Hoje é dia de pedir música pois é a terceira semana seguida falando do danado do coronga vairus, já que o nome oficial estranhamente o gugol resolveu censurar conteúdos. Se for como uma medida preventiva para diminuir as notícias falsas ao mesmo tempo que é bom, é também um tiro no pé no sistema que eles criaram para combater as mesmas... Mas vamos ao tema principal de hoje a quarentena e como foi a semana de intensos circuit breakers na B3 pois me impactaram.



A semana pré quarentena

As vezes é como se nada tivesse mudado

A semana do dia 9 à 13 de março foi a semana doida e de transição. Doida pois praticamente todas as bolsas no mundo sofreram quedas absurdas e aqui vimos a Bolsa de Valores Brasileira, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) acionou em alguns dias, e acabou sendo algo mais normal depois (infelizmente), o tal do Circuit Breaker. Mas o que é isso?

Como o nome sugere é uma parada no circuito, imaginando um circuito elétrico convencional é como se o circuit breaker fosse o momento que o disjuntor desarma na casa e ficamos sem energia, e por consequência, as coisas param de funcionar. Imaginando essa situação como quando você precisa desligar a energia para realizar algo e depois reativar.

Quando a Bovespa sofre umas quedas muito altas, dependendo da porcentagem da queda é acionado um tipo de proteção. Se essa queda bater 10% o circuit breaker é acionado e temos meia hora de pausa nas negociações pelo menos. Ao voltar as negociações caso a queda continue, o circuit breaker pode ser acionado de novo como vimos nessas semanas.

Qual foi minha reação com isso? Olhando para o nível do país é tenso demais e meme político não faz ela subir, por outro lado como Pessoa Física que investe nela meu troco do lanche da faculdade, eu apenas vi oportunidades surgindo ao mesmo tempo que vi amigos perderem dinheiro.

Uns choram, outros vendem lenços. Mas todos choramos mesmo pra longo prazo nesses dias

Eu aumentei algumas cotas que tenho pois são empresas que crescem muito e são sólidas e uma outra começou o ano com grande investimento. Eu não estou te dizendo compre essa ou aquela, mas eu te digo quais foram os ativos para que você pesquise caso surja o interesse:


  • Itaúsa (ITSA3 ou ITSA4 tanto faz, pois o Brasil pode ir mal ou pode ir bem e  Itaú sempre tem lucro recorde nos últimos anos); 
  • Ambev (ABEV3, afinal brasileiro bebe pra esquecer a tristeza, bebe mais ainda quando quer comemorar, imagine quando o mundo normalizar a alegria do dono do bar, do dono da ambev e a minha :D);
  • Um fundo imobiliário do qual o crescimento dele e valor acessível me agradaram nos últimos seis meses que é o Max Renda (MXRF11).


Mas por que eu comprei? O primeiro ponto é muito óbvio: a queda de valor. Se você vai entrar nesse ramo veja o valor médio de uma ação e quando ela estiver na baixa, e caso pense de vender futuramente, espere ela ter alta. Mas meu caso é um projeto de longo prazo para o eu de 40 anos ter um reforço de renda quando a idade chegar.

Eu posso trocar esses e outros ativos que tenho? Se eles desandarem, outros assumirão seus postos e estes vendidos. Até lá e caso isso aconteça, terei recebido alguns dividendos para aumentar a renda passiva. Caso tenham interesse no tema deixe nos comentários e faço algo como introdução a investimentos de forma simples.

A vida na quarentena


Grandes chances que você esteja assim agora
Quando as notícias do Coronga foram intensificando e a turnê mundial dele cada vez mais estava chegando naquele momento que a banda não tem mais como ganhar dinheiro na Europa e Estados Unidos e já havia feito tudo e mais um pouco na Ásia, eles lembram da gente no LATAM.

Meu receio sempre foi: não temos estrutura para lidar com o que está por vim e tampouco edução e disciplina para coisas simples que são exigidas para se cuidar nesse momento. Honestamente? Estou vendo ser pior que isso, especialmente, ao ver a alienação de pessoas próximas e de algumas que eu acreditava que os neurônios, ao uns três, funcionavam bem e fazendo o simples exercício de ligar os pontos sem histeria e notícias falsas.

Levando em conta que as aulas estão suspensas, os lugares fechado, a maior mudança pra mim vem sendo não ter a sinuca de sexta e a rotina da academia. Honestamente a sinuca faz mais falta pois estive há duas semanas atrás com uma forte gripe que me afastou dos treinos e resolvi não voltar até melhor, especialmente do congestionamento nasal. Ar condicionado desses lugares vem mais pesado que anilha de 100kg.

De resto, talvez parece até triste, está tudo igual. Ficar em casa escrevendo pro site (apesar da ligeira queda com tudo paralisado como previmos aqui e tem lista, listão e aqui também) como a semana pede, levar a cachorra no banheiro pelo quarteirão mesmo para andar pouco.


Esse período um pouco mais leve tá ajudando para voltar a ver animes já que infelizmente as aulas de japonês também acabariam sendo afetadas cedo ou tarde. Hoje (19) o prefeito decretou que basicamente tudo ficasse fechado, menos os serviços que precisamos como supermercados e segurança por exemplos.

Aproveitando o momento estamos colocando sugestões para vocês consumirem nesse período que estão mais tempo em casa, siga a gente no Instagram pra conferir as dicas diárias. Além disso a noite está rolando lives de Fortnite (e outros jogos futuramente) no nosso canal da Twitch, segue a gente lá pra fortalecer e eu conseguir o microfone novo pra lives s2.



Até a próxima, fiquem em casa e quarentena não é férias.