SPOILERS do episódio 1x01 de Watchmen

Após uma longa espera, Watchmen estreou na HBO no último domingo (20). E o showrunner Damon Lindelof (Lost, The Leftovers) não poupou os fãs de algumas viradas chocantes na história. O primeiro episódio acompanhou a Detetive Angela Abar (Regina King) num futuro alternativo onde vigilantes são considerados fora da lei, e os policiais mantém suas identidades secretas com uso de máscaras. A série traz um elenco de grandes nomes, e um dos maiores já foi morto logo na estreia.
O contexto do episódio

Pois é. Ao final do primeiro episódio, Angela encontra o chefe de polícia Judd Crawford (Don Johnson) morto por enforcamento. Enquanto a morte pode parecer uma completa surpresa, ela foi fortemente prevista durante o episódio com uma série de dicas.

Watchmen revelou que três anos antes aconteceu a "Noite Branca", quando um grupo de brancos supremacistas -Sétima Cavalaria- matou policiais em suas casas. Se você não sabia por que a polícia usa máscaras, eis a resposta. No início do episódio, um policial é baleado por um membro da Sétima Cavalaria, dando fim aos três anos de paz. Isso leva o Chefe Crawford a invocar o "Artigo Quatro", dando à policia acesso facilitado a armas. Quando Angela questiona a decisão, Crawford diz que "é o funeral dele".

Na realidade, a maior dica que a série nos dá sobre a morte de Crawford está no título do episódio: “It’s Summer and We’re Running Out of Ice”. O título é um dos versos de “Pore Jud Is Daid” (ou "Poor Jud Is Dead"), música do filme Oklahoma!, que é tocada quando os créditos começam a rolar.


Quando a polícia precisa usar máscaras para se proteger... Não está sendo fácil

Uma referência avançada

O episódio não só mostra Crawford participando da primeira produção de Oklahoma!, mas como durante o jantar com Abar, é feita uma revelação. A esposa de Crawford conta que ele chegou a viver Curly numa das produções do musical. Em Oklahoma!, Curly é o heroi que compete com o vilão Jud pelas atenções de Laurey. Durante o jantar Crawford até canta “People Will Say We're in Love”, uma das músicas cantadas por Curly e Laurey no musical.

Em Oklahoma!, “Pore Jud Is Daid” é cantada após Curly sugerir que Jud, que se sente subestimado, se enforque para todos notarem o quanto se preocupam com ele. Entretanto, o personagem não morre até próximo do fim, quando ataca Curly e cai em sua própria faca. Considerando que o personagem de Jonhson se chama Judd, as referências foram realmente bem elaboradas.

Morais questionáveis, tal como previsto

Esse paralelo louco deixa no ar o status moral questionável dos personagens em Watchmen. Por um lado Crawford é mostrado como um amigo e aliado de Angela. Por outro ele aparece usando drogas, indicando que existe mais história do que é mostrado. Mesmo Angela e a esposa de Crawford não parecem muito surpresas, ou incomodadas, com o fato.

Vale registrar: o personagem misterioso de Louis Gossett Jr. aparece próximo ao corpo de Crawford. Nesse momento, é revelado que o personagem de Gossett Jr. é o garoto que escapa da manifestação em Tulsa em 1921, mostrada na sequência de abertura. Enquanto ninguém sabe se o personagem é bom ou mau, o seu possível envolvimento na morte de um chefe de policia que dizia lutar contra a supremacia branca, deixou um monte de perguntas no ar.

Watchmen retorna no próximo domingo (27) com o episódio "Marital Feats of Comanche Horsemanship"

Via CB