Neste domingo (20) estreia Watchmen, super produção da HBO. Entretanto, uma pergunta ainda está no ar: onde ela se encaixa no restante da franquia? Criada nos anos 80 por Alan Moore e David Gibbons, a HQ de Watchmen trouxe uma visão revolucionária dos heróis, com personagens fora do clichê de "bom e mau". A história, distópica e cheia de subtramas políticas. Foi em 2015 quando a HBO começou a mostrar interesse numa série de Watchmen, e agora ela é real.

Watchmen fora dos quadrinhos


Watchmen é considerada impossível de ser adaptada para live-action. Ainda assim a HQ ganhou filme em 2009 com direção de Zack Snyder. O longa não foi sucesso de bilheteria, dividiu opiniões, mas como também conquistou uma recepção em parte positiva, virou um "filme cult". Agora a HBO tentar repetir a magia com Damon Lindelof (Lost, The Leftovers) como showrunner, depois de ter sondado Snyder para o projeto.

Watchmen na HBO


A medida que a lista do elenco de Watchmen aparecey, com nomes feito Jeremy Irons, a natureza da série foi questionada. Ela se situa dentro da HQ original, ou do filme? Lindelof tentou responder essas dúvidas em maio, mas ainda assim foi muito vago. Segundo ele, Watchmen não é um remake, pois conta uma história que não aparece na DC Comics. Ele declarou que a série também não é uma sequência, mas confirmou que Watchmen se passa décadas após os eventos da graphic novel. 

Os comentários de Lindelof não são o único motivo de confusão sobre o formato da série. Quando Snyder foi abordado para o projeto, a impressão era que a série de Watchmen seguiria nos trilhos do filme de 2009, ao invés dos quadrinhos. Essa ideia foi reforçada pelos trailers e todo marketing, que revelou um tom e visual muito similares ao filme de Synder. Assim, todos passaram a acreditar que a série na verdade seguiria o filme, e não os quadrinhos.

E aí?


Se Watchmen seguir os quadrinhos ao invés do filme, as mudanças de Snyder foram ignoradas pela HBO. Dessa forma, a Terra alternativa da série deve ser atacada por um "alien gigante" tal como na HQ, ao invés de explosões nucleares. Vale registrar: mesmo com toda essa confusão, a série terá os retornos de Ozymandias, Espectral e o Dr. Manhattan. Resta contar as horas para estreia e tirar as primeiras impressões de outra grande investida da HBO.

Watchmen estreia neste domingo (20) às 23h na HBO