SPOILERS de A Mad Tea-Party, episódio de Batwoman

Batwoman exibiu no domingo (1) seu midseason finale, e um grande momento marcou o episódio: a morte de Catherine Hamilton (Elizabeth Anweis). Após ser manipulada por Alice (Rachel Skarsten) a confessar seus "pecados" na sua cerimônia de premiação, Catherine e sua filha, Mary (Nicole Kang), são envenenadas. Alice dá apenas uma dose do antídoto, forçando Catherine a sacrificar sua vida para salvar Mary. E esse momento mudará a vida de Mary, e sua relação com Kate Kane (Ruby Rose) daqui para frente.

Após o midseason finale de Batwoman, a relação entre Mary e Kate nunca mais será a mesma

A primeira meta de Batwoman foi basicamente focada em como Kate está dividida entre a família da infância, representada por Beth Kane/Alice, e a família da adolescência/vida adulta. Após o acidente que matou sua mãe e fez sua irmã desaparecer, Kate nunca superou a perda. Seu pai, Jacob Kane (Dougray Scott) se casou com Catherine e teve outra filha, Mary. Apesar de Kate ter uma relação ok o suficiente com as duas, não era a mesma coisa.

Essa dinâmica mostrou muito do que estava acontecendo na primeira metade da temporada, como a revelação de que Catherine falsificou as evidências do sumiço de Beth. Ela realmente acreditava que a garota havia morrido, e fez isso para Jacob superar o fato mais rápido. A intenção pode não ter sido ruim, mas com o tempo tornou-se mais difícil de esconder a mentira.

Assim, quando Kate se recusa a ir à cerimônia, Mary pergunta por que ela não pode perdoar sua mãe, quando deu uma segunda chance à Beth/Alice? Porque Beth é família, Kate diz. Embora ela não diga isso para magoar Mary do jeito que acontece, isso faz com que Kate não esteja presente na festa para ajudar a controlar o caos criado por Alice - que resulta na morte de Catherine.

Nicole Kang falou ao ComicBook.com sobre como a morte de Catherine afetará sua personagem.

Mary se esforça tanto para fazer reservas de jantares veganos, quando Kate não tem tempo. Mas acho que Mary realmente coloca o pé no chão neste momento. A morte da sua mãe muda você para sempre, e essa talvez seja um novo lado dela que não vimos. Ela nunca foi colocada contra parede, isso nunca aconteceu com ela antes.

Batwoman é exibida nos EUA aos domingos. Com midseason finale transmitido, a série retorna na próxima semana para Crise nas Infinitas Terras! Tá chegando a hora do tão aguardado crossover. Depois dele, Ruby Rose & cia retornam em janeiro do ano que vem.