Super Mario Maker está de volta, para alegria dos fãs ansiosos em explorar todas as possibilidades de Super Mario Maker 2. Com a crítica considerando uma grande expansão de um dos melhores jogos de Nintendo Wii U, bate o empolgou e a dúvida: como você pode começar com pé direito e tirar o melhor proveito da experiência inicial? As sete dicas que nós trazemos hoje dão a resposta.




O modo história é um ótimo tutorial

O coração de Super Mario Maker 2 são as ferramentas de construção de níveis. Entretanto, o novo jogo ganhou um modo história com a Toadette, e uma trama que envolve construir um novo castelo para Peach. O modo história pode enganar um pouco, mas ele é o melhor tutorial para Mario Maker que você poderia esperar.

Tá certo que ele não segura a sua mão e ensina as ferramentas do modo construção, o que não é um problema. Elas são intuitivas o bastante, e se você quiser, existe muito conteúdo de tutorial escrito. Por outro lado, o modo história te oferece uma visão começo/meio/fim do que cada elemento de fase pode fazer em mais de 100 níveis projetados com as ferramentas do jogo.

Esses níveis são literalmente uma masterclass, pois são desenvolvidos pelos maiores especialistas de Mario na Nintendo. Não é bem um "curso tradicional de Mario", nem mesmo tem a duração que era de se esperar nesse caso. Ao invés disso, cada nível é baseado em um truque construído a partir das ferramentas oferecidas ao jogador, dando um exemplo de como um item pode ser melhor utilizado.

Use o touch screen e mesmo uma stylus

Super Mario Maker começou como um jogo de Wii U, o que significa que ele foi projetado com uma tela touch screen em mente. A Nintendo trabalhou muito para criar e refinar certas opções de controle mais tradicionais, mas a tela por toque ainda é a melhor opção para usar o máximo do jogo.

Com um pouco de prática você ficar muito melhor com os controles tradicionais, que a princípio são meio complicados. A memória muscular vai ajudar a fazer coisas mais rápido, mas nada se compara a usar a tela touch screen. Dado tamanho da tela no Switch, Mario Maker poderia ser o primeiro jogo a realmente vender uma stylus, a caneta que você pode utilizar ao estilo de um palm top. Lembra dele?

A opção oficial de stylus não é obrigatória, entretanto. Existe uma série de canetas stylus compatíveis com o Switch que você pode encontrar online.


Comece simples, é um bom jeito de aprender as ferramentas

Você terá muito para se preocupar em Super Mario Maker 2, então não esqueça de fazer o modo história. Ele dará algumas ideias de níveis, pelos motivos que a gente comentou lá no item acima. Uma vez que você começar a fazer, a melhor coisa a se fazer é começar simples

Pense em criar uma área relativamente simples - do ponto A ao B, talvez com um único desvio para uma subzona através de um tubo. Você também pode considerar fazer uma sala de chefe fechada com um personagem como Boom Boom para enfrentar como desafio antes do final.

Resumindo: faça algo que seria possível encontrar no primeiro mundo de um jogo de Mario. Esses níveis podem não ser empolgantes se comparados a outros, cheios de mecânicas mirabolantes, mas elas são ótimos para sitar você em como criar coisas mais complicadas

Leia as descrições dos itens

Você obviamente já sabe o que um super cogumelo faz. Ou uma flor de fogo. Mas uma coisa a se ter em mente é como cada item pode ser ajustado quando estiver em jogo.

Ao colocar um item, pressione e segure para revelar os efeitos e opções adicionais que ele possui para como pode ser usado. Um super cogumelo com asas pode voar pela fase, ou ter um paraquedas e cair lentamente. Você pode combinar isso com outros efeitos únicos e obter ainda mais resultados. Um exemplo? Um cano que cospe um super cogumelo voador, ao invés do normal.

A maioria dos itens no jogo pode ter suas descrições reveladas, mas não fica só nisso. Você pode até pressionar e segurar para decidir coisas sobre o jogador - como iniciar o nível de Super Mario ao invés do Mario pequeno, ou com um poder de invencibilidade. Veja quais efeitos você pode aplicar a cada elemento do nível e isso ajudará você a criar algo mais exclusivo.


Combine objetos, os resultados podem surpreender

Uma vez que você se sentir mais confiante com as suas habilidades criativas, experimente combinar objetos para criar uma experiência diferenciada. Alguns dos resultados podem te surpreender.

Pegue a nova Garra de Balanço (Swinging Claw), por exemplo. É um item bem versátil. A princípio ela é usada para pular, balançar nela para os lados e ganhar impulso, e depois pular livremente para uma plataforma, outra garra ou um novo desafio. O que você talvez não tenha percebido é que a garra pode ser usada de formas indo além disso, entretanto.

Esse detalhe vale para quase todos os itens, então para descobrir as possibilidades, a dica é testar as combinações. Digamos que você combinou a garra com a Esteira. O resultado pode ser uma garra em movimento, tornando ela mais difícil de ser alcançada. Ou uma garra que mandará você para morte, caso o pulo não seja no tempo certo.

Cada tema tem diferenças sutis, com itens ligeiramente diferentes

Super Mario Maker 2 dá acesso aos mundos e itens de Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. O jogo também tem uma releitura 2D da ação 3D de Super Mario 3D World. Ao todo são cinco estilos diferentes de Mario.

Embora o estilo escolhido por você seja, em parte (e sem dúvida), motivado pela nostalgia e estilo, é uma séria dica considerar o que cada estilo deixa à sua disposição. Existem diferenças nos power-ups, como entre a Tanooki Tail de Mario 3 e o New Mario's Propeller Hat. Existem também as diferenças mecânicas.

Por outro lado, certos itens e estilos tem diferenças menos sutis. A corrente do Chomp Chomp pode ser esmagada para libertar a fera, mas apenas no estilo New Super Mario Bros., pois é o único onde o Mario tem acesso a movimentos como o Ground Pound e o Wall Jump. Confira todos e mantenha em mente: o estilo do 3D World é muito diferente, e o resultado é praticamente um jogo totalmente diferente.


Lembre das regras de ouro do level design de Super Mario

Dado o número de ferramentas oferecidas em Mario Maker, é muito fácil exagerar no preenchimento de um nível com um monte de coisas. Tente não fazer isso. Lembre-se das regras de ouro:

  • Não construa algo frustrante
  • Evite becos sem saída
  • Tente manter o equilíbrio entre o número de inimigos e power-ups

Não esqueça o lema da Nintendo para construção de níveis de Mario: utilize moedas, power-ups e flechas, direcionando e atraindo o jogador para as partes chave do seu nível. Procure criar o seu nível em torno de uma ideia forte, que evolua e mude a medida que o jogador avance. Siga esta dica e em breve você estará obtendo classificações positivas dos outros jogadores. Ou você pode criar o desafio da morte. Você decide e escolhe o final.

Texto traduzido e adaptado do VG247