O sumiço do Batman é um dos maiores mistérios do Arrowverse, e especialmente em Batwoman - poderia o Morcegão ter desaparecido por que se recusou a parar de procurar por Beth Kane? A nova série do CW começou com Kate Kane (Ruby Rose) voltando para Gotham e descobrindo o quanto a cidade caiu após o desaparecimento do Batman três anos atrás. Aos poucos está ficando claro que o vigilante tem atuado em Gotham por pelo menos 10 anos, e até mesmo uniu a Bat-família - incluindo pelo menos um Robin.

Wayne desapareceu misteriosamente, fazendo Gotham entrar em colapso e virar um playground de criminosos. Desde então até alguns "sósias" apareceram para tentar assumir o posto, mas os esforços falharam com honra e mérito. Sendo assim, vem a pergunta de 1 milhão de dólares: onde está Bruce Wayne e seus aliados na vida de combate ao crime? Existem alguns pontos de uma teoria que vale a pena ser considerada.



1) Batman estava investigando o desaparecimento de Beth Kane


É razoável supor que o desaparecimento do Batman no Arrowverse está relacionado ou a eventos que aconteceram em Gotham há três anos, ou a um caso no qual ele estava trabalhando. Até agora não parece que houve uma crise específica em Gotham, mas sim que a cidade foi pega de surpresa com o sumiço do herói. Isso torna mais provável que o Batman estivesse investigando um mistério, até um "caso frio" que a polícia de Gotham já tivesse abandonado.

A estréia de Batwoman confirmou que o Morcegão realmente estava trabalhando num caso desses. Quando entra na Batcaverna, Kate descobre que Bruce Wayne tinha recortes de jornal presos numa parede, lembrando-o da morte da irmã de Kate. Segundo Luke Fox, Batman nunca desistiu de achar Beth. Todos pararam de procurar o corpo, mas ele parece ter intuído que havia algo mais sombrio aí.

O episódio 2 de Batwoman revelou por que a própria Kate acreditava que sua irmã estava viva. A polícia interrompeu a busca depois que fragmentos de crânio foram encontrados na fazenda Miller, e testes de DNA confirmaram que eles combinavam com os de Beth. Kate se recusou a acreditar nisso, insistindo em vasculhar a fazenda Miller. A desistência da polícia pode ter sido a dica para o Batman de que algo ainda mais sinistro estava acontecendo.


2) O desaparecimento de Beth foi uma grande conspiração


Está ficando cada vez claro que existe uma conspiração em Batwoman, e que Catherine Hamilton - esposa de Jacob Kane - está no centro disso. Quinze anos atrás, foram os detetives de Catherine que "descobriram" os fragmentos de crânio na fazenda Miller. Nos dias atuais, Catherine ficou perturbada ao saber que Kate suspeitava que Beth havia retornado como a terrorista Alice. Seu pânico só aumentou ao perceber que isso poderia ser comprovado por testes de DNA.

Ela fez de tudo para adquirir a faca antes que os testes pudessem ser realizados, contratando agentes para fingir que trabalhavam para Alice e roubá-la de volta. É provável que Catherine também tenha sido responsável pela bomba que explodiu o carro dos Corvos na ponte de Gotham, já que parece mais uma tentativa de matar Alice do que um resgate mal planejado.

Se realmente existe conspiração por trás do desaparecimento de Beth Kane, isso levanta a chance do Batman ter desaparecido quando se aproximou demais. Não seria difícil imaginar que os detetives de Catherine plantaram fragmentos de crânio falsos. Teria ela feito algo para entrar no Radar do Batman? Teria ele descoberto algo e sido morto, ou capturado por Catherine Hamilton?


3) O Batman não é a única ausência em Batwoman


Embora o desaparecimento do Batman chame a atenção, ele não é o único ausente. Muitos de seus associados também desapareceram. O episódio 2 de Batwoman confirma a existência de um Robin no Arrowverse, e Arrow citou o nome Oráculo algumas vezes. Entretanto, ninguém apareceu até agora. Mesmo os civis ligados ao Batman/Bruce Wayne sumiram. Batwoman dá sinais do Comissário Gordon, ou de Lucius Fox.

O Batman perde a cabeça, é neutralizado, e a conspiração misteriosa acaba com todos conectados a ele. Afinal, após identificar o Batman como Bruce Wayne, não é tão difícil expor toda Bat-família. Afinal, todos os associados a ela são vigilantes em potencial. O único que teria sido poupado é Luke Fox, simplesmente por não ser do tipo que usa traje e sai batendo em bandidos, ou tem grandes conexões.

Felizmente ninguém contava que Kate Kane voltaria para Gotham.