SPOILERS de "Green Arrow and the Canaries", episódio de Arrow

O retorno de Arrow na terça-feira (21) foi bastante especial. Além de ter sido o penúltimo episódio da série, ele serviu como piloto do spinoff Green Arrow and the Canaries. O Cw mostrou como a vida dos personagens ficou após a Crise nas Infinitas Terras, e o sacrifício de Oliver Queen (Stephen Amell) para restaurar o multiverso. Com isso, mudaram as realidades de Raio Negro, Batwoman e Supergirl. Já The Flash volta com episódios os inéditos em 4 de fevereiro. Em Arrow? Vem comigo conferir o que mudou.


A MANSÃO QUEEN

Por ter se passado no futuro (2040), a maioria das diferenças podem ser atribuídas à passagem do tempo. A Star City 2040 de agora se parece muito com a exibida em outras temporadas, em termos de tecnologia e avanço. Entretanto, existem diferenças. A maior delas? A mansão Queen está intacta. Fãs de longa data vão lembrar, que a casa da família Queen foi destruída entre a 2ª e 3ª temporadas, num evento fora das telas, mas registrado nos quadrinhos. 

Na HQ tie-in, um membro da Igreja do Sangue vai atrás de Oliver, e queima a mansão no processo. Tudo indica que nenhum desses eventos aconteceu na Terra-Prime, e a mansão está de pé. Com isso, Mia (Katherine McNamara) ganhou uma bela nova casa para crescer.

MIA E WILLIAM

Outra mudança importante é que Mia e seu irmão, William (Ben Lewis), cresceram juntos. Além de mostrar uma foto dos dois juntos quando mais novos, Mia fala sobre a infância com o irmão em seu discurso de graduação. William também revela que a Smoak Technologies existe, ao oferecer um emprego a Mia. 


MAIS FAMÍLIAS DIFERENTES

A família Queen mudou, mas não foi a única. O futuro revelou que Helena Bertinelli, a Caçadora (sim, das Aves de Rapina), adotou uma filha, Bianca. Ao que parece, os Bertinelli não são mais uma família do crime na nova realidade, embora Helena tenha desaparecido em algum momento do passado.

DINAH DRAKE

Uma das maiores surpresas pós-Crise em Arrow, é o destino de Dinah Drake (Juliana Harkavy). Ao acordar no futuro após o funeral de Oliver em 2020, ela descobriu que "Dinah Drake" não existia na nova realidade. É um eco curioso em relação a algo nas HQs da Crise, onde nem todos da nova Terra tiveram um lugar.

HISTÓRIAS DIFERENTES

As histórias de alguns personagens da linha do tempo anterior de 2040 também mudaram. Rene tem sido prefeito há três mandatos. Zoe está viva. Connor existe e parece fazer parte da família Diggle, embora agora ele é o irmão problemático. JJ não é Deathstroke, embora alguém tente mudar isso quando, no final do episódio, uma figura encapuzada restaura as memórias de JJ da linha do tempo anterior.

Arrow volta na próxima terça-feira (28) para o último episódio da série, "Fadeout"