A terça-feira (14) foi histórica para os fãs do Arrowverse: a Crise nas Infinitas Terras voltou, e nos presenteou com muita ação, emoção, referências e easter eggs. Tivemos o grand finale da luta contra o Anti-Monitor, o que mudou para sempre o multiverso, mas não sem passar por locais familiares, ter uma presença mega ilustre, e mesmo referências do Arrowverse a ele mesmo.

Crise nas Infinitas Terras não terá exibição completa no Brasil

Então, vamos de lista! Essa é a penúltima parte do especial, que está imperdível. Chegou agora e não viu o começo de tudo? Confira a primeira e segunda partes das referências do Crossover da Crise™.


1) MALTUS


A Parte 4 do crossover começou contando uma espécie de origem do Monitor (LaMonica Garrett). Ele e sua esposa vinham fazendo experiências de viagem no tempo no planeta Maltus, o que por acidente levou ao universo de anti-matéria, encarando pela primeira vez o Anti-Monitor.

Nos quadrinhos, Maltus é estabelecido como a antiga grande civilização da humanidade, cujo auge chega ao fim graças ao vilão Krona. Com isso, a população se divide entre Guardiões do Universo, Zamarons e Controladores. Agora, Maltus é um planeta pobre e super populado por humanoides. O planeta também foi, por um breve período, transformado em sede da Legião dos Super-Heróis.

2) LOCAIS FAMILIARES


O Espectro ajudou Barry Allen/Flash (Grant Gustin) a alcançar a Força de Aceleração novamente, e o primeiro lugar onde Barry parou foi bem familiar. Ele voltou à Queen Consolidated, empresa da família Queen onde ele e Oliver se viram pela primeira vez, na 2ª temporada de Arrow. Tal como o Espectro explicou, a única coisa que manteria Barry e os outros Paragons na Força de Aceleração, seriam as memórias familiares ou emocionais.

Com isso, Kate Kane/Batwoman (Ruby Rose) foi enviada para 3ª temporada, na reunião entre Oliver e Ray. Isso fez Kate entender que ela precisava confiar mais nos outros heróis. J'onn J'onnz/Caçador de Marte (David Harewood) parou na conversa de Kara e Barry durante o crossover Invasão!, e...

3) EZRA MILLER


... Barry foi enviado para os Laboratórios STAR, onde encontrou o Flash de Batman vs Superman. Sim! Ezra Miller em pessoa. Após os dois terem um momento engraçado sobre o quão confusa a situação era, e sobre quem seria o verdadeiro Flash, eles elogiaram os trajes um do outro.

O Barry da Terra-1 então deu a ideia involuntária do nome "Flash" ao Barry do DCEU, e descreveu o conceito de "Crise" para ele. O Barry do DCEU começou a desaparecer, mas não sem comentar antes que ele "disse ao Victor que isso era possível". Uma bela referência à sua amizade com Victor Stone/Ciborgue (Ray Fisher).

4) A MORTE DE SARA


Enquanto isso, Sara Lance/Canário Branco (Caity Lotz) foi enviada para sua morte, no começo da 3ª temporada de Arrow. Laurel Lance (Katie Cassidy) e John Diggle (David Ramsey) lamentavam sua morte, enquanto Diggle encorajava Laurel a seguir com o legado da irmã como Canário Negro. Barry surge bem na hora, correndo pelo bunker do Team Arrow.

Barry explica que a situação era estranha, e argumenta que precisa tirar Sara da sua memória na Força de Aceleração, levando-a para um lugar seguro. Barry então traz Sara de volta à vida, e eles deixam Laurel e Diggle no bunker.

5) "YOU HAVE FAILED THIS UNIVERSE"


Próximo ao fim da Parte 4, Oliver e os Paragons se uniram para enfrentar o Anti-Monitor. Isso levou a uma grande luta entre Oliver/Espectro, e o Anti-Monitor. Quando Oliver se prepara para dar o golpe final, ele solta um "You have failed this universe". Foi uma variação bem pensada de "You have failed this city", famosa citação dita pelo Arqueiro várias vezes em Arrow.

6) RENASCIMENTO


Próximo do fim da Parte 4, Oliver (prestes a morrer), fala para Barry e Sara o que iria acontecer em seguida, e como isso levaria ao "Renascimento" de um novo universo. Interessante, considerando que em 2016 a DC Comics teve um evento de mesmo nome.

7) BRUXA DO TEMPO


No início da Parte 5 do crossover, Kara acorda e percebe que a sua Terra foi restaurada - embora com algumas diferenças. Ficou claro que era uma nova Terra quando uma vilã apareceu no pier, e ela era Joslyn Jackam/Bruxa do Tempo (Reina Hardesty).

Introduzida na 5ª temporada de The Flash, Joslyn é filha do primeiro vilão da série - o Mago do Tempo, e usa um cajado mágico para criar anomalias climáticas. Ela fez parte - por pouco tempo - da nova Galeria de Vilões na mesma temporada.

8) TERRA-PRIME


Quando Barry aparece para ajudar Kara contra a Bruxa do Tempo, ela percebe que neste universo os dois heróis são parte da mesma Terra desde... Sempre. Mais tarde no episódio, um título bem útil aparece na tela e revela que essa Terra era a Terra Primordial, ou Terra-Prime.

Nos quadrinhos, a Terra-Prime se tornou um atalho para o universo principal na continuidade da DC, o que explica sua aplicação aqui - mesmo depois de anos com os fãs do Arrowverse chamando-a de "Terra-1".

9) MARV WOLFMAN


Logo após a luta com a Bruxa do Tempo, Barry e Kara são abordados por um senhor idoso chamado Marv, que pediu um autógrafo numa foto dos dois. Ele ainda ajudou Kara a entender que além dela e do Flash sempre terem estado na mesma Terra, os dois se uniram bastante no combate ao crime.

E o homem era nada menos que Marv Wolfman, co-criador da Crise nas Infinitas Terras original. Ele também teve um papel nos bastidores da adaptação do evento para TV, escrevendo o roteiro da Parte 4 com Marc Guggenheim.

10) BEEBO


Logo após Kara se encontrar com os heróis restantes do Arrowverse, surge uma ameaça imediata: um Beebo gigante desfilando pelas ruas.

Os heróis tentaram - e falharam - ao encurralar Beebo ou descobrir de onde ele veio. A resposta veio, e ela foi inusiada: Sargon, o Feiticeiro, estava conjurando uma visão de Beebo para distrair os heróis. Enquanto isso, ele tentava roubar um banco. Sara Lance e Barry confrontam Sargon, e Sara anuncia que Beebo está "fora dos limites".

Chegou agora e não entendeu nada? Beebo apareceu na 3ª temporada de Legends of Tomorrow, e era um bicho de pelúcia do tipo "Faça Cócegas em Mim, Elmo". Beebo foi adotado como um deus pelos vikings no mundo antigo. Após uma série de eventos ridículos, Beebo retornou de maneira inesperada no final da 3ª temporada de Legends, quando as Lendas se transformaram numa versão gigante dele para combater o demônio Mallus.

11) SARGON


O fiasco com Beebo nos apresentou a versão Arrowverse de Sargon, o Feiticeiro. Nos quadrinhos, ele é um mágico e vigilante, que usa o Rubi da Vida para ter poder ilimitado. Suas adaptações variaram de um feiticeiro sinistro a um mágico de palco brega - e essa foi, definitivamente, a versão da Crise.

12) MICROVERSO


Enquanto a equipe tentava descobrir uma forma de derrotar o Anti-Monitor, Ray e Ryan Choi (Osric Chau) sugeriram reduzi-lo a um nível subatômico, semelhante ao que aconteceu com Ray quando ele se transformou em Átomo. Ryan então chamou o nível de "microverso" - que é o mesmo nome do domínio nos quadrinhos.

Via CB