A segunda-feira (23) ficou mais aventureira com o lançamento de Half-Life: Alyx, primeiro jogo em realidade virtual de Half-Life. Embora não seja o primeiro do gênero, e que obviamente não inventou os elementos chave da jogatina em VR, é um exemplo refinado. Afinal, não é acaso: a Valve vem na frente da tecnologia VR desde 2016, com HTC Vive e The Lab. Em entrevista a Gamespot, o level designer Dario Casali falou sobre Half-Life: Alyx e alguns jogos que inspiraram a forma da equipe encarar o desenvolvimento em VR.
"Eu me empolguei antes de começar [Half-Life: Alyx]", disse Casali. "Eu fui um grande fã de Budget Cuts e voei pela Terra várias vezes no Google Earth".

Budget Cuts é uma série de jogos em VR produzida pela Neat Corporation, cujo primeiro título saiu em 2018. Casali citou a interação que os jogadores podem ter com os robôs antagonistas do jogo, e a sensação de "presença" que o VR traz, como inspirações.

Budget Cuts, da Neat Corporation

"Quero dizer, em uma tela plana, os robôs não são intimidadores", explicou Casali, "Mas na vida real, quando um deles aparece, é como - whoa! Acho que isso foi realmente influenciador".

Half-Life é conhecido por ter inimigos icônicos, que em Alyx tornaram-se uma estressante ameaça dos soldados da raça alienígena Combine, em VR. Segundo Casali, o sentimento de presença que o formato VR proporciona, foi uma das primeiras coisas que animou ele e a equipe para trabalhar em Half-Life: Alyx.

"A sensação de estar lá [no jogo], e ter o corpo inteiro envolvido nesse mundo... Isso me deixou mais empolgado em trabalhar nesse jogo de Half-Life do que nos anteriores", disse Casali.

Outra influência de Half-Life: Alyx foi Job Simulator, lançado pela Owlchemy Labs em 2016. Casali apontou a mundanidade cômica de interagir com seu mundo.

O humor mundano de Job Simulator é um dos destaques do game VR


"Por que é interessante atender um telefone e ligar um microondas?" disse ele. "Oh, é interessante porque é tudo simulado, e estamos todos neste mundo holográfico".

A comédia física é uma das marcas registradas no humor da Valve, principalmente em Portal - no qual o The Lab - primeira investida da Valve na realidade virtual - foi centrada. Não muito diferente do Job Simulator, os jogadores de Alyx se encontrarão interagindo com o mundo de várias maneiras mundanas, mas a introdução da VR nessa mistura traz uma "intimidade recém-descoberta" para cada tarefa.

Half-Life Alyx já está disponível para Windows (SteamVR).