Header Ads

 

Waka Talk: o que fazer quando se aposentar dos games?

Olá, tudo bem? Mais uma semana se passou e é hora de falarmos de algo, enquanto o tempo e destino não trollam os afazeres. Se o tema aposentadoria lhe faz pensar sobre o vampirão Temer tirando o sonho da aposentadoria ou pensar se a Reforma da Previdência te garante aposentadoria sonhada e pras futuras gerações, vamos falar é de um mundo onde a aposentadoria pode ser muito precoce e ai vem a dúvida: dominó na praça ou tenho vida ainda?


Quando um gamer se aposenta?

De modo geral os pro players não possuem um tempo minimo ou máximo de carreira para definir quando se aposentar do competitivo. É algo mais pessoal do que ditado por leis, afinal, você pode ter três anos mágicos ganhando tudo e então resolver parar se esse período foi o suficiente e você sentiu vontade de parar.


Pegando exemplo na FGC vamos competidores com seus 16 anos, em geral a idade minima para participarem de grande torneios, e ao mesmo tempo ainda vemos competindo jogadores como Alex Valle e Sakonoko, já com idade em volta aos 40 e mais de 30 anos de carreira, sem falar que Valle tem empresa pra cuidar e Sako uma família pra criar e seguem na ativa.

Quais os rumos ao parar?

Ver como Daigo estava com pensamentos bem negativos sobre ele quando resolver parar de jogar, fez pensar nas possibilidades para seguir nesse ramo quando decidir parar de jogar competitivamente. É inacreditável que um dos maiores jogadores de Street Fighter de todos os tempos sinta que, quando parar, ele será esquecido e sumirá.


Dentre algumas ideias possíveis, o chat da sua streaming deu algumas sugestões e ele comentou como se via nelas. Dois caminhos talvez sejam os mais comum de pensarmos que são professor (ou no popular a palavra da pseudo profissão, coach) e streamer.

Tem sido bem comum vermos a segunda vingar entre os jogadores, até como carreira secundária enquanto estão no competitivo, afinal, pense em um jogador que você gosta e lembre se ele faz lives? Possivelmente sim como por exemplo FalleN.

Zigueira
No ramo de ensinar os outros, em teoria, todos podem fazer mas nem todos possuem habilidades para isso. Ensinar os outros nos ajuda a crescer também, contudo ensinar é algo bem difícil. Voltando no ramo das streamings, um dos últimos jogadores a se aposentar e seguir como streamer do seu time foi Léo "ziG" Duarte, o Zigueira, na Team Liquid.

E como é a carreira enquanto na ativa?

Como profissão o ciber atleta não tem uma regulamentação própria e pode ser enquadrado pela Lei Pelé, que garante o passe livre aos atletas de futebol, conteúdo, não é definido o conceito de esporte e assim os pró-players podem usar os mesmos parâmetros.

Contudo mesmo sem uma legislação própria, um ponto é óbvio, existe o vinculo trabalhista e assim ou temos um contrato para exercer a atividades com pontos combinados entre as partes, ou mesmo, a CLT e assim ter direitos trabalhistas e ao menos salário mínimo como remuneração além de 40% do salário como bonificação de direitos de imagem.

Esse dia foi sofrido na live do Sakonoko

Um das medidas comum estão com as empresas dos games fazendo a legislação da sua modalidade (game) como a Ubisoft com Rainbow Six Siege e a Riot Games com o League of Legends. Em 2017 por exemplo, a Riot entrou em acordo com a Associação Brasileira de Clubes de eSports (ABCDE) estabeleceu que todos os jogadores e treinadores deveriam ter registro em carteira segundo matéria do Versus.

E diante de tudo isso de forma resumida, é sempre bom termos algum Plano B nas nossas carreiras por dois motivos: em caso de alguma revirada na carreira que faça você parar e/ou mesmo para quando parar, ter algo do qual saiba fazer para manter uma rotina. A falta de alguma rotina ou sentir-se útil fazendo algo é perigosa demais para a mente, e mente vazia...

#TBT

Os retornos de Aladdin e O Rei Leão com um live action e uma animação realista, respectivamente, nós tivemos também tivemos a revelação que os clássicos games lançados na era dos 16 bits serão relançados, a versão de Super Nintendo, e com isso poderemos voltar no tempo sem o uso do nosso velho guerreiro ou o Stand dele, se é que você me entende caro Luffy.

Com esse anuncio vamos recordar nossa lista de games do especial dias das criança, onde um desses clássicos, se fez presente.


Até semana que vem.

Sobre Renan

Gamer que joga, escreve para gravar e a vida lhe fez fazer tudo que nunca pensou em fazer. Perito na discórdia por ter opinião, Renan também disse que nunca se referir a si mesmo na terceira pessoa por fugir da fama. Renan vem fazendo bem isso ¯\_(ツ)_/¯

Siga no Twitter!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.