A segunda-feira (21) ficou ainda mais especial: saiu o trailer final de Star Wars: A Ascensão Skywalker! Conforme prometido, a espiadinha no filme de JJ Abrams foi divulgada durante o jogo New York Jets x New England Patriots, na badalada noite do futebol norte-americano. Além de ser o retorno de JJ Abrams à direção de um filme da franquia, A Ascensão Skywalker encerra alguns ciclos: o filme é o fim da saga Skywalker e da trilogia atual, iniciada em O Despertar da Força e continuada com Os Últimos Jedi. Prepare o coração e solte o play:

"Finais são o que mais me assustam", Abrams admitiu. "Trata-se de encerrar esse assunto de uma maneira que seja emocional e significativa, e também satisfatória em termos de realmente responder a [tantas] perguntas quanto possível. Portanto, se daqui a alguns anos alguém assistir a esses filmes, todos os nove, estará assistindo uma história o mais coesa possível."

Em agosto, durante a D23 Expo, Abrams deu mais alguns detalhes sobre o que esperar do filme. "Ele não começa imediatamente após o anterior", disse o diretor. “Algum tempo se passou. Este filme é uma aventura na qual o grupo vai unido. Uma das melhores coisas de começar a trabalhar no filme é a dinâmica entre todos os personagens. Eles são incríveis juntos, e é algo que estou animado para todos vocês verem."

Tal como acontece com todo trailer de Star Wars, os fãs já estão analizando cada detalhe, e o que eles podem significar. E se estão confusos com o retorno do Imperador Palpatine, Abrams explica o seu raciocínio para o retorno do vilão aparentemente morto em O Retorno de Jedi.

"Algumas pessoas acham que não devemos revisitar a ideia de Palpatine, e eu compreendo isso", diz Abrams em entrevista à Empire Magazine. "Mas se você está vendo os nove filmes como uma história, não conheço muitos livros em que os últimos capítulos não têm nada a ver com os que vieram antes. Se você olhar para os oito primeiros filmes, todas os cenários de como estamos no [Episódio] IX estão à vista. "

Abrams entende que as expectativas de encerrar a saga Star Wars são grandes, e que os fãs podem ser bem intensos ao expressar seus sentimentos sobre a franquia. Ainda assim, o diretor está curtindo o momento e tentando não se abalar com a pressão.

"Foi um presente trabalhar com essas pessoas e personagens novamente. Eu não achava que isso iria acontecer de novo... Esse final, que é uma coisa tão importante para todos nós, foi de longe a coisa mais desafiadora em que já trabalhei ”, completou Abrams.


Star Wars: A Ascensão Skywalker estreia no Brasil em 19 de dezembro. Confira abaixo os dois novos pôsteres divulgados:


Via CB (1) e (2)