O sucesso da primeira turma de pós-graduação em Rock do País, oferecida pela Faculdade Santa Marcelina, no idioma português, permitiu que a instituição abrisse nova turma, programada para iniciar as aulas em março de 2020.

Com o intuito de aplicar de maneira aprofundado a pesquisa acadêmica desenvolvida em universidades internacionais especificamente para o gênero, proporcionando maior imersão aos alunos, a pós-graduação é destinada ao bacharel em instrumento ou composição, graduados em outras áreas, mas que trabalham de maneira profissional ou amadora com música.

Também é indicada aos graduados em outras áreas e que, mesmo que não trabalhem cotidianamente com música, possuam algum conhecimento musical e busquem esta especialização no gênero sob o ponto de vista das ciências humanas.

Os interessados em intensificar os conhecimentos sobre o rock, podem agendar entrevista com o professor Ciro Visconti, coordenador do curso, pelo e-mail: pg.rock@santamarcelina.edu.br.

Saiba mais em: www.santamarcelina.org.br.

Sobre a Pós-graduação em Rock

O Rock é um dos gêneros mais conhecidos da música popular, porém sua pesquisa acadêmica é relativamente recente. O curso inédito no Brasil aborda e divulga, pela primeira vez no País e em português, a aprofundada pesquisa acadêmica já desenvolvida internacionalmente sobre o gênero. 

Além disso visa ampliar este estudo ao aplicar suas ferramentas ao Rock produzido nacionalmente e na América Latina, destacando suas semelhanças e diferenças em relação ao que é produzido na Inglaterra e nos EUA. As disciplinas habilitam o aluno para se desenvolver profissionalmente, tanto como intérprete quanto compositor, além de expandir o conhecimento com contextualizações históricas, estudos teóricos sobre o gênero e ferramentas para a produção artística.

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. 

Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu).

Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Tecnologia em Radiologia.

Via XCOM