Header Ads

 

Mulan trouxe honra e motivos para se apaixonar pelo primeiro trailer do live-action


A Disney lançou no domingo (7) o primeiro trailer de Mulan. O live-action promete adaptar uma das animações mais queridas da Casa do Rato, com Liu Yifei no papel principal. Depois dos fãs muito se perguntarem sobre o que viria por aí, a resposta não poderia ter sido melhor. A primeira espiadinha no live-action de Mulan trouxe honra e motivos para gente se apaixonar. Então vale um Comentando mais do que especial sobre o trailer.





A beleza do militarismo asiático


Pode ser um ponto estranho de destacar, mas é um que logo chama atenção. Nos poucos segundos os quais os soldados chineses aparecem, seus uniformes são muito bonitos e marcantes. Eles seguem a estética da dinastia Tang, era na qual a maior parte do poema sobre Mulan foi composto. Você pode ver isso em todos os guerreiros, principalmente quando arqueiros estão com os arcos virados para o ar. O uso do vermelho foi correto e bem dosado, criando um contraste lindo e bem vivo.

A beleza da estética asiática


A estética asiática das eras medievais em geral é belíssima, seja ela da China ou Japão - os países mais retratados em produções de TV ou cinema. No trailer de Mulan, a área mais humilde é mostrada de um jeito simples, mas caloroso. Na casa da personagem as roupas apostam em tons sóbrios, sem variar demais nas cores ou modelos dos tecidos. A iluminação é basicamente toda fornecida pelo sol. Dá para notar algumas flores ao fundo, que dão ao cenário um jeito mais "lar doce lar".

Quando vamos para área mais rica, os cenários mudam. A paisagem é mais aberta, verde, pois os ricos podem bancar um jardim pessoal. Nos ambientes internos quem manda é o ouro e a quantidade de lanternas, deixando tudo mais iluminado e pomposo. Os figurinos são mais detalhados nas cores e desenhos dos tecidos. Os penteados são mirabolantes, e a maquiagem marca presença.

Mais do que uma história de sereias e anões



Eu realmente não gosto dos filmes de princesa da Disney, salvo alguns mais recentes como FrozenValente, os quais eu não assisti. (mesmo gostar da premissa) Eu realmente não dou a mínima para Branca de Neve, Princesa Sereia e etc. Só que mesmo não sendo realmente fã do Rato, ele fez umas animações que eu gosto, incluindo Mulan. Um dos motivos é o tema, que eu adoro: história.

Hua Mulan é uma das mulheres mais lendárias da China Antiga, mesmo sem existir prova de que ela realmente viveu. Mesmo assim, os contos sobre as suas ações heróicas se encontram preservados num texto antigo, do século VI da nossa era, cujo nome eu acho bem bonito: A Balada de Mulan. Dando uma olhada no Google, você percebe que a história da Mulan é mais triste, porém interessante do que a Disney deu a entender. Seria a hora de mostrar isso no live-action?

... Espera aí!


Mesmo sem o Mushu, uma triste ausência sentida, duas coisas me chamaram demais a atenção. Uma é que o Mushu pode até nem aparecer, como pode aparecer em forma humana. Isso é mais um palpite meu, mas não me surpreenderia. Outro detalhe, esse sim que fez o coração tropeçar umas duas ou três batidas, foi ver a Mulan lutando como mulher no meio do exército.

Ver a Mulan lutando como ela realmente é, uma mulher, já no primeiro trailer, foi a fisgada certa para o coração tiete. É uma cena linda, cheia de significado. Mulan luta de igual para igual, mostrando os traços femininos, o cabelo ao vento. Ela gira a espada e para em pose de vem tranquilo sem afobação, fazendo mais ou menos uns dez soldados frearem ao ver que ela, bem ali. É por um caminhão de distância a cena mais bonita do trailer inteiro.

Palpite apressado?


A Disney pode, sem nenhuma dificuldade técnica, transformar Mulan num filme de elementos reais e mágicos. Só que ao assistir o primeiro trailer eu fiquei pensando: será que esse vai ser o caso? Não que a animação tenha magia, mas ela tem sim, as liberdades que uma animação proporciona se você fizer um filme com "humanos de verdade".

Vendo o primeiro trailer, a impressão que passa é de que Mulan será sim, adaptação da animação de 98, porém muito mais com uma pegada histórica, e a alma Disney-esca, do que apenas ter a alma do Rato. Pode ser sim, muita pressa da Pessoa que Vos Fala™ dar um palpite desses, mas agora já foi, ha.

Mulan vem para fazer história, chutar bundas e conquistar corações em 2020, em data ainda a definir. Mas é certo que a gente já está no aguardo. E que tem esse lindo poster para acompanhar.

Sobre Bruna

Publicitária. Mini Wikipedia de Scarlett Johansson Facts™. Se a Bahia fosse um anime, Ivete Sangalo seria a protagonista.

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.