Olá, tudo bem? Hoje o amor está no ar para romantizar o Waka Talk, mesmo que ele esteja em falta aqui e isso tá com "Selo Entei" por enquanto. Vamos tocar num ponto "polêmico" e que pode ser que muitos ainda se perguntem o porque o mundo comemora a data em Fevereiro e o Brasil em Junho? Vamos conversar sobre o Dia de São Valetim, ou, Valetine's Day na gringa.



Confesso que primeiramente me veio a ideia de ressuscitar a versão triste e falar de causos, colocar músicas de coração partido... Se bem que isso ainda pode acontecer, mas então, comentar sobre as diferença das datas é algo legal, curioso, informativo e faz um bom tempo que quero fazer o "fio" sobre o tema.

As minas pira(vam)

Como surgiu o Dia de São Valentim?

A história do Dia de São Valentim começa lá na época do Século 3 onde temos ele, o protagonista desse slice of life: Padre Valentim. Ele vivia em Roma e por defender o casamento, acabou sendo condenado a morte por sua convicção bater de frente com o imperador Claudio 2.

Claudio baniu os casamentos na época pois acreditava que o casamento enfraquecia seus soldados (de certa forma, errado ele não tava, visionário... #pas) e que o solteiro ficava mais disposto, concentrado por não ter distrações e obrigações com a família.

Valentim defendia que o casamento fazia parte dos planos de Deus para o homem e assim ele passou por cima da lei e passou a realizar cerimonias de casamentos as escondidas, Cabra Macho™. Mas a vida já era uma caixinha de surpresa mesmo antes da "Era de Joseph Climber™" e o esquema foi descoberto.

Pelo seu crime de fazer homens felizes terem sua felicidade podada, digo, por realizar casamentos as escondidas, Valentim foi sentenciado a prisão e morte no ano de 270. Mesmo preso Valentim era danado e teve um belo #insight para continuar seu ramo do amor.

F

Sabendo que seus dias estavam mais contados que os depois de empreendedores emocionados na famosa rede social engravatada, Valentim se apaixonou pela filha do carcereiro (#ousado) e no dia da sua morte, enviou um cartão contando seu amor por ela.

Nascia ali o que viria a se tornar a tradição dos cartões para a pessoa amada ou desejada.

Com isso quando chegamos no Século 5 quando no dia 14 de Fevereiro de 496 foi declarado como São Valentim, surgiu o Dia do Amor, Dia dos Namorados e propagou-se pela Europa, Estados Unidos e com o tempo o mundo... menos o Brasil pois não tinha estrutura para receber um evento desse porte...

Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil? Dória responde

Ah muleeeeeke

Me lembro que em uma das minhas aulas de marketing durante a época do Técnico em Administração o professor comentou "o dia dos namorados foi criado, o pai do Dória é o responsável" e completou com o motivo "e ficou para Junho por não ter um feriado pra aquecer o comércio".

Em 1948 a loja Exposição Clipper pediu ao presidente da Standart Propaganda, João Dória (pai de João Dória Jr governador do Estado de São Paulo na época desse post), ajuda para vender mais em Junho, data que as vendas caiam muito. Afinal não existia uma data comercial para o mês.

Nisso notamos como os feriados no Brasil se pegam mais pelo lado comercial do que pelo real motivo da sua celebração para alguns casos.

Tem gente que pensa que a música é romântica k k k

Dória, danado que é (isso explicaria aquele vídeo famosos do filho?) viu a oportunidade e teve seu #insight matador para mudar o #mindset da população e comprar, literalmente, a data. A escolha do dia 12 de Junho não foi ao acaso dentro do mês, afinal, dia 13 é Dia de Santo Antônio, o santos favorito da sua prima/irmã que tá encalhada.

Coitadas das imagens que conheceram o copo com água por fúria do milagre não realizado

Com o dia seguinte sendo o dia do Santo Casamenteiro, dia 12 foi certeiro e a propaganda foi forte para fazer o Pyong Lee na galera. "Não é só de beijo que se prova o amor" era a primeira propaganda com o slogan "Não se esqueça que amor se paga com amor".



Stonks, a data foi sucesso em São Paulo com direito a vencer como melhor propaganda pela Associação Paulista de Propaganda e no ano seguinte dominou o país com outros estados aderindo à data para aquecer suas vendas.

O Brasil não é para amadores!

Essa é a linda história do Valentine's Day, e da data comercial brasileira. Se você ainda não sabia o motivo disso acontecer aqui, agora está por dentro e não estranhará como fevereiro tá virando uma máquina pro comercial pois, além do carnaval, o Valentine's Day vem sendo incorporado #focos.

Até semana que vem pois sextou!

Material de apoio BBC