O Pearl Jam revelou na segunda-feira (20) a tracklist do 11° álbum de estúdio, Gigaton. Aguardado pelos fãs, o novo play é o primeiro desde 2013, quando a banda lançou Lightning Bolt. E o primeiro single vem logo! "Dance of the Clairvoyants" será lançada nesta quarta-feira (22). Vale registrar que o álbum não inclui a música mais recente da banda, "Can't Deny Me", lançada em 2018.
Gigaton foi anunciado em meados de janeiros, após uma "caça ao tesouro online" ter revelado o título e capa do álbum, cuja imagem foi registrada pelo fotógrafo Paul Nicklen. Em "Ice Waterfall", a água derretida emerge da calota de gelo de Nordaustlandet, criando um belo visual. 

O novo álbum do Pearl Jam marca a primeira co-produção feita com Josh Evans, que anteriormente trabalhou com Soundgarden, Chris Cornell e os membros do Pearl Jam Mike McCready e Jeff Ament. Brendan O’Brien, que produziu álbuns de bandas como Incubus, Audioslave e AC/DC, foi o produtor da maioria dos álbuns do Pearl Jam incluindo Lightning Bolt e Backspacer (2009).

"Fazer este álbum foi uma longa jornada", disse McCready em declaração ao anunciar o novo álbum. “Às vezes foi emocionalmente sombrio e confuso, mas também um roteiro emocionante e experimental para redenção musical. Colaborar com meus colegas de banda no Gigaton finalmente me proporcionou maior amor, consciência e conhecimento da necessidade de conexão humana nesses tempos.”

O Pearl Jam irá promover Gigaton com uma turnê de 16 datas na América do Norte, que começa em 18 de março em Toronto, no Canadá, e termina em 19 de abril em Oakland, Califórnia. Depois, a banda segue para Europa, onde a turnê começará em 23 junho em Frankfurt, Alemanha. Confira a tracklist e a capa de Gigaton:


1. “Who Ever Said”
2. “Superblood Wolfmoon”
3. “Dance of the Clairvoyants”
4. “Quick Escape”
5. “Alright”
6. “Seven O’Clock”
7. “Never Destination”
8. “Take The Long Way”
9. “Buckle Up”
10. “Come Then Goes”
11. “Retrograde”
12. “River Cross”