A Amazon anunciou nesta segunda-feira (18) que a Amazon Music terá versão gratuita e estará disponível em mais plataformas. A partir de desta segunda, os consumidores dos EUA, Reino Unido e Alemanha não vão precisar de uma assinatura Amazon Prime ou Amazon Music Unlimited para acessar o serviço. Ele também será expandido expandido para dispositivos iPhone, Android e Fire TV, depois de estar disponível grátis apenas no Amazon Echo
Na versão gratuita, a Amazon Music vai consistir numa seleção de playlists e estações. Ela será mais parecida com o Pandora, do a versão paga da Amazon Music - a Amazon Music Unlimited. Esta, por sua vez, compete diretamente com o Spotify Premium e Apple Music. Mesmo o alcance da novidade sendo limitado, o anúncio foi suficiente para fazer as ações do Spotify caírem 4,9%.

Em outubro o Spotify anunciou lucro acima das expectativas no terceiro trimestre. O número de assinantes também subiu - 26 milhões no ano passado para 113 milhões em setembro deste ano. A plataforma tem 248 milhões de usuários ativos por mês, incluindo muitos que não são assinantes. A empresa espera que o número de usuários fique entre 255 e 270 milhões no quarto trimestre.

A mensalidade do Spotify Premium custa R$ 16,90 em plano individual, com a opção de pagamento no boleto. É possível ainda assinar o serviço utilizando cartões pré-pagos, que são vendidos em lojas como Americanas e Submarino. Existe ainda uma promoção de três meses de assinatura grátis.

Os assinantes do Amazon Prime têm acesso a mais de dois milhões de músicas sem propagandas na Amazon Music. Existe a opção de upgrade para o Amazon Music Unlimited, que dá acesso a mais de 50 milhões de músicas. A assinatura sai por R$ 16,90/mês no plano individual, e R$ 26,90/mês no plano família de até seis membros. O plano individual também tem uma promoção de quatro meses de acesso por R$ 1,99.