/filme;
  4. Fase 4 é um mix de conexões e produções independentes.

Trilogias ainda vão existir, pois Capitã Marvel 2, Pantera Negra 2 e Guardiões da Galáxia Vol. 3 foram confirmados. Heh, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura já é uma sequência. Por um lado não teremos Vingadores amarrando as pontas, por outro, uma forma bem interessante de fazer isso pode ser revelada.

Hoje sim, hoje não, hoje talvez

Marvel Studios SDCC 2019
Mahershala Ali, vencedor de dois Oscars, é o novo Blade. Blade! Grande dia

A Fase 4 é uma era de começos e espiadinhas por novas perspectivas. E de algumas "inconsistências" curiosas. Começamos tropeçando em Blade: o filme foi anunciado, mas não é parte da Fase 4. Isso me faz acreditar que informações da Fase 5 podem sair ainda esse ano. O Quarteto Fantástico é uma possibilidade, mas não se sabe para quando.

Loki mostrará o que aconteceu com ele após Ultimato. O mesmo vale para WandaVision, mas tem um : o Visão morreu em Guerra Infinita. Falcão e Soldado Invernal será o começo da jornada de Sam Wilson rumo a ser o novo Capitão América. Então está claro que os Vingadores voltarão, só não vai ser agora.

Thor saiu em aventura com os Guardiões. Thor: Love and Thunder se passará antes de Guardiões da Galáxia Vol. 3. Com Natalie Portman como Thor. O que Os Eternos fazem nesse balaio? Já circulou o rumor de ser o pézinho para entrada dos X-Men no MCU. O elenco é ótimo para gastar num filme só, o que renderia um buzz negativo: de como o MCU levou anos até incluir diversidade racial, só para jogar pela janela em dois tempos.

A inconsistência (?) mais intrigante

Marvel Studios SDCC 2019
Arte conceitual do filme da ruiva, onde ela enfrenta o Taskmaster numa ponte, à noite

Eu ainda não quero falar demais sobre o filme da Viúva Negra por motivos óbvios: ainda teremos a análise completa e apenas desse anúncio. Mas algumas coisas podemos, e teremos que falar aqui. A primeira e mais básica: a Natasha morreu em Ultimato. Então na teoria, tudo que vier no filme solo é prequel... Ou não.

Na terça-feira (22) a Scarlett concedeu entrevista ao Good Morning America, e a repórter perguntou o que todo multiverso quer saber: se a ruiva tá viva ou não. A desconversada da atriz foi gigante, e a pergunta ficou sem resposta. Vamos falar desse *porém* depois. Uma coisa é certa: um único filme é muito pouco para grandeza da personagem. Ao mesmo tempo, é muita coisa, considerando o tanto que a Natasha foi boicotada pela Marvel Studios.

Esses detalhes são consistentes, mas eu sei o motivo. O primeiro é a pura falta de informação sobre a trama do filme. Então juntando isso com os outros, eu não sou trouxa. Até me dizerem o contrário a Viúva Negra morreu sim. E por que caralh*s ela ganhou um filme solo agora? Vamos descobrir em breve... Eu acho.

Sobre Bruna

Publicitária. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Se a Bahia fosse um anime, Ivete Sangalo seria a protagonista.

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.