Estreia hoje (5) no streaming “Apoteose Digital”, documentário sobre o submundo dos influenciadores digitais produzido pela Raiz Films e distribuído pela Encripta. O conteúdo fica disponível nas seguintes plataformas digitais: NOW, Looke, Vivo Play, iTunes, Google Play e Microsoft Store.

A obsessão pelo sucesso virtual é o tema do filme, que segue de perto a história de uma estudante de moda, escolhida diante de centenas de garotas com o sonho de serem influenciadoras digitais. Dirigido pelos jornalistas Laís Lima e Rodrigo Alves, o documentário acompanha de perto o fenômeno dos digital influencers.

Além de retratar a fama e a movimentação de mercado ao redor deles, o filme discute o quanto a necessidade de reconhecimento na internet altera a nossa vida real. “Ao observarmos o nosso entorno, achávamos curioso o quanto a necessidade de demonstrar nossas vidas online alterava o que fazíamos off-line. Por exemplo, viagens que são planejadas pelo conteúdo "instagramável" que geram. É a concepção de provar que estamos vivendo e essa necessidade tem remodelado a forma que, de fato, vivemos”, explica Laís Lima.

O ponto principal do enredo é a vida de Cah Conrado, uma jovem viciada em redes sociais. Ela foi seguida pela equipe da produtora, que registrou as suas tentativas em busca de seguidores, curtidas e comentários. “O nosso grande desafio foi encontrar uma garota que buscasse a fama, mas que tivesse a capacidade de ser transparente para as nossas lentes, contando aquilo que poderia, por ventura, esconder dos seguidores dela”, destaca Rodrigo Alves.

Depois de quase um ano de gravação e dezenas de entrevistas realizadas, os diretores acreditam que o documentário pode ser um ponto inicial de discussão sobre os efeitos da vida virtual. Esse é o primeiro filme de peso da Raiz Films, uma produtora independente brasileira, que privilegia produções com impacto social e cultural.