Depois de alguns anos fora do radar, o Katatonia está de volta. A banda anunciou nesta quinta-feira (30) seu novo álbum, "City Burials", que chega no dia 24 de abril via Peaceville Records. Os suecos não lançam material inédito desde o EP Proscenium (2017), com o álbum mais recente sendo The Fall of Hearts (2016). De quebra, foi divulgado "Lacquer", primeiro single de "City Burials".

Confira:


Falando sobre o álbum à Blabbermouth, o guitarrista Anders Nyström deu uma dica (de forma bem rebuscada, vale registrar) do que os fãs podem esperar em questão de temática.

Em dias e noites de preto e prata, o rei sem saída voltará. De pedaços de espelhos quebrados, haverá uma coroa colocada sobre sua cabeça. Nos reflexos do vidro quebrado, não apenas as estações mudarão, mas também a mudança disfarçada pelo lapso de tempo. Sua mente terá que suportar o peso de tudo o que foi deixado para trás e foi esquecido. Celebrar os abandonados e lamentar os destruídos. Os enterros da cidade.

Há alguns anos o Katatonia aposta numa sonoridade diferente da que tornou a banda conhecida, indo pelo caminho do rock progressivo profundo e enigmático, deixando de lado a pegada heavy metal. A empreitada rendeu, além de The "Fall of Hearths", os álbuns "Dead End Kings" (2012)  e "Dethroned & Uncrowned" (2013). Agora, com "City Burials", o grupo promete o oposto: um retorno às raízes pesadas, com momentos clássicos.

"City Burials" será lançado em CD físico e digital, mediabook deluxe com faixas bônus, vinis preto e branco, e colorido - também com faixas extras. Quem adquirir a versão digital na pré-venda receberá "Lacquer" como download instantâneo.

Veja, a seguir, a tracklist de "City Burials" e capa do álbum, com foto de Ester Segarra:

01. Heart Set To Divide
02. Behind The Blood
03. Lacquer
04. Rein
05. The Winter Of Our Passing
06. Vanishers
07. City Glaciers
08. Flicker
09. Lachesis
10. Neon Epitaph
11. Untrodden