Ok, vamos tentar de novo. Feliz ano novo! Começar a primeira semana do ano doente não era bem o que eu tinha em mente, mas agora com parte razoável e bem-vinda da saúde de volta, podemos ir em frente com o especial de janeiro. É motivacional que você quer? Porque vamos ter. Começamos o mês com Bota pra Ferver da Ivete, pra dar aquela esquentada boa. Hoje vamos esfriar a cuca com o heavy metal do Kiuas e a maravilhosa Conqueror.

Eu conheci o Kiuas quando pesquisei por metal finlandês que não fosse Nightwish e Stratovarius. A banda já não está mais na ativa, mas deixou quatro álbuns de estúdio. Dois deles eu recomendo: The New Dark Age (2008) e Lustdriven (2010). Também não é uma sonoridade muito inédita, mas era bem legal como eles combinavam o power melódico com um certo Q de modernidade. Vale a pena dar uma espiadinha.

Conqueror, faixa do The New Dark Age, sempre me lembra quando eu mais preciso: se concentra na tarefa em mãos. Por favor. Eu adoro esse trecho, pois mesmo esse Play foi difícil de escrever, após dias enferrujada por ter ficado de cama. Sendo alguém que convive com a ansiedade pesada há anos, é fácil deixar milhões de ideias e estímulos diferentes tirarem o seu foco, a sua motivação. Daí fica o ódio de si mesmo, a vontade de sumir e o pensamento constante:

Por que eu não consigo fazer nada direito?

Aí é um caminho sem fim. Você começa questionar suas escolhas, suas metas, planos, e pensa que tomou todas as decisões erradas que eram possíveis. E novamente Conqueror vem dar o recado: não é bem assim o que eles dizem, ignora. É claro, um bom conselho existe, mas nem todo mundo dá. E não tem problema mudar o que você escolheu ou planejou! São coisas que acontecem. Pior é quando você insiste numa coisa que não é saudável, e tenta fingir que está tudo bem, quando não está.

É engraçado como Conqueror, uma música porradeira do jeito que é, me faz lembrar da coisa mais delicada e básica da vida: respirar. Por padrão a gente sempre respira, mas será que... Respira? Tem vezes que você se liga e percebe que não. Então é exatamente isso que eu desejo para essa semana e em todo 2020: respire, se concentre. Tenha fé.

Se o comentário é honesto, ouça. Mas tenha honestidade com você também. Não fique de auto-sabotagem achando que todo mundo está certo, e você é quem está fazendo besteira. Isso também não é saudável.



Letra

Divine unscarred and electrified
Such words of power echo through your mind - through your mind
Never stop and never break
There's always time rest in your grave - in your grave

No time to play around
Move fast or world will brings you down
Throughout your trials you'll sweat and bleed
But certainly that's how life's meant to be

Conqueror - your finest hour's still yet to come
Your lucky star is still rising
Seeker - patience paves the winding road ahead
Somewhere your future is smiling - smiling

Pay no heed to the mindless herd
Their babble is both worthless and absurd - it is absurd
Never will they understand
Your actions, reasons or your master plan - your master plan

Set your mind on the task at hand
Fuel your wrath with the misery you've had
Throughout your trials you'll sweat and bleed
But certainly that's how life's meant to be